IPTU Uberaba: Guia, 2ª via e consulta prefeitura

O imposto territorial e predial urbano, ou mais conhecida como IPTU Uberaba, é uma taxa para as pessoas que possuem imóveis no território dentro da cidade. Ele é um tributo obrigatório e não fazer o seu pagamento pode acarretar sérios problemas futuramente. E por isso resolvemos trazer esse artigo para que você consiga entender melhor sobre o IPTU Uberaba. Acompanhe!

O que é o IPTU?

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo cobrado anualmente pelas prefeituras das cidades do Brasil. Ele é cobrado dos proprietários de imóveis urbanos e tem como objetivo arrecadar recursos para financiar as atividades públicas e os investimentos realizados pela prefeitura.

O valor do IPTU é baseado no valor venal do imóvel, que é o valor estimado do imóvel em um determinado momento, levando em consideração fatores como localização, área construída, condições de infraestrutura, entre outros. O valor do IPTU pode ser pago de uma só vez, geralmente com desconto, ou parcelado ao longo do ano.

A falta de pagamento do IPTU pode resultar em multas e juros, além de prejudicar o nome do proprietário do imóvel, impedindo-o, por exemplo, de realizar transações financeiras ou de vender o imóvel. Além disso, em casos mais graves, a prefeitura pode executar o imóvel para cobrar o imposto devido.

Em resumo, o IPTU é um imposto importante para garantir o funcionamento dos serviços públicos nas cidades e é uma obrigação dos proprietários de imóveis urbanos. Por isso, é importante ficar atento aos prazos e valores do IPTU e realizar o pagamento em dia.

IPTU Uberaba 2023: Guia, 2ª via e consulta prefeitura
IPTU Uberaba. Foto: Facebook Uberaba

Pagamento IPTU Uberaba

Todos os moradores de Uberaba vão ter direito de uma redução de 20% do valor do seu imposto, com uma condição: ter calçada arborizada em seus imóveis.

Essa foi uma medida feita em 2020, com o nome de IPTU Verde, mas, sofreu certas alterações no seu texto para ser colocada em vigor.

Então, quem ter árvores nas calçadas dos seus imóveis vão receber mais 5% de desconto dos 15% que já a prefeitura já está oferecendo no momento.

Desse jeito, todos os moradores da cidade irão conseguir um bom desconto de até 20% em caso de pagamento a vista, pela chamada cota única, que pode acontecer entre janeiro e março. Quando você faz o parcelamento em até 3 vezes, você também consegue manter o desconto desde que não passe o mês de março.

E caso você precise parcelar em até mais vezes, você perde os 15% e fica com os 5% de desconto final. Claro, com sua calçada arborizada.

Consulta 2 via IPTU Uberaba

Para que você evite pagamento atrasados, e como consequência levar uma multa, você vai precisar saber como fazer a emissão da segunda via do boleto que vai possibilitar você fazer o pagamento do IPTU Uberaba.

Saber como fazer a emissão da segunda via é muito importante e urgente quando acontecer o caso de perda ou extravio. E a partir do momento que você sabe como emitir a sua segunda via do boleto do IPTU, você já pode emitir o esse boleto no site antes mesmo que os correios envie para você a primeira via. Veja a seguir o passo a passo de como fazer a emissão:

  1. Entre no site da prefeitura de Uberaba.
  2. Desça um pouco e procure por “IPTU”.
  3. Agora, basta colocar as informações sobre seu imóvel.
  4. Por fim, gere o documento da sua segunda via.
Print do site da Prefeitura de Uberaba
Print do site da Prefeitura de Uberaba. Foto: Reprodução

O que acontece se eu não pagar o IPTU?

Se você não pagar o IPTU, a prefeitura pode aplicar diversas medidas para cobrar o imposto devido. Algumas dessas medidas incluem:

  • Inscrição do débito em Dívida Ativa: Isso significa que a dívida será inscrita como título executivo e poderá ser cobrada por meio de ação judicial.
  • Penalidades e Juros: Por falta de pagamento, a prefeitura pode cobrar juros moratórios e multas de até 20% sobre o valor do imposto devido.
  • Execução Fiscal: Em último caso, a prefeitura pode promover a execução fiscal do imóvel, o que significa que o imóvel pode ser leiloado para pagamento do IPTU em atraso.

Por isso, é importante manter o IPTU em dia para evitar essas sanções e possíveis problemas com a prefeitura. Além disso, o IPTU é uma forma de contribuir para a manutenção e melhoria dos serviços públicos da cidade.

E aí, Gostou?

E então, entendeu melhor sobre o IPTU Uberaba? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é IPTU?

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. É um tributo cobrado anualmente pelo governo municipal sobre a propriedade de imóveis situados nas cidades. O valor do IPTU é baseado no valor do imóvel e pode ser utilizado para financiar serviços públicos, como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana. É importante notar que o valor e as regras de cobrança do IPTU podem variar de acordo com a prefeitura de cada cidade. E Parte inferior do formulário

Como pagar o IPTU Uberaba?

Para você pagar o IPTU Uberaba você primeiramente precisa ir até o site da Prefeitura de Uberaba. Depois, procurar pela área de IPTU, clicar e colocar todas as informações necessárias. Logo em seguida basta gerar o boleto para fazer o pagamento.

Avalie este artigo

Avalie post
Bruno Lucas Jung Martendal
Bruno Lucas Jung Martendal
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.