IPTU Recife: Guia, 2ª via e consulta prefeitura

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. É um tributo cobrado anualmente pelos municípios brasileiros sobre imóveis urbanos, como casas, apartamentos, terrenos, prédios comerciais e industriais, entre outros. O valor do IPTU é baseado no valor venal do imóvel, ou seja, o valor que ele poderia ser vendido no mercado. E por isso resolvemos trazer mais sobre o IPTU Recife!

O que é IPTU?

IPTU é a sigla para Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, um imposto cobrado anualmente pelas prefeituras dos municípios brasileiros para arrecadar recursos para o financiamento de serviços públicos locais, como saúde, educação e infraestrutura. Este imposto incide sobre a propriedade imobiliária, incluindo residências, terrenos, prédios comerciais e industriais. O valor cobrado é calculado com base no valor venal do imóvel e pode ser pago à vista ou parcelado, dependendo das condições estabelecidas pela prefeitura local.

IPTU Recife
IPTU Recife, bandeira de Recife. Foto: Wikipédia

Formas de pagamento do IPTU Recife

O município de Recife oferece descontos aos contribuintes que optam por pagar o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em cota única. O desconto é de 10% e pode ser obtido por meio do cadastramento do CPF na nota fiscal eletrônica, o que pode resultar em até 30% de crédito do ISS e até 50% de desconto no pagamento de vários tributos.

Para quem prefere parcelar o pagamento, o governo de Recife oferece o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), que permite a quitação do débito sem cobrança de juros e multas extras, além de ser possível quitar as dívidas de forma individual. O IPTU Recife pode ser pago em até 96 parcelas.

Como consultar o IPTU Recife?

A consulta do IPTU em Recife pode ser feita através do site “Recife em dia“. Para isso, basta acessar a seção de IPTU na plataforma e escolher a opção de taxas de serviços. Preencha então os dados requeridos no formulário e envie. Este site também é a opção para obter boletos para pagamento parcelado e a segunda via de quitação do tributo. Além disso, o pagamento pode ser feito por meio do PIX, utilizando o QR Code presente no boleto. Caso prefira fazer o pagamento presencial, o boleto pode ser pago em bancos conveniados como Banco do Brasil, Sicredi, Caixa, Itaú, Bradesco, entre outros.

Print do site de Recife
Print do site de Recife. Foto: Reprodução

Como calcular o valor do IPTU Recife?

Segundo informações da própria Prefeitura da Cidade do Recife, o IPTU é calculado a partir da aplicação de uma alíquota percentual sobre o valor venal do imóvel. Vale lembrar que este valor é cobrado a partir da localização do bem e de seu percentual de área construída.

Entretanto, é necessário citar que o valor venal é, na maioria dos casos, abaixo do valor comercial do imóvel. Dessa forma, uma casa que vale R$ 200 mil tem alíquota de 1% para o IPTU.

Assim, para saber o valor do imposto devido, calcula-se o valor de 1% de 200 mil, que resulta em R$ 2 mil, fechando o valor total do que se deve pagar do imposto imobiliário.

Dessa forma, o contribuinte do IPTU Recife pode optar por pagar a cota única ou parcelar o tributo em até 21 vezes, com taxas de operação que variam de acordo com o perfil do débito. Esse pagamento deve ser feito por meio de boleto.

Assim, a Prefeitura oferece 40% de desconto nos juros e na multa no pagamento à vista e, para quem parcelar em até 12 vezes, o desconto é de 30%, já em até 24 vezes, o desconto é de 20%. Vale destacar que de 25 a 60 parcelas, o contribuinte não conseguirá obter descontos.

Como fazer o pagamento do IPTU Recife?

Em Recife, assim como em outros municípios, é possível obter descontos para pagamento do IPTU em cota única. O valor do desconto é de 10%, e pode ser concedido também para aqueles que registraram o CPF na nota fiscal. Além disso, a opção de pagamento parcelado é oferecida aos contribuintes que preferem quitar o tributo sem prejudicar a relação com o órgão fiscal.

No entanto, o parcelamento do IPTU pode resultar em taxas extras, mas a prefeitura de Recife, por meio do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), está trabalhando para tornar a quitação dos débitos mais fácil, cancelando juros e multas extras. Assim, com o PPI, as dívidas podem ser quitadas de forma individual e o IPTU pode ser pago em até 96 parcelas.

E aí, Gostou?

E então, entendeu melhor sobre o IPTU Recife? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é IPTU?

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um imposto cobrado anualmente pelo município onde se encontra a propriedade. É calculado com base no valor do terreno e da construção e/ou edificação existente na propriedade. O IPTU tem como finalidade principal arrecadar recursos para o município, visando à manutenção da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população. Além da arrecadação de recursos, o IPTU também tem o objetivo de regular o uso e a ocupação do solo urbano, contribuindo para o planejamento urbano do município.

Como emitir 2 via do boleto do IPTU?

Em caso da emissão pela internet, basta acessar o site da prefeitura ou da Secretaria da Fazenda de seu município, procurar a opção de emissão da 2ª via IPTU, inserir os dados solicitados e realizar a impressão ou salvar a nova guia.

Avalie este artigo

Avalie post
Bruno Lucas Jung Martendal
Bruno Lucas Jung Martendal
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.