Pular para o conteúdo

IPTU Bauru: Guia, 2ª via e consulta prefeitura

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma taxa obrigatória que deve ser paga por proprietários de imóveis em todo o país. E a prefeitura já está se preparando para a cobrança do IPTU Bauru, e os contribuintes devem ficar atentos às datas e formas de pagamento.

E neste artigo, vamos apresentar as principais informações sobre o IPTU Bauru, como verificar o valor do imposto, como obter a segunda via de pagamento etc. Além disso, vamos destacar algumas dicas importantes para ajudar os contribuintes a ficarem em dia com suas obrigações fiscais. Se você é proprietário de imóvel em Bauru, continue lendo e saiba tudo sobre o IPTU Bauru.

O que é IPTU?

O IPTU é um imposto que os proprietários de imóveis devem pagar anualmente às prefeituras. Ele é uma das principais fontes de receita dos municípios e é utilizado para financiar serviços públicos como iluminação, limpeza urbana, saúde e educação.

O valor do IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, que é estabelecido pela prefeitura e pode variar de acordo com a localização, tamanho e características da propriedade. Em geral, quanto mais valorizado for o imóvel, maior será o valor do imposto a ser pago.

O não pagamento do IPTU pode trazer consequências financeiras e legais, como a cobrança de multas e juros, inclusão do nome do proprietário em cadastros de inadimplentes e até mesmo a perda do imóvel em leilão judicial. Por isso, é importante que os proprietários estejam atentos aos prazos de pagamento e mantenham a regularidade do imposto para evitar problemas no futuro.

IPTU Bauru: Guia, 2ª via e consulta prefeitura
IPTU Bauru: Guia, 2ª via e consulta prefeitura Foto: Reprodução

O que acontece se não pagar o IPTU?

Se o contribuinte não pagar o IPTU, ele poderá ser cobrado por meio de juros e multas, além de ter seu nome incluído em cadastros de inadimplentes, como o SPC e o Serasa. A prefeitura também poderá cobrar o valor devido por meio de execução fiscal, o que pode levar à penhora de bens e até mesmo à perda do imóvel em leilão judicial.

Em casos extremos, se o proprietário não regularizar a situação com a prefeitura, o imóvel pode ser objeto de um processo de desapropriação, o que significa que ele será confiscado pelo poder público em razão da falta de pagamento do IPTU.

Além disso, é importante lembrar que a falta de pagamento do IPTU pode prejudicar a obtenção de certidões negativas, que são exigidas em diversos momentos da vida do proprietário, como na hora de vender ou alugar o imóvel, por exemplo. Por isso, é essencial manter a situação regularizada e cumprir com as obrigações fiscais para evitar problemas futuros.

Pagamento e desconto no IPTU Bauru

Todos os cidadãos que tiverem alguma propriedade em Bauru serão obrigados a pagar o IPTU Bauru. E esse pagamento é obrigatório e a inadimplência pode levar a perda da sua propriedade.

A prefeitura, para acabar com os índices de dívidas e inadimplências, oferece facilidade de fazer esse pagamento a vista e ganhando descontos, ou ainda em parcelas sem cobrar juros.

Todos os pagamentos a vista tem 10% de descontos e precisam ser pagos de uma vez só, a chamada cota única. Quem quiser pagar parcelado pode fazer em até 10x sem juros.

Onde fazer o pagamento do IPTU Bauru?

O pagamento do IPTU Bauru pode ser feito em vários lugares de uma forma bem simples. Alguns lugares que você pode pagar são:

  1. Bancos convencionais (Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Santander).
  2. Bancos digitais.
  3. Internet Banking.
  4. Débito na conta corrente.
  5. Casa Lotérica etc.

Como emitir a 2 via do IPTU Bauru?

Para você conseguir fazer essa emissão também é bem simples, você somente vai precisar de um PC ou um celular com acesso a internet. Veja a seguir como emitir a 2 via:

  • Entre no site da prefeitura de Bauru.
  • Agora, clique em IPTU.
  • Vá para conseguir acessar, e digite seus dados. E clique em conectar.
  • Confira as informações que aprecem.

E aí, Gostou?

Compreendeu melhor sobre o IPTU Bauru agora? Caso ainda haja alguma incerteza, deixe um comentário abaixo e faremos o possível para ajudá-lo!

Se você gostou desse conteúdo e achou útil de alguma forma, não esqueça de avaliar com as estrelas, assim você contribui para que a equipe do Portal KD continue trazendo ainda mais e melhores informações para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é IPTU?

O IPTU Bauru é um imposto municipal que incide sobre a propriedade de imóveis localizados no município de Bauru. O objetivo deste imposto é arrecadar recursos para o município, a fim de financiar políticas públicas, serviços e obras que beneficiem a população local. O IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, que é determinado pela Prefeitura de Bauru com base em critérios como a localização, a área construída, a idade do imóvel, entre outros fatores. O valor a ser pago pode variar de acordo com a localização e características do imóvel, bem como a forma de pagamento escolhida.

O que acontece se não pagar o IPTU Bauru?

O IPTU é um imposto municipal obrigatório que incide sobre a propriedade de imóveis. Se o proprietário não pagar o IPTU dentro do prazo estabelecido pela prefeitura, ele estará em situação de inadimplência e poderá sofrer uma série de consequências negativas. Uma das primeiras consequências da falta de pagamento do IPTU é a incidência de juros e multas, que podem aumentar significativamente o valor da dívida. Além disso, o proprietário poderá ter seu nome incluído em cadastros de inadimplentes, o que pode dificultar o acesso a crédito e a realização de outras transações financeiras. Caso a dívida persista, a prefeitura poderá tomar medidas mais drásticas, como o ajuizamento de uma ação de execução fiscal, que pode levar à penhora de bens do proprietário, como o próprio imóvel, para garantir o pagamento da dívida. Em casos extremos, o imóvel pode ser leiloado ou confiscado pelo poder público para quitar a dívida de IPTU.

Avalie este artigo

Avalie post
Bruno Lucas Jung Martendal
Bruno Lucas Jung Martendal
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Botão Afiliado