Pular para o conteúdo

Kalanchoe como cuidar, plantar, regar e adubar a planta – 15 dicas para ter lindas flores

Está buscando saber mais sobre a Kalanchoe como cuidar e todas as dicas de cultivo com a planta da fortuna? Então confira já, em nosso conteúdo exclusivo da KD, todos os principais cuidados, para assegurar que sua planta será saudável, desenvolvida e muito linda, com flores coloridas, que alegrarão seus dias e o ambiente!

Kalanchoe é um gênero de plantas suculentas pertencente à família Crassulaceae. Existem mais de 100 espécies diferentes de Kalanchoe, originárias principalmente de regiões tropicais e subtropicais da África, Madagascar e partes da Ásia. Essas plantas são conhecidas por suas folhas grossas e carnosas, que armazenam água para ajudá-las a sobreviver em climas áridos.

Kalanchoe é popularmente cultivada como planta ornamental devido à sua folhagem atraente e suas flores coloridas. Suas flores podem ser encontradas em diversas tonalidades, como vermelho, rosa, laranja, amarelo e branco, dependendo da espécie e da variedade. Algumas espécies de Kalanchoe também são valorizadas por suas propriedades medicinais e são utilizadas em algumas formas de medicina tradicional.

Essas plantas são relativamente fáceis de cuidar e podem ser cultivadas tanto em ambientes internos como externos, desde que recebam a quantidade adequada de luz solar, água e solo bem drenado. Kalanchoe é geralmente resistente e pode sobreviver em condições de seca, mas é importante evitar o excesso de rega, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.

Kalanchoe como cuidar

A Kalanchoe é uma planta bastante fácil de cultivar e que requer poucos cuidados especiais. No entanto, é importante seguir algumas dicas de cultivo para que ela cresça saudável e forte. Veja a seguir, as melhores dicas e conheça mais!

Origem da planta

A Kalanchoe é uma planta da família Crassuláceas, que é originária da África, Madagascar e Sudeste Asiático. No Brasil, é conhecida popularmente como “folha-da-costa” ou “folha-da-fortuna”.

Kalanchoe  como cuidar, com flores rosas
Kalanchoe como cuidar das rosas. Foto: Pixabay

Como plantar a Kalanchoe

Para plantar, você precisará de uma muda, um vaso, água e uma mistura de solo, com areia e pedras.

  • Primeiro, separe o vaso. Coloque uma camada de areia e pedras no fundo para drenar o excesso de água.
  • Em seguida, coloque a mistura de solo e areia.
  • Agora é hora de plantar a sua Kalanchoe. Coloque a planta no vaso e encha-o com água até que o solo esteja úmido.
  • Depois que estiver plantada, coloque-a em um lugar ensolarado. A Kalanchoe precisa de muita luz para crescer e prosperar.

Veja também: Flor de maio como cuidar!

Qual o substrato adequado?

A flor prospera em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Você pode usar uma mistura de areia e terra vegetal, ou então comprar um substrato para plantas suculentas.

Como cultivar em vasos?

Para cultivá-las em vasos, é importante escolher um vaso bem drenado, com um furo no fundo para que a água não acumule. Coloque uma camada de argila expandida no fundo, para ajudar na drenagem.

Confira algumas opções de vasos na Leroy Merlin e no Mercado Livre.

Kalanchoe alaranjada em um fundo verde
Kalanchoe como cuidar das alaranjada. Foto: Pexels

Qual o clima ideal

A Kalanchoe é uma planta que se adapta bem a diversos climas, desde o tropical até o temperado. No entanto, ela precisa ser protegida durante o inverno, pois não tolera geadas.

Qual a temperatura adequada

A planta tem preferência por temperaturas entre 15ºC e 25ºC, mas pode tolerar temperaturas mais baixas, até 10ºC. Em climas muito quentes, é importante proteger a planta do sol intenso para evitar que as folhas queimem.

Qual o melhor local para mantê-la

A Kalanchoe prospera em ambientes arejados e iluminados, mas não precisa de muita iluminação solar direta. O ideal é mantê-la em um local onde ela receba sol pela manhã ou à tarde, mas fique à meia-sombra durante o meio-dia.

Aprenda a cultivar o Lírio da Paz.

Kalanchoe como cuidar: adubação

A Kalanchoe não precisa de muito adubo, basta adicionar um pouco de composto orgânico ao solo a cada três meses. No entanto, se a planta estiver em um vaso, é importante adubar com mais frequência, a cada dois meses.

Kalanchoe com pequenas flores rosas
Kalanchoe como cuidar com flores rosas e pequenas. Foto: Pixabay

Como regar a planta Kalanchoe

A Kalanchoe não precisa de muita água, sendo assim, basta regá-la duas vezes por semana em dias mais quentes do ano e apenas uma vez nos mais frios. No entanto, é importante verificar o solo antes de regar, para evitar que a planta fique encharcada. O ideal é regar apenas quando o solo estiver seco.

O solo encharcado, faz com que as raízes fiquem o tempo todo em contato com a água, o que poderá levar ao seu apodrecimento e consequentemente a morte da planta.

Kalanchoe como cuidar: as podas

A planta não precisa de podas regulares, basta remover as folhas e ramos secos ou danificados. No entanto, se a planta estiver crescendo muito, você pode podá-la uma vez ao ano, para mantê-la em forma.

Retirar os galhos danificados, faz com que a planta tenha todos os nutrientes necessários para crescer e desenvolver-se. Isso, pois as folhas doentes, roubam os nutrientes que poderiam estar alimentando a parte saudável da flor.

Confira: Como cuidar de tulipas!

Dicas de cultivo

  • A flor não precisa de muitos cuidados especiais, basta regar duas vezes por semana no verão e apenas uma no inverno e adicionar um pouco de composto orgânico ao solo a cada três meses.
  • A planta se adapta bem a diversos climas, mas preferência temperaturas entre 15ºC e 25ºC. Em climas muito quentes, é importante proteger a planta do sol intenso para evitar que as folhas queimem e em climas muito frios, é importante protegê-la de geadas.
  • A Kalanchoe prospera em ambientes arejados e iluminados, mas não precisa de muita luz direta do sol. O sol da manhã ou fim do dia é o ideal para que a planta se desenvolva bem.
Kalanchoe laranja com fundo desfocado
Kalanchoe como cuidar da laranja. Foto: Pixabay

Como manter o Kalanchoe sempre florido?

Para manter o Kalanchoe sempre florido, é importante seguir algumas dicas de cuidado:

  1. Iluminação: O Kalanchoe precisa de luz solar direta para florescer. Por isso, é importante colocá-lo em uma janela ensolarada ou em uma área bem iluminada.
  2. Rega: Regue o Kalanchoe regularmente, mas sem exagerar. Deixe o solo secar um pouco entre as regas para evitar o excesso de umidade.
  3. Temperatura: O Kalanchoe prefere temperaturas moderadas e não tolera geadas. Mantenha a planta em uma área com temperaturas entre 15°C e 25°C.
  4. Poda: Depois que o Kalanchoe terminar de florescer, retire as flores secas e as folhas danificadas para estimular a produção de novas flores.
  5. Fertilização: Fertilize o Kalanchoe regularmente durante a primavera e o verão com um adubo orgânico ou mineral para ajudar a estimular a floração.

Seguindo essas dicas, você pode manter o seu Kalanchoe florido por mais tempo. Mas, é importante lembrar que as flores eventualmente irão desaparecer, e a planta pode entrar em um período de descanso antes de florescer novamente.

12 dicas de Kalanchoe como cuidar

Confira a seguir, alguns dos principais cuidados para ter uma planta linda e saudável:

  1. Regue-a apenas quando o solo estiver seco.
  2. Faça a adubação com composto orgânico a cada três meses, ou com mais frequência se estiver em um vaso.
  3. A Kalanchoe prospera em ambientes arejados e iluminados. O ideal é mantê-la em um local que receba o sol da manhã ou do fim do dia, evitando deixá-la exposta ao sol do meio-dia.
  4. A planta tem preferência por temperaturas entre 15ºC e 25ºC, mas é possível cultivá-la em climas mais quentes ou frios, tomando os cuidados necessários.
  5. A flor não precisa de podas regulares, basta remover as folhas e ramos secos ou danificados.
  6. Não deixe a planta encharcada, pois ela não tolera excesso de água. Caso isso aconteça, retire o excesso de água do vaso imediatamente.
  7. Se a planta estiver em um vaso, troque o substrato a cada ano e lave o vaso com água e sabão para remover eventuais resíduos de fertilizantes ou inseticidas.
  8. A Kalanchoe não é uma planta resistente a geadas, portanto, é importante protegê-la do frio durante o inverno. Se possível, coloque-a em um local aquecido, como uma estufa ou dentro de casa.
  9. A flor pode ser afetada por alguns insetos e doenças, como ácaros e pulgões. Fique atento aos sinais de infestação e trate a planta o quanto antes para evitar que a doença se espalhe.
  10. A Kalanchoe é uma planta da família Crassuláceas, que é originária da África, Madagascar e Sudeste Asiático. No Brasil, é conhecida popularmente como “folha-da-costa” ou “folha-da-fortuna”.
  11. A planta prospera em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Você pode usar uma mistura de areia e terra vegetal, ou então comprar um substrato para plantas suculentas.
  12. Para cultivar a Kalanchoe em vasos, é importante escolher um vaso bem drenado, com um furo no fundo para que a água não acumule. Coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso para ajudar na drenagem.
Kalanchoe Rosa claro
Kalanchoe como cuidar, flor rosa claro. Foto: Pixabay

Significado de dar a flor de presente

A planta pode ser encontrada em diferentes cores, tamanhos e formas. Kalanchoes são consideradas plantas de sorte e prosperidade, o que torna a flor perfeita para presentear alguém que você deseja que tenha um futuro brilhante. A Kalanchoe também é conhecida por representar amor, paixão e dedicação, o que a torna um ótimo presente para alguém que você ama. A Kalanchoe é uma planta muito bonita e versátil. Ela pode ser usada na decoração de qualquer ambiente e é um ótimo presente para qualquer ocasião.

Conheça as violetas e saiba como cuidar.

E aí, gostou?

Agora que você já sabe mais sobre a Kalanchoe como cuidar e todas as dicas fundamentais para um bom cultivo, comente o que achou sobre nosso conteúdo e se tiver mais dicas ou dúvidas, nos fale, para que nossa equipe do KD, possa lhe auxiliar ainda mais ao cultivar plantas! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco, sua opinião é fundamental, para que possamos sempre trazer novos conteúdos para você, leitor!

Kalanchoe como cuidar?

Perguntas Frequentes

Como regar a Kalanchoe?

Você deverá regar a planta duas vezes por semana, em dias quentes do verão e apenas uma vez em dias amenos do inverno.

Kalanchoe como cuidar?

Para cuidar da planta, você deverá plantá-la em solo drenado, com regas corretas, adubação a cada três meses, ou se for cultivar em vasos, adube-a com mais frequência e realize as podas apenas se tiver galhos doentes ou secos.

Qual o melhor adubo?

Para adubara a planta corretamente, é necessário adubá-la com compostos orgânicos, dando sempre preferência ao que é natural, do que os adubos químicos.

Quanto sol Kalanchoe precisa?

Kalanchoe precisa de bastante luz solar para crescer e florescer, então certifique-se de colocá-lo em um local ensolarado. Se sua planta começar a ficar etérea ou amarela, isso significa que ela não está recebendo a luz solar suficiente.

Como devo regar Kalanchoe?

Kalanchoe não precisa de muita água, então você deve regar apenas quando a terra estiver seca. É importante não deixar a planta encharcada, pois isso pode causar podridão das raízes. Se possível, use água da chuva para regar sua planta.

Avalie este artigo

4.2/5 - (5 votos)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

1 comentário em “Kalanchoe como cuidar, plantar, regar e adubar a planta – 15 dicas para ter lindas flores”

  1. Bastante claro, objeto e conciso.
    Aprendi mais com essa matéria.

    Parabéns, ótimo trabalho.
    Aproveito para mencionar que desejo, se possível, estar recebendo suas preciosas dicas de jardinagem.
    Deus os abençoe.
    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Botão Afiliado