IPTU Contagem: Guia, 2ª via e consulta prefeitura

Você quer entender melhor sobre o IPTU Contagem? Continue a ler esse artigo e entenda melhor!

O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) é um tributo cobrado pelos municípios brasileiros sobre a propriedade de imóveis urbanos. A base de cálculo para o IPTU é geralmente o valor venal do imóvel, ou seja, o valor que ele seria vendido caso estivesse no mercado.

É importante destacar que o pagamento do IPTU é obrigatório para todos os proprietários de imóveis urbanos. Além disso, a prefeitura pode oferecer descontos aos contribuintes que optarem por realizar o pagamento do IPTU à vista ou em cota única, ou ainda através de parcelamento em diversas parcelas. É importante que os contribuintes estejam atentos aos prazos de pagamento e verifiquem regularmente se há alguma cobrança em atraso, para evitar cobranças de juros e multas.

O que é IPTU?

IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano, é um imposto cobrado anualmente pelos municípios brasileiros sobre a propriedade de imóveis urbanos. Ele é usado para financiar as atividades e serviços públicos prestados pela prefeitura, como saúde, educação, infraestrutura, entre outros. O valor do IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, ou seja, o valor de mercado que ele teria em condições normais de compra e venda. O contribuinte deve pagar o IPTU até uma data específica estabelecida pela prefeitura.

IPTU Contagem
IPTU Contagem. Foto: Wikipédia

Formas de pagamento do IPTU Contagem 2024

Em Contagem, há duas maneiras de pagar o IPTU: através do pagamento à vista, que permite a quitação total do débito, e pelo parcelamento. O pagamento à vista oferece um desconto de 12% sobre o valor do IPTU como incentivo ao contribuinte, enquanto o parcelamento não oferece desconto, mas permite a quitação do valor em até 10 parcelas sem juros.

As guias para o pagamento do IPTU podem ser acessadas online, sem a necessidade de se deslocar aos órgãos públicos. Confira mais detalhes e verifique as datas de pagamento do IPTU Contagem 2024.

Calendário IPTU Contagem 2024

A Prefeitura de Contagem informa o prazo de pagamento do IPTU Contagem 2024, com duas opções para o contribuinte: pagamento à vista e parcelamento. Quem optar pelo pagamento à vista poderá usufruir de um desconto de 12% ao quitar o imposto até 15 de março. O pagamento poderá ser realizado em agências bancárias, casas lotéricas e correspondentes bancários.

Os proprietários de imóveis também terão até 29 de abril para solicitar revisão do imposto e até 30 de setembro para solicitar isenção. Além disso, o parcelamento pode ser feito em até 10 vezes sem juros.

Como fazer consultar IPTU Contagem 2024?

A consulta do IPTU pode acontecer da seguinte forma: Acesso portal da Prefeitura de Contagem.

Vá para IPTU e guia de pagamento, insira os dados pedidos, faça o envio. De acordo com o portal de prefeitura, a isenção do IPTU é mais focado para os idosos, aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC. As informações sobre a solicitação de isenção estão no portal oficial da prefeitura do município.

E o governo da cidade diz que os imóveis com valor abaixo dos 166 mil reais tem direito a isenção do imposto, já a alíquota do tributo pode variar entre 0,14% e 0,55%.

E pelo portal também pode ser efetuada consulta de isenção de importo, além de solicitação de revisão, isenção, certidão do IPTU, remissão autenticação, solicitação de recursos e dúvidas entre outros.

E aí, Gostou?

 E então, entendeu melhor sobre o IPTU Contagem 2024? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é IPTU?

 IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto cobrado anualmente pelos municípios brasileiros por meio da prefeitura, com o objetivo de arrecadar recursos para o desenvolvimento da cidade. É cobrado dos proprietários de imóveis urbanos e rurais, de acordo com a avaliação dos tributos definidos pela lei.

Como emitir 2 via do boleto do IPTU?

Em caso da emissão pela internet, basta acessar o site da prefeitura ou da Secretaria da Fazenda de seu município, procurar a opção de emissão da 2ª via IPTU, inserir os dados solicitados e realizar a impressão ou salvar a nova guia.

Avalie este artigo

Avalie post
Bruno Lucas Jung Martendal
Bruno Lucas Jung Martendal
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.