Qual o melhor papel de parede para cozinha?

Renovar a decoração da sua cozinha é sempre uma boa ideia, mas você sabe qual é o melhor papel de parede para cozinha?

Na hora de escolher a nova decoração da sua cozinha, lembre-se de escolher algo que dure muito e que você não vai se enjoar.

Então, continue lendo o artigo para saber tudo sobre papel de parede para cozinha e os melhores modelos.

Como deve ser um papel de parede para cozinha?

Um papel de parede para cozinha deve ser escolhido levando em consideração tanto a estética quanto a funcionalidade. Aqui estão algumas dicas para ajudar na escolha de um papel de parede adequado para a cozinha:

  1. Material resistente: Opte por um papel de parede lavável e resistente a manchas. A cozinha é um ambiente propenso a respingos de comida, gordura e umidade, portanto, é importante escolher um papel de parede que possa ser limpo facilmente.
  2. Cores e padrões: Escolha cores e padrões que combinem com o estilo e decoração da sua cozinha. Cores neutras e suaves podem ajudar a criar uma sensação de amplitude, enquanto cores vivas e estampas mais ousadas podem adicionar personalidade ao ambiente.
  3. Temática: Considere uma temática relacionada à culinária, como frutas, vegetais, utensílios de cozinha ou até mesmo padrões de azulejos. Esses temas podem trazer um toque especial ao ambiente e deixá-lo mais aconchegante.
  4. Texturas: Uma opção interessante é escolher um papel de parede com texturas, como efeito de relevo ou imitação de materiais como tijolos ou azulejos. Essas texturas podem adicionar profundidade e interesse visual à sua cozinha.
  5. Durabilidade: Certifique-se de escolher um papel de parede durável e de boa qualidade, que resistirá ao tempo e ao uso frequente da cozinha.
  6. Aplicação: Verifique se o papel de parede escolhido é fácil de aplicar. Alguns modelos vêm com uma cola adesiva própria, o que facilita a instalação. Caso prefira, você também pode contratar um profissional para fazer a aplicação.

Lembre-se de que é importante seguir as instruções do fabricante para a instalação e manutenção adequadas do papel de parede.

Qual o melhor papel de parede para cozinha?

Melhor papel de parede
Melhor papel de parede. Foto: Unsplash

Mudar a cara da sua casa, de tempos em tempos, é sempre uma alternativa para você não se enjoar, está sempre renovando o espaço e se sentir bem na sua casa.

É sempre muito bom dar uma repaginada, para deixar a sua casa mais atual e mais a sua cara. Mas, mudar a cozinha acaba muitas vezes ficando para trás por ser mais difícil.

Afinal, você precisa usar aquela área todos os dias, e são muitos eletrodomésticos em uma só área, o que pode dificultar qualquer tipo de obra para trocar piso ou parede.

Por isso, cada vez mais o papel de parede para cozinha é uma aposta na decoração e renovação desse ambiente.

Pois, é uma estratégia barata e que é muito simples, não precisando de muito tempo para terminar.

Assim, você passa a ter um ambiente mais a sua cara, deixando mais propício para você colocar em prática as receitas que encontra no receitas fáceis.

Entretanto, como é de se imaginar, o papel de parede para a cozinha deve ser específico para aquela área.

Pois, estamos falando de uma parte da casa onde pode haver muita humidade e gordura, o que pode prejudicar a qualidade do papel de parede.

Então, em geral, o papel de parede pode ser vinílico ou lavável, e você deve escolher o que melhor se encaixa na sua situação.

O papel de parede vinílico é aquele indicado para áreas mais úmidas, por ele ser feito de PVC e tendo assim maior resistência a umidade.

Ou então, você pode comprar um papel de parede lavável, que é muito indicado para cozinha, por ser impermeável, fazendo com que seja muito fácil o limpar, devido a sua camada protetora.

Pode colocar papel de parede perto do fogão?

Papel de parede para cozinha
Melhor papel de parede. Foto: Unsplash

É muito comum essa dúvida, se você pode colocar papel de parede perto do fogão. Na verdade, há uma dúvida sobre onde você pode colocar o papel de parede na cozinha.

Afinal, a cozinha é uma área da casa cheia de eletrodomésticos e também onde se utiliza muita água, o que faz com que o seu papel de parede fique mais exposto.

Por isso, não foi até poucos anos atrás que as pessoas começaram a decorar a cozinha com papel de parede.

Mas, na verdade, você pode sim colocar papel de parede em toda a sua cozinha, até mesmo na área que fica perto do fogão.

Especificamente nessa área, há uma preocupação pela alta temperatura no local e até mesmo pelo uso de algumas panelas, como a de pressão e a frigideira.

Pois, por exemplo, podem fazer com que a gordura fique muito presente na área, o que pode prejudicar a qualidade do papel de parede.

Para isso, você deve utilizar um papel de parede que seja de alta qualidade e seja também lavável, para que dura muito tempo em boas condições.

Existem papeis de parede feitos de diferentes materiais, o que vai afetar a sua duração e como é feita a sua limpeza.

Portanto, o que é realmente importante na hora de escolher o seu papel de parede é que você saiba como é feita a sua limpeza para que você preserve o material e ele dure muito.

Sabendo como fazer isso, você não terá nenhum problema em colocar papel de parede na área perto do fogão.

Pois, caso caia gordura nele, você pode, a qualquer momento, lavar para não ficar feio. Mas, é recomendado que isso seja feito assim que você ver que pode ficar alguma mancha, para não ser permanente.

Qual é o melhor tipo de papel de parede?

Cozinha com papel de parede
Melhor papel de parede. Foto: Unsplash

Portanto, agora que você já sabe que pode colocar o papel de parede em toda a sua cozinha e que pode escolher entre dois modelos, está na hora de escolher o melhor tipo.

Afinal, como você quer a sua cozinha? Você quer um papel de parede que seja a sua cara, com certeza.

Como foi mencionado anteriormente, o papel de parede pode ser de vinil ou lavável. Apesar do de vinil ser muito resistente, o lavável é o mais utilizado.

Pois, além de dar uma segurança maior por você lavar à vontade, ele tem muitos tipos e modelos para você escolher o que mais combina com você.

Entretanto, os dois são excelentes, e o que realmente importa é que você escolha um modelo que seja do seu agrado, e que limpe corretamente, com produtos neutros.

Por isso, separamos aqui os melhores modelos de parede para cozinha, para você conseguir escolher o melhor para você.

Azulejo

Sem dúvidas, um dos papeis de parede para cozinha mais procurados é o em forma de azulejo, que pode ser colorido, estampado, como você quiser.

A diferença é que esse papel de parede é vendido em partes, por peças, o que faz com que você precise ter um cuidado a mais na hora de colar o papel de parede, para não ficar torto.

A dica é que esse papel de parede fique em apenas uma área da sua cozinha, para ser um detalhe e não ficar um ambiente muito “carregado” e chamativo.

Pastilhas

Parecido com o de azulejo, o papel de parede de pastilhas é uma opção clássica para quem quer uma cozinha mais elegante, sem erros.

Existem até mesmo modelos em 3D que dão a impressão que é realmente uma pastilha e não um papel de parede.

Então, escolha aquele que combina com você, estampado, colorido ou liso e simples.

Listras

Outra ideia que tem estado muito em alta é a de fazer uma parede da cozinha de listras. Pois, é uma opção bonita e que não é exagerada.

Principalmente se você escolher cores neutras, como preto e branco. A dica é saber que listras na vertical aumentam a altura, e listras na horizontal fazem o espaço parecer maior de uma forma geral.

Floral

A opção do papel de parede floral dá um ar de cozinha antiga, e, por isso, voltou a moda nos últimos anos.

Pois, fica uma cozinha vintage, muito delicada e romântica, o que pode agradar a muitas pessoas.

Geométrico

Esse modelo está muito em alta, dominando as decorações em muitas casas e trazendo um pouco de ar vintage, assim como o floral.

São papeis de paredes com formas e desenhos geométricos, como retângulos, losangos, bolas e etc, dando um toque retrô a sua cozinha.

Frases

Algumas pessoas gostam de papeis de paredes mais simples, com alguns detalhes. E esses detalhes podem ser frases que você goste.

Então, que tal colocar frases que podem lhe inspirar quando você está na cozinha, dando um destaque para elas e deixando o resto mais “clean”.

Conclusão

Melhores papéis de parede para cozinha
Melhor papel de parede. Foto: Unsplash

Então, agora você sabe por onde começar a procurar para escolher o melhor papel de parede para cozinha.

Escolha o modelo que é mais a sua cara e, independente do tipo que você escolher, lembre-se de sempre lavar para preservar.

E aí, Gostou?

E então, conseguiu saber qual é o melhor papal de parede para sua cozinha? Decidiu qual seria a ideal para a sua? Conte aqui abaixo para a gente nos comentários qual o seu preferido!

E se você gostou desse artigo, e caso tenha te ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do KD a continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Qual é o melhor papel de parede para a cozinha?

Bom, você tem várias opções entre elas estão: Azulejo, pastilhas, floral, listras, frases, geométricos e muito mais.

Pode colocar o melhor papel de parede perto do fogão?

Na verdade, você pode sim colocar papel de parede em toda a sua cozinha, até mesmo na área que fica perto do fogão. Especificamente nessa área, há uma preocupação pela alta temperatura no local e até mesmo pelo uso de algumas panelas, como a de pressão e a frigideira. Pois, por exemplo, podem fazer com que a gordura fique muito presente na área, o que pode prejudicar a qualidade do papel de parede.

Qual a durabilidade de um papel de parede na cozinha?

A durabilidade de um papel de parede na cozinha pode variar bastante, dependendo do material e do tipo de acabamento. Papéis de parede feitos de vinil ou de poliéster são geralmente mais resistentes à umidade e à limpeza do que os feitos de papel. Além disso, papéis de parede com acabamento laminado ou vinílico também tendem a durar mais do que os sem esses acabamentos. Em geral, é esperado que um papel de parede na cozinha dure de 3 a 5 anos, mas isso pode ser prolongado se for bem cuidado e limpo regularmente.

Quais as desvantagens do papel de parede?

Existem algumas desvantagens em usar papel de parede na decoração de uma casa, incluindo: Dificuldade de instalação: A instalação de papel de parede pode ser complicada e trabalhosa, especialmente se você não tem experiência.
Danos fáceis: Papel de parede pode ser danificado facilmente por umidade, calor, e outros fatores, o que pode causar bolhas, rasgos ou manchas.
Difícil de remover: Remover papel de parede pode ser difícil e trabalhoso, especialmente se ele foi colado há muito tempo. Opções limitadas: Há menos opções de papel de parede disponíveis em comparação com outros tipos de revestimento de parede, como pintura ou azulejos.
Caro: Papel de parede pode ser mais caro do que outros revestimentos de parede, especialmente se você contratar um profissional para instalá-lo.

Últimos Web Stories

Avalie este artigo

4.5/5 - (11 votos)
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Pós-graduada em Marketing e Vendas com experiência na área do design, tem vivência na criação e desenvolvimento de materiais gráficos, desenhos animados, campanhas online e conteúdo escrito. Dentre as atividades que realiza, escrever é uma grande paixão. Viajar, ler, estar com quem ama e aprender algo novo estão na lista de coisas que mais gosta de fazer.

Posts Relacionados

5 respostas
  1. Gostei muito das informaçoes e das dicas.
    Tirei as dúvidas que me preocupavam.
    Muito legal.

  2. Gostei das dicas. Só achei que poderiam ilustrar os papéis que eles sugerem para que pudéssemos ter uma idéia de como fica o resultado . Valeu muito as dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!