Guia para instalar o suporte para TV6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Precisando instalar o suporte para TV? Acompanhe o texto e saiba como fazer sem muito trabalho e de forma segura.

Instalar o suporte para TV é uma tarefa que merece cuidado. Se você não realizá-la direito, pode danificar a parede, ou mesmo a televisão.

Pensando nisso, resolvemos produzir este guia. Continue lendo e saiba o passo a passo de como fazer a instalação corretamente.

Guia para instalar o suporte para TV
Guia para instalar o suporte para TV. Foto: pxfuel

Passo a passo para instalar o suporte para TV

Compre seu suporte

Que tipo de suporte você deseja? Depois de se decidir, pesquise bem os preços do produto e faça sua compra. Não esqueça de verificar se o suporte é mesmo o ideal para seu tamanho de TV.

Tenha a certeza também de que o suporte que você escolheu é seguro e feito de bom material. Ao instalar a TV na parede, você vai deixar a tela totalmente suspensa.

Se o suporte não conseguir fazer bem o seu trabalho, o aparelho poderá despencar. Já pensou ter que comprar outra TV simplesmente porque ela caiu da parede? Melhor não, não é mesmo?

Para esse cuidado, leia a avaliação dos consumidores que já adquiriram o suporte na internet. Os usuários costumam ser bem sinceros sobre o que acham dos produtos.

Também é interessante verificar quais as indicações da fabricante da televisão sobre o melhor suporte. Isso vai te dar especificações técnicas do que escolher.

Decida o local da instalação

O passo seguinte será definir onde instalar o suporte para TV. Será na parede principal do cômodo? No teto? Em uma parede lateral?

Para tomar a melhor decisão, você deverá pensar no conforto de todos. O ideal é que uma TV sempre fique a, pelo menos, 1,5 metro de quem está assistindo. Assim, é possível visualizar a tela com clareza. Mas a distância pode ser ainda maior dependendo do tamanho da televisão (leia o manual da TV).

Outra dica é verificar se a parede em que o suporte será instalado não recebe luz direta do sol. Se sim, isso pode ser um problema para a visualização da tela. Sem contar que o sol pode danificar o display.

Verifique ainda onde fica a tomada mais próxima. O ideal é que não seja preciso usar uma extensão para ligar a TV. Esse cuidado vai evitar fios aparentes e prevenir acidentes.

Se o suporte for inclinável, ele deverá ser instalado em um local alto, acima da altura dos olhos.

Avalie o material da parede

É importante que o suporte seja instalado em uma parede de alvenaria. Colocá-lo sobre o gesso ou drywall pode provocar rachaduras, pois esse tipo de superfície não costuma aguentar o peso.

Prepare-se para instalação

Em seguida, marque a altura em que a TV vai ficar. O ideal é que o aparelho fique a, pelo menos, 70 centímetros do chão.

Você pode fazer as marcações com uma fita ou riscar com um lápis.

Leia o manual do suporte

Pode parecer uma dica boba, mas é importante ler o manual do suporte da TV. Cada tipo de suporte tem um modo de instalar diferente. A leitura vai te ajudar a saber que cuidados tomar para evitar acidentes e a má colocação do apoio.

Separe o material necessário

Normalmente, serão necessárias uma chave de fenda, chave Philips, chave de boca, buchas e parafusos. Além de uma furadeira, é claro.

Separe todo o necessário e deixe à mão. Assim, você não precisará interromper a instalação para ir buscar um novo item sempre que precisar.

Vale a pena usar equipamentos de proteção, como luvas e óculos. Assim, você vai prevenir acidentes.

Fixe o suporte na parede

No passo seguinte, deite a tela da TV sobre um lençol e instale o suporte na sua parte de trás. Em seguida, para instalar o suporte para TV na parede, faça os buracos necessários com a furadeira. Depois, instale as buchas e parafusos, e fixe o suporte.

Pendure a TV

Com o suporte fixado, verifique se ele está bem instalado e seguro. Depois disso, você poderá pendurar a televisão e fixá-la.

Para finalizar, ligue os cabos na parte de trás da TV. Se você tiver instalado também um painel para TV, esses cabos e a tomada poderão ser “escondidos” atrás do painel.

Cuidado para não deixar as conexões muito bagunçadas. Principalmente se vários aparelhos estiverem ligados na televisão — como um DVD, Home Theater etc. Você não vai querer ter trabalho se precisar desconectar um deles. Se os cabos forem bem organizados, não será preciso desconectar outros até encontrar o que você deseja.

Lembre-se também de ajustar a TV de acordo com o modo que você deseja assisti-la. Isso vale para os suportes articulados e inclináveis.

Faça testes até encontrar a melhor posição, confortável aos olhos. Evite que uma fonte de luz vá direto à tela da TV, pois isso vai afetar sua visibilidade.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre instalar o suporte para TV. Não se esqueça de escolher o suporte ideal para seu espaço e que suporte bem a sua TV.

Perguntas Frequentes

Quais os tipos de suporte para TV?

São quatro tipos de suporte de TV: Articulados, Fixos, Inclináveis e de Teto. A escolha do melhor para o seu caso vai depender do tamanho da sua televisão e do espaço que você tem disponível. Além, é claro, do quanto você quer pagar. Os articulados e de teto costumam ser mais caros.

Quanto custa para instalar suporte de TV?

O preço para instalar o suporte para TV varia por região do Brasil. Também vai variar de acordo com o tipo de suporte que você escolheu. De qualquer forma, em média, o custo de contratar alguém para o trabalho fica em R$ 70,00, podendo chegar a R$ 350,00.

Como colocar um painel de televisão na parede?

Para fixar um painel de MDF na parede, você vai precisar usar o suporte conhecido como “mão amiga”. Depois dessa instalação, você poderá pendurar o encaixe do painel e fixá-lo na parede.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + catorze =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.