Grécia Antiga é aposta na decoração contemporânea

4 minutos de leitura

“A graça da Grécia” é tendência para 2022, conforme levantamento feito pelo Pinterest Predicts.

A Grécia Antiga será resgatada pela geração Z no que diz respeito às ideias de decoração, beleza e moda em 2022. A tendência contemporânea é fazer uma releitura do passado e apostar em decorações com colunas coríntias, por exemplo, e referências a deusas como Afrodite. Conforme levantamento feito pelo pelo Pinterest Predicts, “a graça da Grécia” é uma macrotendência para este ano. 

Anualmente, a plataforma de inspiração publica um relatório com os temas mais pesquisados. A rede social destaca as tendências com base nas buscas de mais de 400 milhões de usuários mensais. 

Uma das trends registrou números expressivos de buscas relacionadas a temas que unem Grécia, antiguidade e estética visual. Segundo a plataforma, as pesquisas por termos como “Joias da grécia antiga”, “papel de parede Afrodite aesthetic”, “Grécia antiga aesthetic”, “estátua grega, e “coluna coríntia” tiveram, juntos, um crescimento de pouco mais de 400%.

Detalhes imersivos

Quem se interessa e procura por design de interiores sofisticados pode encontrar em criadores de conteúdo forma para se inspirar. Dicas de decoração atemporal pensadas a partir da Grécia Antiga podem ser encontradas em diferentes perfis no Pinterest. Com o tema sendo macrotendência para este ano, a expectativa é de que ainda mais conteúdos sejam produzidos e mais inspirações sejam lançadas.

Conforme a plataforma, “a graça da Grécia” revive o período greco-romano, trazendo-o para a estética atual. A decoração de um ambiente, nesse sentido, pode ser pensada a partir de influências mitológicas, política, filosofia e arte, para citar apenas alguns exemplos do legado desse período.

Quem deseja imprimir em sua decoração uma personalidade sofisticada, por exemplo, encontra na arte grega uma fonte de inspiração. Isso porque, ao longo dos anos, ela se destacou na história da humanidade por ser rica em pinturas e esculturas repletas de elegância, mistério e detalhes.

Para conseguir um ambiente imersivo e sentir como se estivesse, de fato, de volta à Grécia Antiga, é possível apostar em estátuas de estilo romano e papéis de parede com cores que remetem às estações de Atenas. Além disso, quadros decorativos com referências de força e de criatividade, características do período histórico em questão, são boas pedidas.

As imagens dos painéis costumam representar cenas cotidianas, batalhas, religião e mitologia. Esse tipo de peça serve para decorar salas, quartos, escritórios e corredores. Os vasos também são opções de objetos decorativos com pinturas gregas. Os mais tradicionais costumam ter a cor preta com detalhes em dourado, por exemplo.

Grécia antiga decoração
Foto: Jimmy teoh/Pexels

Tendência também é aposta para negócios

O estudo feito pela ferramenta de busca visual também reúne dicas para que os usuários interessados na tendência a coloquem em prática. Quem tem uma marca de utensílios, por exemplo, pode mostrar para as pessoas como elas conseguem dar um ar vintage aos cômodos da casa. Algumas ideias incluem banheiros com desenhos de Afrodites ou que combinem as cores azul, branco e dourado. 

Já para aqueles que têm uma marca de moda, a dica é apostar nos destaques de colares, brincos, anéis e outros acessórios com inspiração e referências à estética grega. É possível gravar vídeos e fazer anúncios sobre as possibilidades de combinação e quais as ocasiões mais propícias a esses looks. 

As marcas de eventos especiais também podem se beneficiar com a tendência em 2022. A dica da plataforma é para que esses negócios promovam eventos com ideias criativas e dinâmicas, como sugerir ao público que faça um casamento na Grécia, por exemplo. Ou, caso não seja possível para os clientes irem até lá, os empreendedores podem ajudar as pessoas a recriar o cenário grego no quintal de casa.

Web Stories Recentes

Avalie este artigo

Avalie post
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aprenda a fazer uma pequena estufa para sua horta – 10 ideias e fotos Suculenta Rabo de Burro – saiba como cultivar em vasos Aprenda a cultivar funcho e veja 7 benefícios e formas de consumo Conheça a planta Chanana – medicinal, comestível e de fácil cultivo Planta Chuva de Prata – Aprenda como cultivar e 5 dicas essenciais
Aprenda a fazer uma pequena estufa para sua horta – 10 ideias e fotos Suculenta Rabo de Burro – saiba como cultivar em vasos Aprenda a cultivar funcho e veja 7 benefícios e formas de consumo Conheça a planta Chanana – medicinal, comestível e de fácil cultivo Planta Chuva de Prata – Aprenda como cultivar e 5 dicas essenciais