Livros flutuantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Sim! Livros podem “flutuar” quando empilhados nas charmosas estantes invisíveis ou estantes flutuantes. Venha saber como fazer sua própria estante invisível e ter livros flutuantes na parede.

As prateleiras invisíveis são uma forma minimalista e descolada de armazenar livros. Os suportes criam uma ilusão de que o livro está apoiado em nada, como se estivesse flutuando.

Elas estão disponíveis do mercado, mas podem ser feitas artesanalmente por meio de projetos no estilo “Faça Você Mesmo” (Do It yourself, DIY). Acompanhe nosso post para saber mais sobre as estantes e como elas impactam à decoração.

Também ensinaremos duas formas de criar a ilusão de que o livro flutua através de um tutorial bem detalhado de como criar sua estante.

Livros flutuantes
Livros flutuantes. Foto: ordenato.com.br

Livros flutuantes: decoração e passo a passo

Antes de começarmos, vamos falar um pouquinho sobre como funciona essa forma única e diferente de expor os livros e seus efeitos na decoração:

Estantes invisíveis na decoração

As estantes flutuantes oferecem utilidade e uma forma de dar um toque especial à decoração porque elas maximizam o espaço vertical e criam um efeito decorativo muito interessante.

Dessa forma, tem-se uma alternativa para armazenar livros em cômodos com área limitada e também estabelecer um ponto focal de destaque aos livros.

Quanto à utilidade, a estante invisível pode ser instalada em diferentes alturas e locais da casa. Essa liberdade auxilia a aproveitar áreas livres nas paredes e criar diversas configurações com as estantes, como colocá-las do a lado, ou uma sobre a outra, etc.

A respeito da decoração, elas são uma forma de dar destaque aos seus livros prediletos e deixar os ambientes com seu estilo pessoal. São uma boa pedida em cômodos com estética minimalista e moderna.

Mas porque os livros parecem estar flutuando?

Nas prateleiras disponíveis no mercado há uma pequena saliência – parecida com um pequeno ganchinho – na parte debaixo e próxima à parede do suporte.

Quando o livro é posicionado com seu miolo apoiado no suporte, o ganchinho apoia a contracapa do último livro, aquele que será a base, e impede que ela fique solta.  Assim, tem-se a impressão de que o livro está fechado sem estar apoiado em nada, ou seja, flutuando.

Já nas versões feitas em casa, a ilusão costuma ser elaborada de outra forma. Mas não deixa de ser eficaz.

Vamos te ensinar duas formas diferentes de criar a ilusão de que o livro que sustenta os demais está flutuando. O passo a passo é praticamente o mesmo, porém um projeto envolve fita dupla face e o outro adesivo de velcro.

Passo a Passo: estante invisível

Vamos começar nosso passo a passo bem explicadinho e com recomendações para você fazer a prateleira invisível perfeita.

Materiais

  • 1 a 3 cantoneiras (você escolhe quantas instalará);
  • 1 parafuso e 1 bucha para cada orifício da cantoneira;
  • Furadeira;
  • Broca de tamanho correspondente ao parafuso e à bucha;
  • Régua ou trena;
  • Lápis;
  • Chave de fenda;
  • Livro de capa dura;
  • Tesoura;
  • Adesivo de velcro ou fita dupla face resistente (dependendo da opção que você decidir seguir, vamos ensinar as duas formas);

Importante: cantoneiras

O número de cantoneiras fica à sua escolha. Uma cantoneira posicionada no centro é capaz de suportar menos peso, portanto não é o ideal se você pretende empilhar livros pesados.

Duas cantoneiras, uma em cada extremidade, suportam mais livros e três cantoneiras, duas nas extremidades e uma no centro proporcionam maior segurança ao empilhar vários livros.

Independentemente da quantidade, a cantoneira deve alcançar, pelo menos, a metade da largura do livro escolhido. Quanto maior a extensão que ela alcançar, mais seguro os livros estarão.

Importante: escolha do livro

Se for utilizar fita dupla face no seu projeto, escolha um livro de capa dura que não pretende ler mais ou compre um livro usado em sebo especificamente para isso. Ele não pode ser um livro de uso constante porque sua contracapa ficará grudada à cantoneira.

Passo 1

Utilize lápis e régua para traçar o local do lado interno da contracapa que ficará preso à cantoneira. Se estiver utilizando uma ou três cantoneiras, marque o meio da contracapa. Se utilizar duas, marque dois locais, cada um em uma extremidade.

Os adesivos de velcro suportam, em média, até 1kg, o que é mais do que o suficiente para manter a contracapa colada à cantoneira.

Cole um lado do velcro na contracapa e outro na cantoneira. Teste se o posicionamento está correto antes de prosseguir.  Se optou pela fita adesiva, pule essa etapa.

Passo 2

Coloque a cantoneira no espaço desejado e faça marcações com o lápis nos locais onde os furos devem ser feitos. Confira se as marcações estão alinhadas e paralelas.

Passo 3

Utilize a brocha e a furadeira e fure, seguindo as marcações. Para evitar sujar o local com a poeira, prenda uma sacola abaixo da área a ser furada.

Coloque a bucha nos furos criados e parafuse os parafusos com a chave de fenda.

Passo 4

Adesivo de velcro:

Posicione o livro na cantoneira e una os dois lados do velcro e mantenha-os unidos, pressionando com seus dedos, por alguns segundos para garantir uma boa fixação.

Fita dupla face

Recorte pedaços da fita dupla face e cole na parte inferior das cantoneiras. Una a parte interior da contracapa às cantoneiras com fita e pressione por alguns segundos para garantir uma boa aderência.

Importante: Aos amantes de livros

Ao optar por essa forma de fixação, é melhor escolher realmente um livro e dizer “adeus” a ele. Embora não seja impossível removê-lo, tentar descolá-lo é um risco, pois você pode não conseguir fazer isso sem danificá-lo.

As fitas dupla face de espuma, por exemplo, são destinadas à fixação permanente. Assim, se você colar seu livro com ela e depois perceber que precisa lê-lo, será um processo complicado retirar a fita, pois ela deixa resíduos de espuma, cola e não sairá de uma vez só.

Além disso, colar e descolar frequentemente encurtará a vida útil da fita e do livro também. Se quiser preservar o livro que ficará na base, a opção com velcro é a melhor.

Agora que já sabe todo o passo a passo é só colocar a mão na massa para ter seus livros flutuantes!

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.