A iluminação influencia na qualidade do seu trabalho7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

É fato que a iluminação influencia na qualidade do trabalho. Isso se deve por conta das tonalidades e pela intensidade da luz. Esses dois fatores são os principais, mas há ainda outros que são citados durante o texto, que foi escrito para que os leitores possam conhecer sobre as características de uma boa iluminação, e outras informações importantes para o dia a dia de trabalho.

Além de uma boa iluminação, os cuidados ao trabalhar durante a noite ou em ambientes mais escuros são essenciais, pois a visão é diretamente afetada pela quantidade de luz. Ao decorrer do artigo do KD Decoração, as listas ajudam na identificação de pontos positivos e de algumas curiosidades em relação aos tipos de cores e o que elas causam na mente humana.

Como a iluminação afeta a atividade de trabalho?

Primeiramente, a luz é um quesito essencial quando se trata da saúde dos olhos. Com o passar do tempo, infelizmente, os olhos ficam desgastados, ainda mais quando a luz não é propícia e não ajuda na leitura e também nos trabalhos em geral. Ler com luz baixa, mexer em telas como as de celulares, computadores ou tablets de luz apagada é muito prejudicial à saúde dos olhos.

Como a iluminação influencia no ambiente de trabalho
Uma boa iluminação é essencial para a produtividade e saúde. Foto: Pexels

Além disso, a leitura é mais absorvida quando feita em uma superfície que reflete luz e não nas que emitem luz. Um exemplo da primeira superfície são os livros, já as segundas citadas são as telas – as mesmas mencionadas no primeiro parágrafo. Dessa forma, para trabalhar durante a noite, uma dica muito preciosa é optar por um abajur de qualidade ou lâmpadas de qualidade.

Dicas para cuidar dos olhos ao trabalhar

De acordo com o trabalho, se for possível, o melhor é realizá-lo em locais que tenham bastante luz natural, portanto, procurar por locais em que a luz solar entra é uma ótima opção. Graças a tecnologia, muitas pessoas optam por trabalhar em frente ao computador muitas horas por dia, e para isso, alguns cuidados são necessários:

● Optar pelo modo leitura, mesmo durante o dia;

● Colocar a luz noturna no computador, durante o dia e à noite;

● Dar pequenas pausas e não passar horas seguidas sem descanso em frente às telas;

● Fechar os olhos por alguns segundos como forma de descanso;

● Evitar trabalhar com luz muito fraca à noite.

Trabalhar durante a noite, para algumas pessoas, é necessário. Nesses momentos, as luzes do cômodo devem ser de qualidade para que os olhos não sejam prejudicados. Essas dicas são fundamentais para que a saúde desse órgão tão importante esteja em segurança durante as atividades noturnas.

Quais os principais efeitos da iluminação sobre o desempenho humano?

Quando se fala de luz, é inevitável lembrar da luz mais poderosa: o sol. O foco deste artigo não está nesse astro, mas para falar sobre os efeitos da iluminação, é pertinente citar que assim como o sol – que traz vários benefícios à saúde – as luzes artificiais também podem trazer aspectos positivos para as pessoas.

Dessa forma, abaixo, são citados esses dois tipos de luzes. Cada uma com suas características e importância no dia a dia.

Luz solar

O sol é a maior estrela do sistema solar em que a Terra está inserida, esse grande astro proporciona a luz essencial para a vida. A saúde dos seres humanos depende da luz do sol – a vitamina D é fundamental para o corpo. Esse é o contato mais importante que devemos ter com a luz.

Luz artificial

Já as luzes artificiais são necessárias para atividades noturnas, em que o indivíduo trabalha à noite, sem citar os momentos de descanso ao final do dia. Nos casos em que as pessoas trabalham de noite, o aconselhável é agir de acordo com a atividade que será feita. Se for uma leitura, a luz da lâmpada pode ajudar a deixar o ambiente mais claro.

As luzes devem ser de qualidade, já que no período noturno, elas são as únicas fontes de luz. É importante ressaltar a necessidade da distribuição de luzes. Realizar trabalhos com luzes muito fortes e focadas em apenas um local, pode gerar dores de cabeça. As luzes devem ser capazes de iluminar apenas o suficiente, sem ser forte demais.

Para trabalhos em que a leitura não se faz tão necessária, as regras são as mesmas, a iluminação deve ser de qualidade e bem distribuída, para não atrapalhar a produtividade. Essas são regras básicas para obter a luz ideal.

Como a iluminação influencia no ambiente?

Quanto mais adequada for a iluminação em um ambiente, maiores são as chances do indivíduo se sentir bem, pois o cortisol é estabilizado no organismo. Portanto, é essencial obter uma boa fonte de luz, não só para realizar leituras, mas também para que o corpo e a mente fiquem em boas condições. Assim, o trabalho será bem feito e os resultados serão melhores.

Ambientes que não possuem muita luz, podem deixar as pessoas com um nível de desânimo prejudicial para a produtividade. É tudo uma questão de equilíbrio, luzes muito fortes são prejudicam, mas a falta delas também não é algo positivo. Ao levar isso em consideração, o ambiente deve conter a quantidade de iluminação adequada – nem muito e nem pouco.

Quais os fatores que influenciam na qualidade da iluminação?

Alguns fatores influenciam na qualidade da iluminação. Esses fatores devem ser levados em conta, sem excessões, pois cada um tem sua importância no conjunto que forma a luz perfeita. Veja, a seguir, quais itens levar em conta na hora de escolher/usar uma luz artificial:

● Iluminação bem distribuída;

● Utilizar cada cor de luz adequada para um tipo de ambiente;

● Ao utilizar abajur, não colocá-lo diretamente no local, para que a visão não seja prejudicada com desconforto;

● O índice da luz é essencial para identificar as cores dos objetos do jeito que realmente são.

Procurar sempre a melhor qualidade na iluminação é o melhor caminho. Trabalhar e realizar tarefas que demandam concentração em locais escuros ou com luz excessiva vai prejudicar diretamente na produtividade.

Em que a cor da iluminação pode interferir no ambiente?

As luzes brancas são para locais em que é preciso um nível de concentração maior, enquanto as luzes amareladas remetem a ambientes confortáveis. Mas, é preciso atenção, ficar em ambientes com luzes frias – brancas – por muito tempo, pode gerar um certo cansaço. Ao ter isso em vista, se possível, é indicado trocar de ambiente após um período.

Para saber mais sobre a cor da iluminação em um ambiente, confira a lista, abaixo:

● Vermelha: incentiva o cérebro ao sucesso e a relacionamentos;

● Violeta: dá a sensação de relaxamento;

● Azul claro: indicado para locais calmos;

● Verde: lembra a natureza.

Visto que essas cores citadas na lista não são comuns no ambiente de trabalho e nas residências, a melhor alternativa ainda são as luzes brancas e amarelas.

Onde comprar boa iluminação?

Como foi visto durante o texto, uma boa iluminação é essencial para o trabalho. Quando se fala em luzes artificiais, o mais indicado é procurar por uma loja de decoração confiável, que tenha várias lâmpadas, para que o cliente escolha a melhor para o ambiente desejado. Outra opção de luz artificial que é considerada uma grande aliada vem do abajur.

Ao pesquisar lojas para realizar a compra de luzes, é preciso procurar por aquelas que oferecem ótimos preços e variedade. Antes de finalizar o pedido, um fator muito importante é confirmar a cor da luz. Como foi visto, as cores influenciam no corpo humano. Este artigo traz muitas informações e elas devem ser usadas para que a compra seja feita da melhor maneira possível.

Busque sempre cuidar da sua vista para que possíveis problemas sejam evitados antes mesmo de existirem. Todo cuidado é pouco! Até mais.

Web Stories recentes

Avalie este artigo

5/5 - (1 vote)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Cortina blecaute: como escolher o melhor tipo? O que é decoração sensorial? Descubra os segredos dessa técnica Horta vertical: 6 dicas para montar a sua 12 formas de manter as crianças seguras em casa Como escolher o ar-condicionado ideal para o seu ambiente?
Cortina blecaute: como escolher o melhor tipo? O que é decoração sensorial? Descubra os segredos dessa técnica Horta vertical: 6 dicas para montar a sua 12 formas de manter as crianças seguras em casa Como escolher o ar-condicionado ideal para o seu ambiente?