IPTU Fortaleza: Guia, 2ª via e consulta prefeitura

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Fortaleza é um tributo cobrado anualmente pela Secretaria de Finanças da Prefeitura de Fortaleza para proprietários de imóveis na cidade. O valor do tributo é baseado na localização do imóvel e na avaliação do seu valor. Qualquer propriedade em região urbana, incluindo casas, apartamentos, salas comerciais e outros, deve pagar o IPTU.

E por isso que nós do Portal KD, resolvemos trazer esse artigo para guiar e ajudar você. Por isso, confira a seguir mais sobre IPTU Fortaleza!

O que é IPTU?

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Fortaleza é um imposto cobrado anualmente pela prefeitura da cidade, que tem como objetivo arrecadar recursos financeiros para investir em serviços públicos, infraestrutura e desenvolvimento urbano. O IPTU é cobrado de proprietários de imóveis residenciais e comerciais, bem como de terrenos urbanos.

A Secretaria da Fazenda de Fortaleza estabelece o prazo para pagamento do IPTU, que geralmente é dividido em cota única ou parcelado. É possível verificar a data do pagamento da cota única e do parcelamento na tabela de calendário fornecida pela prefeitura. O valor do IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, que é uma estimativa de seu valor de mercado.

Os carnês do IPTU são enviados para os proprietários de imóveis e o pagamento pode ser feito em agências bancárias ou pelo site da prefeitura de Fortaleza. É importante destacar que o não pagamento do IPTU pode resultar em juros e multas.

IPTU Fortaleza
IPTU Fortaleza. Foto: Wikipédia

Como funciona o pagamento do IPTU Fortaleza?

O IPTU é um tributo anual cobrado dos proprietários de imóveis, incluindo salas comerciais, apartamentos, casas e outras propriedades localizadas nas áreas urbanas. A Prefeitura de Fortaleza é responsável por arrecadar esse tributo, e o valor a ser pago é baseado na localidade e no valor avaliado do imóvel.

O dinheiro arrecadado com o IPTU, teoricamente, é destinado a ser usado para melhorias no município. Além disso, é importante lembrar que proprietários de estabelecimentos comerciais, como salas comerciais e lojas, também são obrigados a pagar esse tributo.

Como consultar e emitir a segunda via do IPTU Fortaleza?

O IPTU de Fortaleza pode ser consultado a partir de 1 de janeiro no site da Prefeitura de Fortaleza. Lá, é possível verificar o valor e imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Para isso, basta acessar a aba “Serviços” e clicar em “IPTU” e, em seguida, em “DAM IPTU”. Além disso, os cidadãos podem imprimir boletos de pagamento parcelado e parcelas individuais acessando o banner principal do site da Sefin.

Ao inserir o número de inscrição do imóvel, é possível escolher a opção “Imprimir carnê”, gerando um documento em PDF com todos os boletos a vencer e suas respectivas datas.

Lembrando que, a Sefin enviará apenas um DAM pelos Correios, com código de barra para pagamento em cota única e identificação da primeira parcela em caso de parcelamento. Portanto, os boletos da segunda e terceira cota única, bem como as parcelas subsequentes em caso de parcelamento, devem ser retirados no site da SEFIN.

Print do site da prefeitura de Fortaleza
Print do site da prefeitura de Fortaleza. Foto: Reprodução

Como fazer o cálculo IPTU Fortaleza?

Como na maioria das capitais do Brasil, o valor do IPTU Fortaleza será feito através do valor de venda do imóvel, que é feito o cálculo pela área construída do terreno, valorização da área e mais.

Depois de saber o valor de venda do imóvel, ele é submetido a alíquotas estabelecidas em leis municipais. Portanto, bens estritamente residenciais podem ter porcentagem de 0,6% a 1,4%, dependendo da avaliação do município.

Para os imóveis não residenciais, a alíquota varia entre 1% e 2%, mesma alíquota que é usada para terrenos sem área construída ou áreas não-identificadas dentro dos limites do município.

Como ter desconto no valor do IPTU Fortaleza?

Fora os 8% de desconto se você fazer o pagamento da cota única, os pagadores terão mais uma oportunidades de abater valores no pagamento do imposto.

E no começo de novembro o prefeito da cidade, autorizou a relação do programa Nota Fortaleza com o imposto para dar desconto a população. Assim, de acordo com o valor de venda do imóvel ou do valor em notas fiscais arrecadadas ao longo de um ano, o cidadão ainda consegue de 1 a 2% de desconto.

E aí, Gostou?

E então, entendeu melhor sobre o IPTU Fortaleza? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Pergunta Frequentes

O que é IPTU?

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. É um tributo cobrado pelos municípios para financiar serviços públicos como saúde, educação, segurança, transporte, entre outros. É cobrado anualmente e tem como base de cálculo o valor venal do imóvel. O pagamento do IPTU é obrigatório para todos os proprietários de imóveis urbanos localizados no território do município que cobra o tributo.

Como pagar IPTU Fortaleza?

Para isso, você deve ir até o site da Prefeitura, clicar em IPTU e taxas, colocar o número do registro do seu imóvel, e escolher se você quer parcela única e ganhar desconto, ou parcelar.

Avalie este artigo

Avalie post
Bruno Lucas Jung Martendal
Bruno Lucas Jung Martendal
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.