Pular para o conteúdo

IPTU Guarulhos: Guia, 2ª via e consulta prefeitura

IPTU Guarulhos: Guia, 2ª via e consulta prefeitura

Imposto obrigatório para os donos de imóveis, o IPTU Guarulhos é um dos tributos que deve ser pago pelos paulistas no próximo ano. Importante para a arrecadação municipal, a tarifa faz parte do rol das principais despesas do cidadão no primeiro semestre. Por isso, veja tudo sobre o IPTU Guarulhos a seguir!

O que é IPTU?

O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana) é um tributo cobrado anualmente pelos municípios brasileiros sobre a propriedade imobiliária localizada em seu território. É cobrado com base na avaliação do imóvel, levando em consideração sua localização, tamanho, construção, entre outros fatores. O valor pago como IPTU é utilizado pelo município para financiar serviços públicos como saúde, educação, segurança, infraestrutura urbana, entre outros.

Todos os proprietários de imóveis, sejam pessoas físicas ou jurídicas, são obrigados a pagar o IPTU anualmente, e sua cobrança é feita através de boletos emitidos pelo município. Em alguns casos, pode haver descontos para contribuintes que realizam pagamentos antecipados, como também multas e juros para quem não efetua o pagamento dentro do prazo estabelecido.

IPTU Guarulhos: Guia, 2ª via e consulta prefeitura
IPTU Guarulhos: Guia, 2ª via e consulta prefeitura. Foto: Wikipédia

Como funciona o pagamento do IPTU Guarulhos?

O IPTU é um imposto pago todos os anos por proprietários de imóveis, sejam casas, apartamentos, salas comerciais e mais.

E a taxa é cobrada pela secretaria de finanças das prefeituras de cada cidade e tem o critério para a variação de preço a localidade a avaliação do valor do imóvel para basear o cálculo do imposto a ser pago.

Vale ressaltar que os valores arrecadados pela prefeitura com a cobrança do IPTU ficam retidos para serem usados a favor da cidade, teoricamente. Fora isso, os proprietários de estabelecimentos comerciais também precisam pagar esse imposto.

Como calcular o valor do IPTU Guarulhos?

Como na maioria das cidades do país, a base do cálculo do IPTU Guarulhos é o valor venal da propriedade, que é delimitado através do valor agregado do imóvel construído mais o valor do terreno da localidade dentro da estrutura territorial da cidade.

O valor apurado do valor venal de uma propriedade é estimado em aproximadamente 80% do seu valor comercial em caso de transação comercial. Em Guarulhos, o valor venal é ajustado pela alíquota estabelecida pelo município, que pode variar de acordo com a finalidade do imóvel (se é residencial, não residencial ou terreno sem construção), bem como o valor venal da propriedade.

Como fazer pagamento do IPTU Guarulhos?

O IPTU Guarulhos começou a ser realizado no dia 1 de janeiro, dessa forma o pagante pode optar entre fazer o pagamento pela cota única e pela parcelada.

Caso queira fazer pela cota única, você terá um desconto de 10% no valor total do seu IPTU. E os vencimentos de cota única são sempre no mês de janeiro de cada ano, na qual as datas são divididas pelos CEPs dos domicílios fiscais e são divulgadas pela secretaria de finanças.

Mas, caso o pagador não consiga fazer a quitação do imposto de forma unificada, ele pode parcelar o IPTU em até 12x. Mas, fazer o parcelamento você não vai conseguir desconto.

Print do site da Prefeitura de Guarulhos
Print do site da Prefeitura de Guarulhos. Foto: Reprodução

Quem tem direito da isenção IPTU Guarulhos?

Por conta da pandemia, as isenções IPTU em Guarulhos não precisarão ser atualizadas. Essa medida foi tomada para garantir a segurança da população, especialmente os idosos, e parte dos pagantes que é a maior beneficiada das isenções fiscais sobre propriedade privada do município.

Anteriormente, para os contribuintes isentos, principalmente aposentados e pensionistas, era necessário atualizar o cadastro anualmente nos postos da Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão apresentando os seguintes documentos: CPF, Comprovante de Residência, RG, e a Matrícula, escritura ou contrato de compra do imóvel. Além de aposentados e pensionistas, a Lei Municipal também isenta o IPTU em imóveis da União, Estados, Distrito Federal e Municípios; templos religiosos de qualquer culto; imóveis de partidos políticos e suas fundações; sindicatos de trabalhadores; e instituições de educação e assistência social sem fins lucrativos.

Como ter desconto no IPTU Guarulhos?

O município de Guarulhos oferece uma série de vantagens para os contribuintes do IPTU. Um dos benefícios é o desconto de 10% no valor total da cobrança para pagamento à vista. Além disso, também há facilidades para parcelar o tributo. O pagamento à vista evita aumentos no valor do IPTU, já que há um congelamento no imposto que está em vigor desde 2017 e previsto para continuar até 2024. Outra comodidade é que o parcelamento pode ser feito através do site da prefeitura, sem a necessidade de deslocamento até o órgão responsável.

E aí, Gostou?

E então, entendeu melhor sobre o IPTU Guarulhos? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é IPTU?

IPTU é uma taxa anual cobrada pelos municípios brasileiros aos proprietários de imóveis urbanos, incluindo residências, apartamentos, terrenos e edifícios comerciais. O valor cobrado é calculado com base em diversos fatores, como o valor venal do imóvel, sua localização e o seu uso. O objetivo principal do IPTU é arrecadar recursos para a prefeitura, que serão utilizados para financiar serviços públicos, infraestrutura e outras necessidades da cidade. É importante destacar que, apesar de ser cobrado a nível municipal, o IPTU é regulamentado pelas leis estaduais. Algumas cidades oferecem descontos ou isenções de IPTU para propriedades residenciais ou para pessoas com renda baixa. Por isso, é importante verificar com a prefeitura local sobre as regras e cálculos específicos do IPTU na sua cidade.

Como consultar o IPTU?

Para isso você precisa ir até o site da prefeitura da sua cidade, procurar a parte de tributos, ou IPTU. Fazer o seu login, e colocar todas as informações necessárias que o site pedir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado