Lavanda como cuidar e deixá-la sempre linda e saudável: 11 dicas de cultivo!

9 minutos de leitura

Quer saber mais sobre a lavanda como cuidar, plantar, regar e todas as principais dicas de cultivo para garantir uma planta saudável, desenvolvida e muito aromática? Então confira já, em nosso conteúdo exclusivo da KD e fique por dentro dos assuntos de decoração, jardinagem e dicas para a sua casa!

Lavanda como cuidar – veja já

A lavanda é uma das plantas mais populares e amadas. Suas flores perfumadas e seu cheiro característico são adorados por muitos. Além do seu uso ornamental, a lavanda também é usada para fins medicinais e cosméticos. Se você quer cultivar lavanda, confira a seguir, as nossas dicas de como cuidar da planta corretamente!

Vaso branco de lavanda com fundo amarelo
Vaso de lavanda com fundo amarelo. Foto: Pexels

Como plantar

Para saber mais sobre lavanda como cuidar, a partir do zero, você pode comprar sementes ou mudas de uma loja de jardinagem. Sementes podem ser difíceis de cultivar, então mudas são a melhor opção para iniciantes.

Veja também: Peperômia como cuidar!

Dicas para fazer mudas

Quando você estiver plantando mudas de lavanda, é importante escolher um local bem ensolarado. A lavanda precisa de muito sol para crescer bem. O solo também deve ser bem drenado. Se o seu solo for muito argiloso ou arenoso, você pode precisar adicionar alguma matéria orgânica para melhorar a drenagem.

Uma vez que você escolheu o local certo, é hora de plantar as mudas. Coloque as mudas em buracos deixando cerca de 30 cm entre cada uma. Regue as mudas após o plantio e continue regando-as regularmente durante o primeiro mês.

Mudas de lavanda em vasos sobre mesas de madeira
Mudas de lavanda em vasos. Foto: Pixabay

É importante escolher as mudas mais verdes e robustas, pois assim, é mais garantido que a planta seja saudável e seus diversos ramos, farão com que, se bem cuidada, fique ainda mais elegante e composta.

Substrato ideal

A lavanda cresce melhor em solo leve e bem drenado. Se o seu solo for muito argiloso ou arenoso, você pode precisar adicionar alguma matéria orgânica para melhorar a drenagem.

Como regar a planta

A lavanda precisa de bastante água, especialmente quando está se adaptando a um novo local. Depois que a lavanda se estabelece, ela pode suportar períodos de seca. No entanto, é importante regar a lavanda regularmente durante o primeiro mês após o plantio.

Conheça mais sobre a begônia como cuidar!

Cuidado com as regas

Solos encharcados acabam mantendo as raízes das plantas por muito tempo em contato com a água, sendo assim, poderá acontecer o apodrecimento das raízes e consequentemente a morte da sua lavanda, sendo assim, regue de forma moderada, para que a planta não esteja encharcada, mas garantindo que não lhe faltará água!

Lavanda como cuidar, flores no sol
Ramos de lavanda no sol. Foto: Pixabay

Lavanda como cuidar: Adubo

É preciso adubar a planta, ao menos uma vez ao ano, com adubos orgânicos, que sejam ricos em nitrogênio. Mas se o solo não tiver as condições ideais para o cultivo, é crucial que você repita com mais frequência a adubação da planta, assegurando que ela poderá crescer forte e linda!

O melhor lugar para plantar

A lavanda cresce melhor em locais ensolarados e bem ventilados. O calor do sol ajuda a abrir as flores e intensifica o seu aroma. O vento também ajuda a evitar que as plantas fiquem muito úmidas, o que pode levar às doenças ou deixá-la vulnerável a infestações de pragas.

Lavanda em vaso com fundo escuro
Lavanda em vaso. Foto: Pexels

Como plantar em vasos

A lavanda também pode ser cultivada em vasos. Vasos são uma ótima opção se você mora em um apartamento ou se não tem muito espaço no seu jardim. No entanto, é importante escolher um vaso grande o suficiente para dar à lavanda o espaço que ela precisa para crescer. Também é necessário escolher um vaso com furos de drenagem para evitar que as raízes da lavanda fiquem encharcadas e sempre a mantenha em um ambiente que receba muita luz solar, como em janelas ou varandas.

Aprenda como cuidar de babosa e saiba seus benefícios!

Lavanda como cuidar: em vasos

Quando você estiver cultivando lavanda em vasos, é importante escolher um local bem ensolarado. A lavanda precisa de muito sol para crescer bem. Outra dica é adicionar alguma pedra na base do vaso para melhorar a drenagem. Isso evitará que as raízes da lavanda fiquem encharcadas.

Ideias de vasos e onde comprá-los

Você pode conferir essas dicas de decoração com as flores da lavanda no Pinterest e comprá-los no Mercado Livre ou no Carrefour.

Vaso de lavanda visto de cima.
Vaso visto de cima. Foto: Pexels

O segredo para ter uma lavanda sempre cheirosa

O segredo para uma lavanda sempre cheirosa é escolher um local com muita luz e calor do sol, que seja também bem ventilado. Isso, pois o calor do sol ajuda a abrir as flores, intensificando o seu aroma e o vento ajuda a evitar que a umidade do solo e do ambiente, seja prejudicial a lavanda, o que pode levar à infestação de pragas ou doenças.

Clima que deve ser cultivada

A lavanda cresce melhor em climas quentes e secos. No entanto, ela também pode suportar períodos de frio e umidade, desde que seja bem cuidada.

Ramos de lavada colhidos
Ramos de lavanda. Foto: Pexels

10 cuidados fundamentais com a lavanda

Para ter uma bela planta, é necessário entender mais sobre a lavanda como cuidar, pois ainda que seja bastante resiliente, ela precisa de cuidados para crescer bem. Aqui estão 10 dicas fundamentais para saber como cuidar de lavanda:

  1. Escolha um local ensolarado e ventilado.
  2. O solo deve ser bem drenado. Se o seu solo for muito argiloso ou arenoso, você pode precisar adicionar alguma matéria orgânica para melhorar a drenagem.
  3. A lavanda precisa de bastante água, especialmente quando está se adaptando a um novo local. Depois que a lavanda se estabelece, ela pode suportar períodos de seca. No entanto, é importante regar a lavanda regularmente durante o primeiro mês após o plantio.
  4. Pode ser necessário adubar a lavanda a cada ano para garantir que esteja recebendo os nutrientes necessários. O ideal é usar um adubo orgânico rico em nitrogênio.
  5. Aparar as plantas regularmente para estimular o crescimento e manter a forma desejada.
  6. Remover as flores secas ou doentes, para evitar que a planta fique fraca, dividindo seus nutrientes com partes que não se recuperarão, sendo assim, é necessário retirá-las.
  7. Se você estiver cultivando lavanda em vasos, é importante escolher um vaso grande o suficiente para dar à lavanda o espaço que ela precisa para crescer. Também é importante escolher um vaso com furos de drenagem para evitar que as raízes da lavanda fiquem encharcadas.
  8. Quando você estiver cultivando lavanda em vasos, é importante escolher um local bem ensolarado. A lavanda precisa de muito sol para crescer bem. Outra dica é adicionar alguma pedra na base do vaso para melhorar a drenagem. Isso evitará que as raízes da lavanda fiquem encharcadas.
  9. O segredo para uma lavanda sempre cheirosa é escolher um local ensolarado e bem ventilado. O calor do sol ajuda a abrir as flores e intensifica o seu aroma e o vento ajuda a evitar que as plantas fiquem muito úmidas, o que pode levar às pragas e doenças.
  10. A lavanda cresce melhor em climas quentes e secos. No entanto, ela também pode suportar períodos de frio e umidade.

Veja também:

E aí, aprendeu mais sobre a Lavada como cuidar e cultivar?

Comente aqui o que você achou desse conteúdo sobre como cuidar de lavanda e caso tenha dúvidas, pergunte-nos, para que nossa equipe do KD, possa lhe auxiliar da melhor forma! Compartilhe suas experiências e demais dicas conosco e ajude outros leitores, a cultivarem corretamente suas plantinhas!

Perguntas Frequentes

Plantar lavanda com mudas é melhor do que com sementes?

Se você não tem muita experiência em cultivar plantas desde o zero, plantar por meio de mudas, pode ser mais fácil, garantindo um cultivo prático e podendo escolher as opções mais robustas e verdinhas, para que sua lavanda seja mais composta e saudável!

Lavanda como cuidar e regar?

Para saber como cuidar da lavanda, é necessário entender a importância das regas, pois no início do seu cultivo, a planta necessita de regas moderadas e frequentes, ao menos no seu primeiro mês de plantio, pois após esse período, a lavanda conseguirá sobreviver sozinha em condições de seca ou regas mais escassas.

Como adubar e cuidar lavanda?

Lavandas como cuidar: adube a planta ao menos uma vez ao ano, com adubos orgânicos, que sejam ricos em nitrogênio, mas se as condições de solo estejam mais pobres, faça a adubação com mais frequência, garantindo melhores condições de cultivo.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.