Qual o melhor tipo de guarda-roupa para você?7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Para escolher o melhor tipo de guarda-roupa é preciso avaliar o modelo, material e outros aspectos. Veja algumas informações que ajudarão na sua escolha.

Manter o quarto organizado e as roupas guardadas de forma correta, sem que amassem ou peguem sujeira só é possível quando se tem o melhor tipo de guarda-roupa.

Quando falamos no melhor produto não queremos dizer que é o mais caro ou que existe um padrão do que é certo ou errado, caso contrário não haveriam tantas opções. Para poder fazer a escolha é necessário verificar quais são as suas necessidades para conseguir encontrar um que melhor lhe atenda.

Para isso é preciso verificar o material, tipo de porta e outros itens. Para encontrar o melhor tipo de guarda-roupa, aprenda a diferenciar quais existem.

Tipo de Guarda-roupa
Qual o melhor tipo de guarda-roupa para você. Foto: Freepik.

O melhor tipo de guarda-roupa por modelo

Os tipos de guarda-roupa basicamente se dividem entre solteiro, casal e infantil e isso ajudará a definir o número de portas, tamanho e até a organização interna.

Guarda-roupa infantil

O guarda-roupa infantil costuma ser um móvel um pouco menor por conta do tamanho das roupas, mas isso não significa ter pouco espaço interno.

Ele pode ter diferentes configurações internas, por isso é preciso pensar no que será guardado como sapatinhos, roupas, brinquedos e outros.

Alguns modelos contam com espaço de trocador de fraldas embutido e essa pode ser uma boa opção para quem tem bebês e pouco espaço no quarto.

Guarda-roupa de casal

Ele é o melhor tipo de guarda-roupa para atender a duas pessoas, costuma ter um tamanho maior, tem em média 1,80 m de comprimento para mais, porém pode ser encontrado em dimensões variadas.

Por dentro costuma ser germinado e isso quer dizer que o número de prateleiras, gavetas e cabideiro é igual dos dois lados.

Guarda-roupa de solteiro

Nesse caso, o armário costuma ser um pouco menor do que o casal e tem cerca de 2 ou três portas.

Por precisar atender apenas uma pessoa, por dentro não existe uma regra de repetição das partes para organização, podendo haver um espaço apenas para prateleiras, outro para cabideiro e assim por diante.

O melhor tipo de guarda-roupa por conta da porta

A porta pode ser de correr ou de abrir e a escolha pode ocorrer por conta do espaço e da preferência.

Guarda-roupa com porta de correr

O guarda-roupa com porta de correr é preferido por quem tem pouco espaço, pois as portas correm dentro do limite do móvel.

Por precisar de mais espaço para a estrutura da porta de correr, isso costuma ser compensado pelo espaço interno com maior profundidade.

Guarda-roupa com porta de abrir

As portas de abrir são indicadas para quem tem mais espaço porque a abertura é feita para a parte externa do móvel.

Uma das vantagens é que costumam ser mais acessíveis, porém, é preciso regular bem as portas para que fiquem alinhadas.

Espelhos na porta do armário

Independentemente da porta ser de abrir ou de correr, um recurso que pode ser bem utilizado são os espelhos na porta. Isso pode dar a sensação de amplitude no ambiente e também ajudar na hora de se arrumar.

O melhor tipo de guarda-roupa por material

O material usado no guarda-roupa também pode fazer a diferença no preço, aparência e uso.

Guarda-roupa em MDF

O MDF é um material um pouco mais resistente e fácil de ser trabalhado. Ele é bastante indicado para quem muda com frequência e precisa montar e desmontar o armário, pois isso não causará grandes danos à sua estrutura.

Guarda-roupa em MDP

Já o MDP é formado por chapas em forma de sanduíche o que o torna mais leve. Esse é um tipo de material um pouco mais barato, ideal para quem quer economizar, porém é mais fácil e não é indicado que seja desmontado e remontado, uma vez que isso pode causar muitos danos.

Ele suporta uma grande quantidade de peso, absorve bem a aplicação de tintas e revestimentos e pode ser cortado de diferentes maneiras.

Guarda-roupa em madeira maciça

A madeira maciça é clássica na confecção de móveis e, dependendo do tipo de madeira utilizada, pode ter uma tonalidade e resistência diferente.

Esse é um material bem mais resistente, durável e menos maleável, em contrapartida possui um preço bem mais elevado e a manutenção é mais trabalhosa.

O melhor tipo de guarda-roupa por divisão

Cada pessoa possui uma maneira de organizar seus pertences, por isso as divisões que o armário oferecem podem fazer diferença.

Guarda-roupa com prateleiras

As prateleiras podem ser usadas para guardar as roupas dobradas, roupa de cama, travesseiros, e outros pertences. Elas são mais indicadas para colocar caixas ou objetos empilhados para que o espaço seja melhor aproveitado.

Guarda-roupa com gavetas

O número de gavetas pode variar bastante e esse é um item a levar em consideração na hora da escolha. Elas normalmente são usadas para armazenar as roupas íntimas, mas pode receber peças como camisetas, bermudas e outros sem que fiquem aparentes quando a porta é aberta.

Guarda-roupa com cabideiro

O cabideiro é quase que indispensável em todo guarda-roupa, pois permite que as roupas sejam guardas em cabides e isso evita que fiquem amassadas.

Além de uma parte superior para colocar casacos e camisas, ele pode ter um espaço exclusivo para pendurar as calças, nesse caso, o calceiro.

Guarda-roupa com maleiro

O maleiro fica na parte superior do melhor tipo de guarda-roupa e não está presente em todos os modelos. Costuma ter portas independentes que guardam itens usados com menos frequência, como malas e roupas de inverno.

Para escolher o melhor tipo de guarda-roupa é preciso levar em consideração diferentes fatores, muitos deles foram citados no texto. O mais importante de tudo é considerar o espaço no quarto e a funcionalidade que se espera para fazer a escolha certa.

Depois de ver todas essas dicas e entender qual o melhor tipo de guarda-roupa para você será mais fácil tomar a sua decisão.

Perguntas Frequentes

Qual o melhor material para guarda-roupa: MDF ou MDP?

Apesar dos dois tipos de material apresentarem algumas características diferentes para a produção de móveis como porosidade e maleabilidade, no quesito, durabilidade eles são muito parecidos. Na verdade, existem muitos modelos de guarda-roupa no mercado que utilizam os dois materiais.

Qual o melhor modelo de guarda-roupa?

Definitivamente, o melhor modelo de guarda-roupa é aquele que atenda às suas necessidades e caiba no seu orçamento. Além dos muitos modelos já existentes no mercado, com diferentes divisórias, número de gavetas e cabideiros, sempre existe a possibilidade de encomendar um sob medida.

De qual lado o guarda-roupa deve ficar no quarto?

Além da estética, é importante considerar o conforto e a circulação do ambiente quando se pensa na disposição dos móveis, tanto de um quarto, como de qualquer outro cômodo. Por isso, o guarda-roupa deve ficar sempre em um lado em que não atrapalhe a circulação do ambiente, em que as portas possam abrir sem problemas e, se possível, em que a pessoa possa se vestir ou mexer nele com tranquilidade.

O que posso guardar em uma cômoda no quarto?

As cômodas podem ser usadas para guardar uma imensa variedade de coisas, desde roupas íntimas, pijamas e moda praia, até peças menores como shorts, bermudas, camisetas. Mas, além disso, é possível guardar nelas documentos, objetos de maquiagem e cuidados pessoais, acessórios como lenços, bijuterias e muito mais.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.