Inspiração: caixotes de madeira6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você sabia que os caixotes de madeira podem ser transformados em peças de mobília bonitas e funcionais? Confira esse post e descubra várias formas de incorporar esse objeto versátil na decoração do seu lar.

Os caixotes de madeira são os materiais perfeitos para os amantes de projetos no estilo “Faça Você Mesmo”. Eles são baratos, possuem um formato interessante e podem ser customizados e modificados para compor vários móveis diferentes.

Para te mostrar a versatilidade desse objeto, separamos 8 dicas de como o caixote de madeira pode renovar a sua decoração.

Inspiração: caixotes de madeira
Inspiração: caixotes de madeira. Foto: Pixabay

8 formas de decorar a casa com caixotes de madeira

O caixote de madeira que você estava planejando jogar fora pode dar vida nova aos variados locais da sua casa. Sala de estar, quarto, hall de entrada, escritório, jardim e até o banheiro podem ser decorados com caixotes de madeira. 

Leia nosso post para se inspirar e conhecer mais sobre os uso desse objeto. 

1. Caixotes como estantes minimalistas para banheiro

Caixotes de madeira são estantes disfarçadas. Aproveite o formato pronto desse objeto e utilize-o na organização dos utensílios e itens do banheiro. Toalhas, papel higiênico e revistas podem ser armazenadas nos caixotes.

Experimente posicionar três caixotes empilhados na horizontal e um na vertical ao lado. As posições diferentes criam um visual interessante sem prejudicar a funcionalidade. 

Se quiser, posicione pequenos vasinhos de suculentas no topo dos caixotes para trazer um toque de aconchego e vida ao banheiro.

Para um aspecto simples, pinte os caixotes de branco. Não esqueça de lixar, selar e envernizar as peças antes. Isso é essencial para proteger a madeira da umidade do banheiro. 

2. Nichos coloridos para quartos infantis

Transforme os caixotes em nichos divertidos e alegres para armazenar os brinquedos das crianças. Comece lixando e tratando a madeira. Use tinta acrílica para pintar os caixotes. 

Você pode pintá-los por completo com a mesma cor ou aplicar tinta branca na área externa e utilizar um tom vibrante na parte interna. Se quiser apostar em um acabamento mais delicado, cole um tecido estampado no fundo da peça.

Feito isso, é só fixar o fundo do caixote na parede e você terá um nicho decorativo personalizado e delicado para os pequenos exporem e guardarem seus brinquedos.

3. Unidades para guardar calçados

Os moradores têm o costume de retirar os calçados ao chegarem em casa? Se sim, experimente utilizar os caixotes de madeira para guardar as botas, sandálias e sapatos.

Use uma quantidade de caixotes compatível com o espaço disponível e com sua necessidade de armazenamento. Se você tiver um corredor ou hall de entrada amplo, pode deixar sua nova criação nessa área. 

Para deixar o móvel mais versátil, alterne a posição dos caixotes entre vertical e horizontal. Dessa forma, botas com cano alto podem ser colocadas nos caixotes dispostos na vertical e os sapatos naqueles que estão na horizontal.

4. Organizador de objetos com rodinhas

Dois caixotes empilhados e dois pares de rodas giratórias para móveis formam um organizador simples e prático.

Os pares de rodízio adicionam mobilidade e tornam essa opção ideal para o escritório. Com essa criação, você poderá organizar livros e itens de papelaria com facilidade. 

5. Vasos para plantas sustentáveis

Reaproveitar e reciclar um material que seria jogado fora é uma forma de agir de maneira sustentável e demonstrar responsabilidade ecológica.

Dando sequência a essa atitude amigável perante a natureza, use seus caixotes de madeira como vasos para plantas. Garimpe uma sacola plástica resistente e cubra o interior da caixa. Um grampeador de madeira facilitará esse processo.

A aplicação de tinta acrílica colorida de sua preferência ou verniz garantem um bom acabamento ao projeto.

6. Estante para livros simples e prática

Criar estantes para expor sua biblioteca pessoal é uma tarefa muito simples graças aos caixotes de madeira. Não há uma única forma de fazer isso, tudo depende do seu gosto pessoal. 

Você pode empilhar os caixotes na horizontal criando uma peça única e simples. Ou preencher a parede instalando caixas de tamanhos diferentes tanto na vertical quanto na horizontal, elaborando uma composição única e que supra suas demandas. 

É possível deixar as peças suspensas ou deixá-las apoiadas no chão, você quem decide.

7. Mesa lateral personalizada

Essa é uma forma barata de renovar o visual da sala de estar. Para criar uma mesinha lateral basta posicionar o caixote com a abertura para frente e anexar pés a ele. Essa configuração possibilita que objetos sejam colocados em cima e dentro da mesinha. 

Nós sugerimos a utilização de pernas de MDF altas e cilíndricas para um visual bem retrô. O exterior fica a seu critério, você pode colorir com tinta acrílica ou apostar em um acabamento envelhecido aplicando verniz.

8. Estante para manter a cozinha organizada

Essa ideia é bem simples e consiste em empilhar caixotes na horizontal para criar uma estante. Nela, você pode colocar utensílios de cozinha, panos de prato, panelas, copos e muito mais.

Também é possível expor aquele conjunto de chá de porcelana bonito para embelezar a cozinha.

Gostou das nossas dicas de decoração com caixotes de madeira? Que tal escolher a sua favorita e tentar fazer em casa? Boa decoração!

Perguntas Frequentes

Como fazer decoração com caixotes de madeira para jardim?

Os caixotes de madeira podem ser utilizados como vasos para plantas e hortinha caseira. Para isso, basta utilizar um saco plástico grosso e grampeá-lo no interior do caixote a fim de cobrir as aberturas. Se quiser adicionar um toque de cor, pinte o exterior do caixote com tinta acrílica de sua preferência ou opte pelo verniz para um visual mais simples e rústico.

Como fazer decoração com caixotes de madeira para banheiro?

Os caixotes de madeira podem ser empilhados, um sobre o outro com a abertura voltada para frente. É possível apoiá-los no chão para evitar furos ou fixá-los à parede e usá-los como nichos. Instalar rodízios também é uma opção. O mais importante é não deixar de lixar, selar e aplicar verniz aos caixotes para torná-los resistentes à umidade do banheiro.

Como decorar a sala com caixotes de madeira?

Os caixotes de madeira podem decorar a sala de estar ao serem transformados em diferentes peças de mobília. Por meio de projetos no estilo “Faça Você Mesmo” (DIY), crie estantes para livros e nichos decorativos que podem ser instalados na parede. Mesas de centro e vasos para plantas também colaboram na composição decorativa.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.