Pular para o conteúdo

IPTU Manaus: Guia, 2ª via e consulta prefeitura

O IPTU Manaus é um imposto obrigatório para proprietários de imóveis, que precisam ser pagos pelos habitantes da cidade no começo do próximo ano. Este tributo é fundamental para gerar recursos para o município e faz parte das principais despesas dos cidadãos durante o primeiro semestre.

E por isso resolvemos trazer esse artigo para explicar tudo sobre esse tributo. Confira a seguir!

O que é IPTU?

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um imposto municipal que incide sobre a propriedade de imóveis urbanos, incluindo terrenos e edificações residenciais, comerciais e industriais. O IPTU tem como objetivo arrecadar recursos para o município, que são utilizados para financiar projetos e investimentos públicos na área urbana.

A base para o cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, ou seja, o valor estimado pelo município para fins fiscais. Além disso, outros fatores, como a localização, a área construída e o tipo de edificação, também são considerados para o cálculo do IPTU.

A cobrança do IPTU é feita anualmente e pode ser paga em cota única ou parcelada. É importante estar atento aos prazos de pagamento para evitar multas e juros. Em algumas cidades, o não pagamento do IPTU pode levar à perda da posse do imóvel.

Em geral, o IPTU é um imposto importante para o desenvolvimento das cidades e para a melhoria da qualidade de vida da população. Por isso, é importante que os proprietários de imóveis urbanos cumpram com sua obrigação de pagar o IPTU.

IPTU Manaus
IPTU Manaus. Foto: Reprodução

Como funciona o pagamento IPTU Manaus?

O tributo é cobrado pelo próprio site da prefeitura de Manaus e tem como critérios para o valor o seu preço, localidade e a avaliação do valor do imóvel para basear o cálculo para saber quanto deve ser pago.

Bom falar, que na teoria, esse dinheiro arrecadado é para ser utilizado pelas prefeituras com a intenção de ajudar o munícipio. E claro, os donos de estabelecimentos comerciais, como as salas e lojas também precisam pagar essa taxa.

Como calcular o IPTU Manaus?

Da mesma forma que em outros estados, há opção de pagamento do IPTU pela cota única, que normalmente concede algum desconto, e de forma parcelada. E segundo a prefeitura da cidade, será oferecido um desconto diferente para os imóveis residenciais e não residenciais.

Os imóveis que não são residenciais podem receber até 30% de desconto para pagamento de cota única, mas esse é um desconto aplicado também para pessoas que fazem o parcelamento.

Dessa forma, o pagamento da parcela, o desconto pode ser atribuído de 20% em até 10 meses. Mas, nesse caso, a alíquota foi mudada para 0,9% para 1,2%.

Agora, os imóveis estritamente residenciais também permitem desconto aos pagantes. Mas, esse percentual é de 10% para a modalidade da cota única e para as pessoas que pagaram o imposto em dia no ano anterior.

Como fazer a consulta da segunda via do pagamento do IPTU Manaus?

O acesso a 2 via do IPTU Manaus pode ser feito diretamente pelo site da prefeitura da cidade. E para isso siga o passo a passo completo:

  • Acesse o portal da prefeitura do munícipio de Manaus.
  • Selecione a opção IPTU.
  • Vá para a aba de serviços específicos.
  • Insira os dados solicitados.

Se você quiser um atendimento presencial, você precisa fazer um agendamento pela central telefônica pelo número 156. Vale lembrar que o pagamento que tenha débitos dos anos anteriores vai precisar fazer esse pagamento para ficar em dia com o município.

Como fazer o pagamento do IPTU Manaus?

A prefeitura de Manaus colocou o dia 15 de março como a data limite para pagamento do IPTU em cota única, e como consequência, receber os descontos que você terá. Bom lembrar que podem ser modificados todo ano.

E para quem optou pelo parcelamento, o primeiro pagamento deve ser feito na mesma data. Mas, a quitação progressiva vai precisar seguir sendo paga nos seguintes meses.

Print do site da Prefeitura de Manaus
Print do site da Prefeitura de Manaus. Foto: Reprodução

Como ter desconto no valor do IPTU Manaus?

O desconto IPTU adicional pode ser solicitado pelo contribuinte que informou seu CPF ao emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). A Prefeitura de Manaus informa que a solicitação pode ser feita até 30 de novembro.

Os créditos só podem ser consultados e solicitados online, através do site Crédito IPTU. No entanto, se for a primeira vez que o contribuinte solicita os créditos, é necessário realizar um cadastro no sistema.

Após o cadastro, o contribuinte poderá ver os créditos disponíveis. Na mesma tela, é possível indicar a inscrição mobiliária que receberá os descontos na cobrança do imposto. Além disso, os créditos podem ser distribuídos entre vários imóveis.

IPTU Manaus!

E aí, Gostou?

E então, entendeu melhor sobre o IPTU Manaus? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é IPTU?

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto cobrado anualmente pelas prefeituras sobre propriedades urbanas, como casas, apartamentos, terrenos, entre outros. O valor cobrado é baseado na localização, tamanho e utilização do imóvel. O IPTU é destinado para financiar serviços públicos, como saúde, educação e segurança, entre outros, na área urbana onde o imóvel está localizado.

Como emitir a 2 via do boleto IPTU Manaus?

Para isso você precisa entrar no site da prefeitura de Manaus, ir na opção de IPTU e procurar a opção da 2 via. Colocar todos seus dados e fazer a emissão.

Avalie este artigo

Avalie post
Bruno Lucas Jung Martendal
Bruno Lucas Jung Martendal
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Botão Afiliado