IPTU Ribeirão Preto: Guia, 2ª via e consulta prefeitura

Se você mora em Ribeirão Preto e possui uma ou mais propriedades em seu nome, é importante estar atento ao pagamento do IPTU Ribeirão Preto. Como uma obrigação anual, é crucial que você esteja informado sobre todos os detalhes e particularidades deste imposto. Para ajudá-lo a compreender melhor o IPTU Ribeirão Preto, este artigo traz todas as informações importantes que você precisa saber. Fique por dentro e garanta a tranquilidade financeira para o ano inteiro.

O que é IPTU?

IPTU significa Imposto Predial Territorial Urbano, e é um imposto cobrado anualmente pela prefeitura das cidades brasileiras sobre o valor de propriedades imobiliárias, como casas, apartamentos, terrenos etc. O valor do IPTU é determinado pelo valor venal da propriedade, que é uma estimativa do valor comercial do imóvel. A alíquota pode variar de acordo com a localização, finalidade do imóvel (residencial, não residencial, terrenos sem construção), etc. O pagamento do IPTU é obrigatório para todos os proprietários de imóveis, e sua não realização pode resultar em multas, juros e até mesmo em processos de cobrança judicial.

IPTU Ribeirão Preto
IPTU Ribeirão Preto. Foto: Wikipédia

Pagamento e descontos IPTU Ribeirão Preto

O pagamento do IPTU pode ser feito de algumas formas. Pode ser feito a vista, que como consequência, você acaba ganhando desconto. E o percentual já é aplicado diretamente no boleto de cota única.

A outra forma é fazer o parcelamento IPTU Ribeirão Preto em até doze parcelas mensais e sem desconto. E os vencimentos ocorrem em todos os meses, e de janeiro a dezembro.

O pagante precisa efetuar fazer o pagamento do imposto em uma rede bancária que seja credenciada até a data do vencimento.

Consulta e 2 via IPTU Ribeirão Preto

Agora, caso algum boleto esteja atrasado, você pode emitir uma 2 via atualizada através do site da prefeitura de Ribeirão Preto.

Os carnês de pagamento devem ser entregues pelos Correios de acordo com o CEP do contribuinte, e o quão antes da data de vencimento melhor.

E pode acontecer extravios, então é bem possível que o pagador não receba seu carnê, e dessa forma a 2 via do IPTU será bem útil, e você pode tirar diretamente pelo site da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Print da Prefeitura de Ribeirão Preto
Print da Prefeitura de Ribeirão Preto. Foto: Reprodução

Isenção IPTU Ribeirão Preto

Seguindo a legislação vigente, existem uma série de condições que irão beneficiar os pagadores e imóveis com isenção de IPTU. Algumas isenções são para:

  1. Pensionistas e os beneficiados pelo LOAS.
  2. Aposentados.
  3. Pessoas com invalidez.
  4. Pessoas incapacitadas.
  5. Portadores de HIV.
  6. Viúvas e viúvos.
  7. Menor órfão.
  8. Os imóveis com até 60m quadrados de área construída.

Esses são os principais que ganham isenção. Mas, é precisa ainda além do imóvel na cidade e atender os critérios de renda e valor venal do imóvel.

E todas as isenções precisam de um requerimento, que pode ser encontrado na internet, mais especificamente no site da prefeitura da cidade. Depois de preencher o requerimento e a documentação exigida deve ser apresentada no Poupatempo para fazer a análise.

Valor do IPTU Ribeirão Preto

O valor do IPTU em Ribeirão Preto é calculado em torno de 1% do valor de mercado do imóvel. A prefeitura da cidade determinou um reajuste tanto para o pagamento à vista como para o parcelamento. O aumento do IPTU é esperado ser modesto, baseado no acúmulo da inflação dos últimos 12 meses. No entanto, imóveis que sofreram melhorias, construções ou ampliações podem ter um aumento no valor do imposto.

Para quem opta pelo pagamento à vista, há um desconto aplicado no boleto, com vencimento em janeiro. Já o parcelamento pode ser feito em até 12 parcelas mensais, sem desconto. É importante não deixar passar as parcelas, pois a cada vez que isso ocorre, uma taxa de juros aumentada é cobrada.

IPTU Ribeirão Preto!

E aí, Gostou?

E então, entendeu melhor sobre o IPTU Ribeirão Preto? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Preguntas Frequentes

O que é IPTU?

IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano, é um tributo cobrado anualmente pelos municípios com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para a manutenção de serviços públicos como saúde, educação, infraestrutura, entre outros. Esse imposto é cobrado dos proprietários de imóveis urbanos, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais. O valor cobrado é calculado com base na avaliação do imóvel, sua localização e outros fatores relevantes. É importante destacar que o não pagamento do IPTU pode resultar em multas, juros, cobranças judiciais e até mesmo na perda do imóvel por meio de um processo de execução fiscal.

Como pagar o IPTU Ribeirão Preto?

Para fazer o pagamento do IPTU Ribeirão Preto é simples. Você precisa ir até o site da prefeitura da cidade, achar a parte do IPTU, escolher se você quer pagar cota única ou parcelado, e fazer o pagamento. Que pode ser feito através de bancos digitais, bancos tradicionais, Internet Banking, lotéricas e mais.

Avalie este artigo

Avalie post
Bruno Lucas Jung Martendal
Bruno Lucas Jung Martendal
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.