IPTU Rio de Janeiro: Guia, 2ª via e consulta prefeitura

Quem precisa pagar o IPTU Rio de Janeiro pode se preparar, já que a prefeitura do RJ fez a divulgação do seu calendário de pagamentos do imposto. E segundo o cronograma, o tributo pode começar a ser quitado a partir do dia 7 de fevereiro.

Essa data, é o prazo para os pagantes fazerem esse pagamento da cota única ou primeira parcela do IPTU. E para quem fizer o pagamento a vista da cota única terá 7% de desconto do valor do imposto.

O que é IPTU?

Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, ou IPTU, é um tributo cobrado anualmente pelo município em que a propriedade está situada. O valor do imposto é calculado com base no valor venal da propriedade, que é o valor que ela poderia ser vendida no mercado imobiliário.

O IPTU é uma importante fonte de renda para os municípios, que usam o dinheiro para cobrir custos com a manutenção da cidade, como iluminação pública, limpeza e segurança.

Pagar o IPTU é obrigação do proprietário do imóvel. Em geral, o imposto pode ser pago em cota única com desconto, ou em parcelas mensais, sem desconto. Se o proprietário não pagar o IPTU, o município pode cobrar juros e multa, e até mesmo leiloar a propriedade para recuperar o valor do imposto devido.

IPTU Rio de Janeiro
IPTU Rio de Janeiro. Foto: Wikipédia

Como consultar o IPTU Rio de Janeiro?

As pendências podem ser consultadas através do site da Prefeitura do Rio de Janeiro. Dessa forma, para facilitar a vida dos contribuintes, vamos mostrar o passo a passo para acessar o boleto do IPTU detalhado com as pendências. Veja a seguir como fazer:

  • Vá até o site da prefeitura do Rio de Janeiro.
  • Busque pelo IPTU.
  • Insira os dados pedidos e faça o envio.

É importante escolher a modalidade de pagamento do IPTU. Os bancos conveniados estão listados no próprio portal da prefeitura.

E caso o cidadão queira pagar através do boleto, é possível fazer a impressão direto no site da prefeitura. Ainda, ali mesmo, informa que tem como pagar direto com débito automático.

Print do site da prefeitura do Rio de Janeiro
Print do site da prefeitura do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

Data de pagamento IPTU Rio de Janeiro

Segundo o calendário da Prefeitura do Rio de Janeiro os cariocas devem fazer o pagamento do IPTU a partir do dia 7 de fevereiro, na modalidade de cota única. Veja as datas a seguir:

  • Cota única – 07/02/2024.
  • Segunda Cota – 07/03.
  • Terceira Cota – 05/04.
  • Quarta Cota – 08/05.
  • Quinta Cota – 07/06.
  • Sexta Cota – 05/07.
  • Sétima Cota – 07/08.
  • Oitava Cota – 06/09.
  • Nona Cota – 07/10.
  • Décima Cota – 07/11.

Vale sempre lembrar que as pessoas que fazem o pagamento do IPTU na modalidade de cota única tem um desconto de 7%. Mas, o que poucas pessoas sabem é que caso a prefeitura não faça o envio do boleto até sua residência, você precisa pedir a segunda via do boleto até dia 23 de janeiro.

Outra coisa que ajuda é que, caso os boletos dos anos anteriores tenham sido pagos em dia, existem ainda mais 5% de desconto, totalizando 12% de desconto.

E aí, Gostou?

E então, entendeu melhor sobre o IPTU Rio de Janeiro? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é IPTU?

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um imposto cobrado anualmente pelo município onde se encontra a propriedade. É calculado com base no valor do terreno e da construção e/ou edificação existente na propriedade. O IPTU tem como finalidade principal arrecadar recursos para o município, visando à manutenção da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população. Além da arrecadação de recursos, o IPTU também tem o objetivo de regular o uso e a ocupação do solo urbano, contribuindo para o planejamento urbano do município.

Quando chega o IPTU Rio de Janeiro ?

o IPTU Rio de Janeiro estão disponíveis. Você pode emitir diretamente pelo site da prefeitura ou no app Carioca Digital.

Avalie este artigo

Avalie post
Bruno Lucas Jung Martendal
Bruno Lucas Jung Martendal
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.