Dicas para manter sua casa sempre organizada

6 minutos de leitura

Desde que as mulheres começaram a entrar no mercado de trabalho, a jornada dupla, ou muitas vezes tripla as consome, e manter a casa sempre organizada deixou de ser algo simples, que é feito de forma praticamente intuitiva para se tornar algo que tem que ser pensado e organizado.

Se a sua casa se tornou um fardo para você e você não sabe mais o que fazer para mantê-la organizada, esse artigo é para você!

A importância da organização

Viver em uma casa limpa e organizada é algo importantíssimo tanto para quem vive sozinho quanto para quem tem uma família.

Se você tem filhos pequenos, uma casa organizada dá uma certa segurança a eles, uma vez que a organização é essencial para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

A limpeza, além de ajudar na ordem, também ajuda na saúde, uma vez que precisamos do mínimo de higiene para vivermos saudáveis.

Um ambiente limpo, organizado e bonito contribui para nos dar a sensação de aconchego quando chegamos em casa depois de um dia cansativo no trabalho.

Pequena mesa com espeçho e luzes ao redor, com placa de organização e demais materiais
Bancada com espelho organizada. Foto: Pexels

Você já deve conhecer essa sensação: você trabalhou o dia todo, acabou de chegar em casa e sua casa está limpa e organizada.

Você toma um banho, em um banheiro cheiroso, deita no sofá, com almofadas confortáveis, e assiste um pouco de televisão, antes de ir para cama, com lençóis limpos e cheirosos e ter uma noite de sono restauradora.

Essa imagem com certeza é muito melhor do que a de entrar em casa, toda suja, com papéis jogados pelo chão, aquela bolinha de poeira voando. Você pula a sujeira e os brinquedos que estão esparramados. Olha para todo aquele caos a sua volta e se pergunta se você realmente quer ficar ali ou se é melhor fugir para as montanhas.

Como manter uma casa organizada

Tenho certeza que você já não tem mais dúvida nenhuma de que a organização é importante. Então agora é hora de colocar a mão na massa e conhecer nossas dicas para ter a casa sempre organizada!

Planejamento

O primeiro ponto para ter uma casa sempre organizada é o planejamento. Organize o que precisa ser feito todo dia e tente realmente cumprir esse cronograma.

Algumas pessoas gostam muito de separar um dia na semana para fazer faxina e nos outros dias fazer apenas uma manutenção. Se você gosta de fazer as atividades dessa forma, não tem problema. Basta se organizar para que realmente no dia da faxina você apenas tenha a faxina para fazer, e não tenha que se preocupar em lavar e passar roupa, arrumar a bagunça, fazer comida, etc.

Crie alguns hábitos

A sua casa não ficou bagunçada e suja do dia para noite. Então você também não vai conseguir organizá-la do dia para noite.

Se você está com dificuldades de começar e de sair desse ciclo vicioso, comece com algo simples, como por exemplo a pia.

Uma das coisas que mais fica suja em uma casa, é a pia. Afinal, todos nós comemos várias vezes por dia e parece que os pratos e copos sujos gostam de se multiplicar na pia.

Mulher organizando seus armários para ter uma casa sempre organizada
Mulher organizando armário. Foto: Pexels

Se você não sabe por onde começar, comece colocando a meta de todos os dias ir dormir com a pia limpa.

Lave toda a louça, seque e guarde a louça limpa, limpe o fogão e deixe a sua pia seca.

Começar o dia com uma pia limpa já ajuda a dar outro ânimo para o dia. Além disso, a maioria das pessoas não suja muita louça no café da manhã, então você já pode lavar a louça do café rapidinho e garantir que a sua pia vai passar praticamente o dia todo limpa.

Tenha ajuda com a limpeza

Se for uma possibilidade para você, contrate alguém para te ajudar com a limpeza doméstica. Algumas coisas mais específicas como por exemplo lavar as janelas, os vidros, azulejos da cozinha e do banheiro, portas, etc, pode ser mais cansativo e talvez você nem tenha tempo de fazer isso no seu dia a dia.

Contar com a ajuda de alguém que vai na sua casa a cada 15 dias ou uma vez por mês para fazer isso, pode ser algo que vai te aliviar muito e vai te ajudar a manter a limpeza em dia.

Se você tiver ajuda, fica muito mais fácil manter a limpeza de uma casa sempre organizada, e se você conseguir, ainda pode contar com alguns eletrodomésticos inteligentes para te ajudar no dia a dia, como por exemplo os robôs que aspiram o chão e já passam pano.

Alguns desses equipamentos, inclusive, são tão inteligentes que você pode controlá-los pelo seu celular, mesmo quando estiver no trabalho, garantindo que você vai chegar em casa e vai encontrar a casa limpa.

Nesse caso, a única coisa que você precisa garantir é que o chão esteja livre de bagunças, uma vez que o robô não vai conseguir passar se estiver cheio de coisa.

E aí, gostou?

Se ainda tem dúvidas sobre como deixar a casa sempre organizada, pergunte aqui nos comentários, para que nossa equipe do KD possa lhe ajudar ainda mais. Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco! Sua opinião é fundamental, para que possamos sempre trazer novos assuntos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que fazer com os objetos que não são usados com frequência?

Uma boa dica é guardar esses objetos em caixas etiquetadas, para que fique mais fácil de encontrá-los quando precisar. Outra opção é doá-los para quem possa precisar.

Como organizar as roupas?

Uma boa dica é dobrar as roupas e guardá-las em gavetas, separando as peças por tipo ou cor. Outra opção é guardar as roupas que não são usadas com frequência em caixas ou sacos.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.