Luminárias pendentes: como usar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

As luminárias pendentes são uma tendência do design de interiores e trazem visual refinado e moderno. Saiba como utilizar esse item útil e decorativo em seu lar.

As luminárias pendentes, também chamadas só de pendentes, são muito comuns em salas de jantar com design contemporâneo e moderno. Mas esses objetos diferenciados não precisam ficar restritos a esse cômodo.

Se você aprecia essa tendência decorativa, mas não sabe como implementá-la em seu lar, acompanhe nosso post. 

Vamos dar orientações de como utilizar luminárias pendentes em diferentes cômodos da sua casa e incorporar essa tendência do design de interiores a sua decoração.

Luminárias pendentes: como usar
Luminárias pendentes: como usar. Foto: Pikist

Dicas gerais de como usar luminárias pendentes

Essas dicas úteis vão te ajudar a não errar no uso das luminárias pendentes, independente do cômodo.

Distância ideal: luminária e a bancada ou mesa

Ao pendurar uma luminária sobre uma superfície como uma bancada ou mesa, busque manter uma distância de 70 cm a 80 cm entre o tampo do móvel e a luminária. 

Esse distanciamento é fundamental para evitar que os moradores se machuquem ao bater a cabeça no pendente. 

Distância ideal: luminária e mesa lateral ou de cabeceira

A distância a ser reservada quando o móvel for uma mesa de cabeceira ou mesa lateral é um pouco menor. Como esses móveis não são utilizados com cadeiras, o risco de alguém bater neles é menor.

Além disso, a altura de mesas de cabeceira ou lateral é reduzida. Por esses motivos, um intervalo de 30 cm a 50 cm entre a luminária e a mesa é suficiente.

Distância ideal: luminária e mesa de centro

Se o móvel for uma mesa de centro, o espaço deve ser de 1,50 m a 1,70 m para um visual agradável e também seguro.

Como manter a proporção correta entre luminária e móvel iluminado

Existe um truque para manter a proporção entre o objeto a ser iluminado e a luminária. A estratégia é: escolher uma peça que tenha o diâmetro correspondente a 1/3 do tamanho do móvel que está abaixo. 

Por exemplo, uma mesa para estudos com 1,30 m pede uma luminária com cerca de 40 cm.

Teto

O uso de luminárias pendentes pode ser aplicado a qualquer cômodo. Mas elas ficam especialmente bonitas em ambiente com o teto alto, com cerca de 2,80 m.

Cômodos pequenos

O espaço disponível no cômodo deve ser levado em conta no momento de escolher a luminária pendente. Para os cômodos compactos, o ideal são luminárias com cores discretas e formatos mais esguios e alongados. A adição de pendentes grandes deixará o ambiente com aspecto menor do que já é.

Cômodos Amplos

Um cômodo amplo vai se beneficiar mais de luminárias com maior diâmetro e com cores intensas. Utilizar peças pequenas nesses ambientes produz um efeito desproporcional, pois a luminária vai parecer desconexa e perdida na amplitude do cômodo.

Como usar luminárias pendentes em diferentes cômodos

Cada cantinho do lar possui um lugarzinho que pode acomodar as luminárias pendentes. Veja algumas sugestões de uso dessas peças em diferentes cômodos.

Sala de Jantar

A sala de jantar é o cômodo que mais recebe luminárias pendentes. Devido à presença da mesa de jantar e seus propósitos de interação entre pessoas, as luminárias pendentes são adições quase naturais a esse local da casa.

Para iluminar sua mesa de jantar, você pode utilizar uma luminária com um terço do tamanho da mesa e instalá-la no teto de forma que ela ilumine o centro do móvel. Outra forma de fazer isso é colocar duas ou três luminárias menores ao longo da mesa.

Essa iluminação direcionada ajuda na visualização das refeições e na comunicação entre as pessoas.

Cozinha

A mesa da cozinha também pode receber uma iluminação adicional. A lógica é a mesma aplicada à mesa da sala de jantar.

As cozinhas no estilo americano, aquelas tipicamente integradas à sala de estar, ficam particularmente lindas com luminárias pendentes. 

Nesses casos, use os pendentes para iluminar sua bancada. Esse móvel, que costuma separar parcialmente os dois cômodos, pode ganhar uma luminária direcionada sobre ele a fim de melhorar a iluminação da bancada.

Quarto

Algumas pessoas têm dúvida se as luminárias pendentes podem ou não ser colocadas no quarto. Mas, não há o porquê de excluir as luminárias desse cômodo. 

No quarto, as pendentes podem ocupar diversos lugares. Veja algumas possibilidades: 

  • Duas luminárias pendentes, cada uma de um lado da cabeceira; 
  • Uma luminária pendente posicionada para iluminar a mesa de cabeceira; 
  • Uma luminária pendente para o canto do quarto com poltrona destinada à leitura; 

Esses pontos de luz podem substituir abajures e arandelas. Assim como nos outros cômodos, o segredo é manter os pendentes a uma altura segura para evitar batidas.

Banheiro

Luminárias pendentes também ficam bonitas no banheiro, principalmente Iluminando a pia. Planeje a altura ideal para que os moradores possam lavar o rosto e as mãos sem serem atrapalhados pela luminária.

Outro ponto importante ao usar esse objeto no banheiro é escolher um material que resista à umidade do cômodo.

Independente do cômodo, escolha sempre as luminárias pendentes que harmonizam com a decoração predominante no ambiente. Assim o visual fica coeso e agradável.

Perguntas Frequentes

Como fazer uma luminária pendente?

Para fazer uma luminária pendente simples e barata, você precisará dos seguintes materiais: lata de alumínio, lâmpada LED, furadeira, soquete com fio e cúpula para teto. Faça um furo pequeno no fundo da lata e desmonte o soquete para a passagem do fio pelo buraco. Depois basta montar o soquete e instalar sua luminária “Faça Você Mesmo” no teto.

Posso usar luminária pendente no quarto?

Luminárias pendentes podem sim ser utilizadas no quarto. Elas podem ser instaladas para iluminar uma área para leitura, assim como serem posicionadas ao lado da cabeceira da cama. Você também pode substituir o abajur sobre a mesa de cabeceira por uma luminária pendente. O importante é avaliar a altura, para que ninguém bata a cabeça na luminária.

Como escolher uma luminária pendente moderna?

Luminárias pendentes com estética moderna costumam ser feitas de metal e apresentar design e modelo diferentes do convencional. Para escolher uma luminária nesse estilo, avalie a decoração do cômodo em que ela ficará. A luminária deve harmonizar com as cores, texturas, móveis e acessórios de decoração para garantir um visual moderno e coeso.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dois =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.