Lembranças De Viagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Comprar algum item para servir de lembranças de viagem é um hábito comum e muito popular. Porém, às vezes torna-se difícil saber como utilizar esses objetos na decoração.

Voltou de viagem, desfez as malas e se deparou com várias recordações e souvenirs adquiridos ao longo do passeio e não sabe o que fazer com eles? Não esconda suas memórias turísticas numa gaveta.

Acompanhe nosso post e conheça formas diferentes de usar esses objetos como itens decorativos de destaque nos ambientes do seu lar.

Lembranças De Viagem
Lembranças De Viagem. Foto: Pixabay.

Como decorar a casa com as lembranças de viagem

As maneiras de incorporar as recordações das viagens variam a depender do estilo da decoração preexistente, do espaço disponível e outras características do ambiente.

Pensando nisso, daremos sugestões variadas para que você encontre a que combina com seu lar.

Harmonize as recordações de viagem com o restante da decoração

O excesso de souvenirs na decoração tende a deixar o ambiente sobrecarregado devido às diferentes e numerosas informações visuais. A fim de evitar esse problema, preze pela harmonia entre as decorações preexistentes e as adições provenientes de viagens.

Planeje antes de comprar

Uma maneira eficiente de garantir uma decoração coesa é planejar qual tipo de recordação será adquirida nas viagens.

Antes de comprar as lembranças de viagem, imagine como os objetos que pretende adquirir irão interagir com a mobília da casa, com as cores do ambiente. Igualmente reflita se há um lugar disponível para armazenar ou expor esse item e como você o incorporaria à decoração.

Prefira qualidade à quantidade

Opte por recordações de viagem com funcionalidade ou que sejam feitas com materiais de qualidade, isso garantirá que elas não se tornem apenas elementos que “ocupam espaço”.

Ao escolher os itens que levará para casa, prefira retornar com poucos itens que sejam significativos para você, do que com numerosos objetos comprados por impulso.

Atenção ao tamanho e às cores

O tamanho do objeto também é relevante, pois quanto maior ele for, mais complicado pode ser adequá-lo à decoração. A mesma recomendação vale para objetos com cores vibrantes e chamativas.

Cômodos com predomínio de tons neutros, como branco, preto, cinzas, beges e marrons, oferecem maior liberdade para decorar com recordações de viagens ricas em cores. Visto que a paleta de cor neutra balanceia a intensidade das demais cores.

O estilo boho também possibilita à adição de várias cores, texturas e estampas presentes em souvenires e peças relativas a tradições culturais.

Isso ocorre porque a estética boho em si é constituída pela junção de diferentes estilos de decoração, por exemplo, hippie, country, estampas étnicas, etc. Esse aspecto diversificado e plural é ideal para os viajantes de carteirinha que sempre retornam com muitas memórias atreladas a objetos.

Reserve um cantinho para as lembrancinhas de viagem

As recordações de momentos felizes merecem um espaço especial. Eleja um local de destaque em seu lar e crie uma área exclusiva para as lembranças de viagem. Há várias formas de executar esse projeto, listamos algumas sugestões abaixo:

Prateleiras

Reserve prateleiras ou uma estante inteira para exibir os itens provenientes das viagens. Cada prateleira pode retratar um local visitado.

Nichos

Posicionar os objetos em nichos decorativos instalados nas paredes são uma alternativa que maximiza o espaço vertical e destaca suas experiências turísticas ao mesmo tempo.

Faça de cada nicho o espaço para os objetos de uma determinada localidade visitada. Pinte-os de cores diferentes e capriche na composição dos objetos.

Bandejas

Para alocar itens menores, experimente colocá-los em uma bandeja sobre o aparador na sala de estar. A bandeja com as pequenas lembrancinhas também pode ser posicionada na mesa de centro.

Essa alternativa evita que objetos pequenos sejam esquecidos e até perdidos em outros cantos da casa.

Caixas

Uma alternativa compacta para os viajantes experientes é armazenar as memórias em caixas. Embeleze o exterior delas com o nome, mapa do país, estado ou cidade visitada ou fotos de pontos turísticos.

As sugestões dadas acima são formas simples de evitar conflitos entre os itens e o restante da decoração. Assim como, auxiliam na organização do ambiente.

Exponha os itens em locais diferentes do usual

Existem lembranças de viagens que são tão belas e delicadas que nem temos coragem de utilizar, não é?  Tapeçarias feitas à mão, mantas com estampas étnicas, pratos de porcelana com ornamentos que remetem à cidade visitada, a lista é extensa.

Em vez de utilizar esses itens para seu propósito original, exponha-os como as obras de que eles são.

Louças na parede

Os pratos de porcelana podem ser fixados na parede da cozinha para um visual divertido. Canecas temáticas e conjuntos de chá viram pontos focais quando armazenados em armários abertos na cozinha.

Tapeçaria na parede

Fixe as mantas, tapetes e tecidos em áreas da casa. A tapeçaria pode torna-se uma cabeceira de cama ou ser emoldurada e enfeitar a sala de estar. Ao pendurar os tecido, escolha métodos que não danifiquem a peça.

Use os itens que geralmente ficam esquecidos nas gavetas para decorar

Ao viajar é comum irmos a exposições, shows, concertos, cinemas entre outras atrações que nos fornecem tickets que registram nossa presença nesses eventos.

Os ingressos e comprovantes costumam ficar esquecidos em uma gaveta, pasta ou até serem jogados fora. Mas esses registros podem ser aproveitados e incorporados em projetos de decoração no estilo “Faça Você Mesmo”.

Tickets no pote

Abrigue os tickets, ingressos e passagens de avião em um pote de vidro transparente e exponha-o na estante. Você pode decorá-lo para que ele remeta aos lugares visitados.

Outro material a ser empregado neste projeto é uma garrafa com rolha de cortiça. Se for de alguma bebida adquirida na viagem, melhor ainda. Coloque os papéis em seu interior para um efeito de “mensagens na garrafa”.

Mural de tickets

Faça um mural de fotos, mas com os comprovantes. É possível misturar as fotos dos eventos e os respectivos tickets para recordar com precisão a data dos acontecimentos. Outra opção é utilizar um memory board e pregadores delicados para expor os papéis.

Com as nossas dicas você poderá transformar o visual dos ambientes da casa através de felizes recordações de viagens.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + doze =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.