7 Ideias de decoração com varal de fotos

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Tem coisa melhor do que levar a sua identidade para a décor de um ambiente sem pesar no bolso? Uma sugestão simples e barata é o varal de fotos, que serve tanto como peça decorativa como elemento afetivo, para relembrar momentos importantes da sua trajetória. Se você quer ideias de decoração varal de fotos, continue neste artigo para conhecer algumas opções.

Decoração com varal de fotos
Decoração com varal de fotos. Foto: Amo Decorar.

Mas antes de mostrar as inspirações, talvez você esteja se perguntando como fazer um varal de fotos? A verdade é que não existe somente uma “receita”, tudo depende do espaço que você tem disponível e da sua criatividade. Porém, aí vão algumas dicas para montar o seu varal!

Como material para montar o seu varal de fotos você vai precisar de barbante (ou luzes estilo pisca-pisca, como mostraremos em uma das ideias de decoração com varal de fotos), fotos impressas, pregos ou fita adesiva, e pregadores para fixar as fotos.

Depois, basta determinar o tamanho do varal. A melhor forma é testar na parede que você quer aplicar. Lembre-se de deixar alguns centímetros à mais em cada ponta da corda por garantia. Fixe o fio com prego ou fita e decore o varal com as fotos, conforme a sua preferência.

E é só isso. Bem simples, não é mesmo? Agora que você já sabe como fazer um varal de fotos, vamos às inspirações. Ideias de decoração com varal de fotos não faltam na internet, por isso, selecionamos as 7 melhores. Confira!

1. Várias camadas de varal de fotos

Tem uma parede sobrando em casa, precisando de um pouco de vida? Você pode aproveitar este espaço para fazer uma decoração com varal de fotos de várias camadas. Nesse caso, ao invés de construir somente uma faixa do varal, você pode fazer três ou mais camadas, aproveitando o espaço disponível em sua totalidade.

Esse tipo de decoração combina bem com uma parede acima da mesa do escritório, em cima da cama ou mesmo em uma parede do corredor, um detalhe que dará um charme à mais ao espaço.

2. Pisca-pisca no lugar do barbante

Foi-se o tempo em que o pisca-pisca era item de decoração somente no Natal. Nos últimos anos, as pessoas redescobriram este elemento, que além de ser charmoso, cria uma atmosfera aconchegante em qualquer ambiente. Por isso, considere unir o pisca-pisca ao conceito de varal de fotos.

Tudo o que você tem que fazer é fixar o pisca-pisca na parede, próximo à uma tomada, e pregar fotos em seu fio. Lojas de artigos de decoração ou papelaria costumam vender clips em formatos diferentes, incluindo de pregador de roupa miniatura. Vale a pena conferir para deixar a decoração com aspecto mais profissional.

3. Varal na vertical ou cortina de fotos

Uma opção criativa é fazer a decoração com varal de fotos na vertical, também conhecido como cortina de fotos. Nesse caso, ao invés de montar um varal no formato tradicional, anexo à parede, você vai prender os barbantes verticalmente, partindo do teto. Você pode fazer diferentes cordões, posicionando as fotos de forma aleatória.

Além do uso como decoração em casa, essa opção tem sido muito utilizada para festas de casamento e chás de panela. Se você vai passar por um desses eventos, pode aproveitar o varal e levar para sua casa após a festa.

4. Decoração com varal de fotos em parede magnética

Você sabe o que é uma parede magnética? Trata-se de uma parede pintada com uma tinta imantada, capaz de fixar ímãs e segurar objetos leves. Nós explicamos tudo sobre o tema e ensinamos as receitas para fazer a tinta magnética em casa neste post. Uma ideia é fazer um varal de fotos em uma parede magnética, utilizando ímãs para fixar o barbante.

Essa opção é interessante para quem não quer fazer furos ou utilizar fita adesiva, uma vez que não prejudica em nada a estrutura da parede. Com a tinta magnética aplicada, você pode usar ímãs nas pontas do varal e, se notar que está pesado demais, colocar algumas fotos “pregadas” na parede também com ímã.

5. Uma única faixa de varal

O modelo clássico de varal de fotos é com uma única faixa, ou seja, somente um barbante que ocupa um espaço maior na parede. Essa ideia de decoração com varal de fotos não tem muito segredo: basta pregar as duas pontas na parede e prender as fotos com clips.

Para esse modelo, o ideal é optar por uma parede mais livre, como acima do sofá ou da cama. Inclusive, se você criar um varal de fotos em cima da cama, troque o barbante pelo pisca-pisca para ter um efeito de iluminação diferente.

6. Um mural de barbante para as fotos

Que tal fugir do padrão do varal de fotos horizontal mais uma vez? Uma dica é criar um “mural” de barbante. Para isso, você vai precisar fixar pregos na parede, sendo quatro principais nas quatro pontas do quadrado ou do retângulo, e alguns pelo meio que, ao passar o barbante, cria um mosaico diferente.

Com esse mosaico, você pode fixar as fotos com pregadores ou com clips, fazendo uma composição completamente fora do padrão. É um modelo diferente, que fica perfeito no quarto ou no home office.

7. Moldura com fotos

Pode ser que você tenha uma moldura vazia sobrando pela casa. Ela pode ser utilizada para fazer um varal de fotos! Você vai precisar pregar o barbante na parte de trás da moldura, construindo camadas retas, diagonais, enfim: da forma que a sua criatividade pedir.

Essa é uma ideia de decoração com varal de fotos perfeita para quem tem a câmera instantânea Instax, já que as fotos reveladas têm um tamanho menor. Assim, é possível fazer uma combinação com várias imagens e várias camadas de varal.

E então, já escolheu a ideia que você vai colocar em prática? Sem dúvida, essa é uma forma simples, barata e funcional de decorar a casa. E com essas ideias de decoração com varal de fotos você vai conseguir relembrar sempre das pessoas que ama.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + nove =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.