Pular para o conteúdo

Integrando sala de jantar e cozinha

Veja como é possível inovar na decoração e ganhar espaço no ambiente integrando sala de jantar e cozinha.

Os ambientes integrados estão cada vez mais presentes nas casas modernas, pois possibilitam que as áreas sociais permitam a interação entre as pessoas e aproveitem melhor os espaços.

Integrando sala de jantar e cozinha é possível obter um ambiente único no qual a refeição é preparada e os convidados ficam próximos, resgatando a ideia de fazer as comidas em família e que esse é um momento de união.

Ao unir esses dois ambientes é possível deixar os espaços luxuosos ou mais simples, respeitando o design de cada residência. Veja algumas ideias de como é possível aproveitar os espaços que sua casa oferece integrando sala de jantar e cozinha.

Integrando sala de jantar e cozinha
Integrando sala de jantar e cozinha. Foto: Pxhere

Integrando sala de jantar e cozinha: diferentes maneiras

A integração dos ambientes pode ser total, com móveis que transmitem a continuidade dos ambientes, ou feita de maneira parcial, com pequenas paredes ou divisórias que delimitem os espaços. Veja algumas formas de fazer isso.

Cozinha americana

Para quem deseja ter a cozinha com a sala de jantar integrada, mas definindo bem os espaços, a cozinha americana pode ser uma boa alternativa. Muitas casas, principalmente as pequenas, já contam com esse tipo de cozinha e podem ser bem aproveitadas.

Usando uma pequena parede divisória é limitado o espaço de cada um dos ambientes, podendo optar por decorações únicas em cada um deles, mas ainda continuar com a continuidade de visão.

Muitas vezes, essa parede divisória baixa pode receber uma bancada para servir as refeições, basta acrescentar a ela alguns bancos. Esse pode ser o principal espaço para as refeições ou receber a seu lado uma mesa de jantar.

Mesa de jantar integrada com a ilha

Integrando sala de jantar e cozinha com uma ilha se tem um ambiente único e se aproveita melhor os espaços.

A ilha fica na parte central da cozinha e deve ser usada para o preparo das refeições, e logo a seu lado pode ser colocada uma mesa de jantar com uma altura mais baixa e cadeiras. O material utilizado na mesa e na ilha podem ser diferentes para deixar clara a divisão de cada um deles, apesar de estarem totalmente integrados.

Esse tipo de ambiente é ideal para quem busca uma cozinha gourmet, pois, é possível ver as refeições serem preparadas e os convidados acompanham todo o processo. A comida sai direto da panela para os pratos.

Outra possibilidade é usar a ilha como espaço para as refeições e ainda acrescentar uma mesa de jantar ao lado, pois dessa forma é possível receber uma grande quantidade de convidados em dois espaços para refeições.

Sala de jantar dentro da cozinha

Para quem deseja integrar os espaços, mas, não dispõe de uma metragem grande, a solução pode ser colocar a mesa de jantar dentro da cozinha. Nesse caso, pode ser necessário optar por uma mesa com dimensões reduzidas se não quiser atrapalhar o espaço de circulação onde os alimentos são preparados.

Uma alternativa é deixar armários, móveis e eletrodomésticos concentrados em duas ou três paredes e uma livre para que seja colocada a mesa de jantar.

Ao encostar um dos lados da mesa ou deixá-la próxima à parede fica mais fácil aproveitar melhor o ambiente. Uma alternativa para inovar na decoração ao estar Integrando sala de jantar e cozinha é apostar em um banco fixo na parede e colocar a mesa próximo a ele.

Pequenas divisórias nos espaços

É possível integrar a sala de jantar com a cozinha sem que a visão entre os ambientes seja perdida, mas, garantindo que eles fiquem bem definidos.

Uma alternativa para isso é deixar meia parede entre os ambientes, como se a porta fosse maior do que o tamanho convencional, apesar de ainda ser possível ver entre eles haverá um pouco de privacidade na cozinha. O uso de paredes vazadas dá um toque diferenciado e também não oculta a visão por completo.

Os móveis também conseguem diferenciar os ambientes e são um excelente recurso. É possível usar um aparador para que haja uma linha divisório entre a cozinha e a sala. Outra opção é colocar um sofá que servirá de assento para a mesa de costas para a cozinha.

Sala de jantar e cozinha com continuidade

A integração total entre os espaços de forma que sejam contínuas é outra possibilidade, inclusive para quem conta com muito espaço.

Nesse caso, a cozinha fica bem localizada com armários e eletrodomésticos bem distribuídos e costuma ser mais aberta para a sala de jantar, sem pequenas divisórias ou ilhas entre eles.

Já a sala de jantar deve estar localizada ao lado da cozinha e pode ter uma mesa de jantar bastante grande, com espaço para vários convidados. Ela pode ser do mesmo material usado na cozinha ou de um totalmente diferente, os contrastes ficam superinteressantes e ajudam a diferenciar os espaços sem que se perca a integração total entre eles.

Para complementar a sala de jantar é possível usar um aparador na parede, criando uma linha de visão que garanta ainda mais a continuidade da cozinha.

Integrando sala de jantar e cozinha é possível ter uma casa mais moderna e com um ambiente de convívio mais convidativo. Pode-se fazer isso em qualquer residência, sendo preciso apenas ajustar o projeto a realidade dos espaços.

Como escolher mesa de jantar?

Perguntas Frequentes

Integrando sala de jantar e cozinha como decorar?

A decoração deve respeitar os materiais utilizados na sala e na cozinha, sendo possível optar por algo mais rústico ou moderno. Dentro da cozinha, alguns objetos usados no preparo das refeições podem virar decoração e na sala um vaso, bancada e uma luminária podem fazer uma grande diferença.

Como aproveitar espaços pequenos integrando sala de jantar e cozinha?

Nos espaços pequenos, integrando sala de jantar e cozinha é possível aproveitar todos os cantos. Para isso é preciso usar uma mesa ou móveis que sejam menores e se encaixem no espaço existente. Uma boa alternativa é apostar em ilhas ou balcões para colocar as cadeiras e servir as refeições dentro da cozinha.

Integrando sala de jantar e cozinha é possível deixar o ambiente moderno?

As casas mais modernas possuem espaços cada vez mais integrados, sendo essa uma tendência. É possível trazer leveza e um ar contemporâneo ao ambiente apostando em materiais que sejam versáteis e com uma boa iluminação.

Avalie este artigo

5/5 - (2 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Botão Afiliado