Conheça a praticidade do guarda-roupas com porta de correr6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você conhece todas as vantagens que os guarda-roupas com porta de correr podem oferecer ao seu lar? Venha expandir seus conhecimentos sobre decoração com esse post.

Os guarda-roupas com portas cuja abertura é de correr são opções de armazenamento que se adequam a numerosos tipos de quartos. Mas, esses móveis são comumente recomendados para lares com cômodos compactos.

Tal recomendação deriva do fato desse tipo de mobília ter suas vantagens melhor aproveitadas quando utilizado em um quartos reduzidos.

Quer saber quais são essas vantagens e por que os guarda-roupas com porta de correr são os melhores candidatos para quartos pequenos? Acompanhe nosso post e conheça mais sobre os aspectos práticos e relativos à economia de espaço que esse móvel oferece.

Conheça praticidade do guarda-roupas com porta de correr
Conheça praticidade do guarda-roupas com porta de correr. Foto: Pixabay.

Vantagens apresentadas pelos guarda-roupas com porta de correr

O guarda-roupa é um elemento que afeta profundamente a decoração e o funcionamento do quarto, seja ele de casal ou não. Por ser, assim como a cama, um móvel essencial para o dormitório e naturalmente avantajado, a sua presença pode comprometer a circulação e ocupar mais área do que deveria.

Por isso, a seleção do modelo de guarda-roupa demanda reflexão e análise do espaço disponível no cômodo. Iremos facilitar o seu processo de escolha ao lhe apresentar a praticidade e demais prós do guarda-roupa com portas de correr.

Economia de espaço

A otimização de espaço desempenhada pelo guarda-roupa com abertura de correr é um traço que o difere amplamente do guarda-roupa de bater ou abrir.

O conjunto de portas de correr operam através de trilhos posicionados no topo e na parte inferior do guarda-roupa que permitem o abrir e o fechar suave. Dada essa particularidade, as portas deslizam horizontalmente e não se lançam para fora como nos modelos de bater.

A forma de abertura descarta a necessidade de reservar uma área adicional a frente da peça de mobília, fazendo do guarda-roupas com porta de correr um móvel atraente para quartos menores.

O espaço liberado irá favorecer a circulação de pessoas no cômodo, evitando situações em que a abertura da porta impossibilita a passagem da outra pessoas que utiliza o dormitório. A área livre também pode servir para acomodar outros móveis necessários.

Conforto ao acessar as roupas

Guarda-roupas com portas de bater estreitas costumam restringir a movimentação dos braços no momento de retirar ou colocar peças de roupas nas prateleiras ou cabideiros no interior do móvel.

Isso ocorre porque a porta, ao ser aberta, projeta-se para frente e limita o espaço lateral da pessoa a utilizar o guarda-roupa.

Modelos com portas de correr, por outro lado, não apresentam esse problema. Eles não  restringem os movimentos, pois a porta desliza horizontalmente, liberando o acesso ao interior do guarda-roupa.

Ampliação visual do ambiente

Em adição à economia efetiva de espaço inerente a quaisquer guarda-roupas com portas de correr, existem modelos disponíveis no mercado com o potencial de fazer com que seu quarto pareça maior.

Trata-se dos guarda-roupas com porta de correr espelhadas. Essa faceta garante uma ilusão de ótica produzida pelo reflexo do espelho, o que cria sensação de local amplo. Quanto maior o número de portas revestidas por espelhos e quanto menos visíveis forem as divisórias entre as portas, mais intensa será a impressão de amplitude.

Cabe destacar que essa espécie de porta anula a necessidade de fixar um espelho separadamente e também favorecem a luz natural e artificial que incide no ambiente.

Design moderno

Os guarda-roupas com portas de correr apresentam visual atraente que se distancia nos modelos tradicionais. O aspecto estético torna esse móvel uma adição harmoniosa a quartos com decoração contemporânea e moderna.

Se seu cômodo tem um estilo decorativo clássico, os modelos com portas de abrir irão completar a composição mais apropriadamente.

Desvantagens dos guarda-roupas com porta de correr

A fim de oferecer uma análise completa acerca dos guarda-roupas com mecanismo de correr, devemos abordar as desvantagens diretamente relacionadas ao sistema de abertura.

Podemos elencar dois pontos tidos como indesejáveis sobre essa variedade de mobília. O primeiro é relativo ao preço.

Devido à complexidade e aos elementos envolvidos no mecanismo de abertura de correr, o valor desses guarda-roupas tende a ser superior em comparação aos modelos de bater.

Porém, levando em conta as vantagens práticas, a quantia gasta pode ser considerada como um investimento em prol da funcionalidade do quarto com espaço restrito. Cabe a você calcular o custo benefício com base no orçamento disponível para a compra.

A segunda desvantagem é a impossibilidade de visualizar por completo o interior do guarda-roupa simultaneamente. Uma das portas sempre irá cobrir um dos lados do móvel, porque ambas não podem ser abertas conjuntamente.

Antes realizar sua compra, meça o ambiente e leia a ficha técnica atentamente a fim de garantir a compatibilidade com as dimensões do seu quarto

Fornecemos várias informações para você refletir a respeito ao escolher seu próximo guarda-roupas com porta de correr, não é? Conhecer os prós e o os contras da mobília a ser adquirida é um passo importante do processo e esperamos ter ajudado você com isso.

Perguntas Frequentes

Quais são as vantagens dos guarda-roupas com portas de correr?

Os guarda-roupas com porta de correr destacam-se pela economia de espaço que proporcionam, sendo essa sua maior vantagem. O tipo de abertura de correr não demanda área adicional para funcionar, o que faz dos guarda-roupas com portas de correr móveis indicados para cômodos compactos.

Quando escolher um guarda-roupas com porta de correr?

Os guarda-roupas com portas que deslizam horizontalmente são recomendados para ocupar quartos cuja área disponível é limitada, visto que a abertura de suas portas não toma espaço. Dessa forma, se estiver em dúvidas entre adquirir um modelo com portas de bater e outro com portas de correr, opte pelo último caso possua um cômodo pequeno.

Guarda-roupas com portas de correr têm desvantagens?

Os atrativos dos guarda-roupas com portas de correr tendem a superar as poucas desvantagens. Um ponto negativos a ser apontados é a impossibilidade de visualizar todo o interior do guarda-roupa simultaneamente. Isso ocorre porque, ao contrário dos modelos com portas de abrir, uma das portas sempre cobrirá uma porção do guarda-roupa.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − cinco =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.