+25 Jogos MMORPG: Os melhores em 2023!

Se você gosta de games no qual é cooperativo, tendo uma comunicação constante com inúmeras pessoas, está no lugar certo para achar o jogo ideal! Confira abaixo os melhores jogos MMORPG em 2023!

Jogos MMORPG

Esse gênero de jogo é para aqueles que gostam de completar níveis, fazer trocas de itens entre outras funcionabilidades. A lista abaixo que separamos para você, são dos melhores jogos MMORPG variados em termos de temáticas que podem ser jogados em PC fracos também.

Uma total atenção aqui: estamos segundo o conceito de “massively multiplayer”, por esse motivo selecionamos somente games que são possível interagir com vários players ao mesmo tempo. O Monster Hunter World e Pathf of Exile e muitos outros ficam de fora, pois tem ilimitações de interações, contendo contato com grupos pequenos.

Lost Ark

Imagem do jogo mostrando um personagem andando sobre uma gigantesca ponte com esculturas enorme ao fundo.
Lost Ark. Imagem: Steam.

O jogo Lost Ark foi lançado no ano de 2022 mundialmente, com uma mecânica bem parecida com a do Diablo e Path of Exile que acabou se tornando um dos MMORPG mais jogados nos últimos tempos. A jogabilidade do game acaba viciando, oferecendo variadas classes para testar, podendo ser uma feiticeira, um paladino ou um caçador de demônios, e muita outras variedades de classe.

O jogo oferece a você uma escolha de seguir um enredo principal, descobrindo masmorras acompanhados por amigos ou batalhar no modo PvP com jogadores do mundo inteiro. Vale apena jogar várias horas desse game!

Tower of Fantasy

Imagem do jogo mostrando dois personagens femininos andando de moto em uma cidade futurística a noite.
Tower of Fantasy. Imagem: Steam.

No Tower of Fantasy você se passa em um mundo que foi tingido por uma energia radioativa misteriosa, em um planeta chamado “Ainda”. Neste planeta os jogadores lutam com várias criaturas infectadas e os players tem a possibilidade de explorar o rico planeta.

O jogo oferece um gráfica estilo anime, com uma qualidade incrível, vários estilos de armas, personalização de personagens e muitas outras características bem chamativas. Aqui no Tower of Fantasy você sai do mundo medieval e poderá até participar de corridas emocionante de carros e motos.

Diablo Immortal

Imagem do jogo mostrando um jogador atacando o seu oponente mostruoso.
Diablo Immortal. Imagem: GooglePlay.

No Diablo Immortal os jogadores entram em uma jornada de batalhas onde lutaram contra forças superiores. O jogo trouxe uma versão multijogador, onde interagir com vários jogadores. O game também se passa entre os eventos de Diablo II e Diablo III.

Após adquirir um nome único para o seu personagem, você poderá escolher entre diversas classes e juntar com os amigos em uma batalha enfrentando os inimigos. O jogo tem uma semelhança em um jogo de RPG chamado Hack’n Slash, mas é essencialmente um MMORPG.

+Confira também: Os melhores jogos da Play Store!

Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

Imagem do jogo mostrando um céu devastado por magia e um mostro caindo sobre os jogadores que estão ao chão.
Final Fantasy XIV: A-Realm Reborn. Imagem: Steam.

O jogo é uma recriação iniciada do zero do original Final Fantasy XIV. O game vem trazendo grandes novidades, uma delas é que corrigiam todos os problemas que o seu antecessor fez, porque foi um fracasso o antigo. Agora Final Fantasy XIV: A Realm Reborn oferece um MMORPG digno, carregando o nome da franquia Final Fantasy. Os jogo não invoca em nenhum aspecto e acaba contando com elementos típicos de gêneros, como as raças, as classes, talentos, níveis, habilidades e entre outros.

The Elder Scrolls Online

Imagem do jogo mostrando um aliem em um mundo onde que sua casas são cogumelos gigantes.
The Elder Scrolls Online. Imagem: Steam.

Esse jogo é inspirado na franquia The Elder Scrolls, com os eventos mais ou menos conectados a história dos títulos, mas todos os NPC, habilidades, cenários e entre outros, são muito familiares para os que são fã da série. O jogo oferece a possibilidade de jogar com 6 classes e 10 raças diferentes. O jogo é dividido em quests principais e secundário, e é focado na exploração do mundo gigantesco.

New World

Imagem de dois personagens do jogo atacando monstros com espada e arco-flecha.
New World. Imagem: Steam.

O objetivo do New World é que após um naufrágio, você precisará escrever a sua própria história enquanto sobrevive em um mundo onde a magia é poderosa, em uma ilha chamada Aeternum.

O jogo não oferece classificação de classe, pois aqui as armas que são os pontos principais, onde dirá como jogar e as habilidades que serão desbloqueadas. Com isso, o jogador poderá mudar a sua função em um grupo durante o jogo. Além disso, o jogo oferece uma trilha sonora muito bela e um excelente sistema de PvP. A única coisa triste da história é que o jogo é pago, mas garantimos que vale muito apena!

World of Warcraft

Imagem do jogo mostrando um dragão magico vermelho e sua mestra ao lado com um fundo mágico contendo um castelo.
World of Warcraft. Imagem: WallpaperCave.

O jogo World of Warcraft é um dos MMORPG mais sucedido da história, contendo um mundo riquíssimo e evolvente, e mesmo com esse fasto mapa gigante e incrível, o jogo cada vez mais lança expansões com novos cenários, histórias, classes, habilidades, itens e muito mais. Nenhum jogo desse gênero até hoje conseguiu alcançar o WoW em conteúdos, que conta com mais de 24.000 quests, mais de 3.000 conquistas e muitos chefes, vários PvP e muitos mais. Vale muito apena esse game!

+Confira também: Os melhores jogos grátis da Steam!

Guild Wars 2

Imagem do jogo mostrando uma montanha em formato de dragão caindo lava sobre a sua boca.
Guild Wars 2. Imagem: Steam.

Mesmo que o jogo foi lançado no ano de 2012, não deixa a desejar em questão de conteúdos e gráficos com qualidades incríveis, ele não fica muito atrás dos títulos mais atuais do gênero. O jogo é o mais famoso da trilogia Guild Wars, contendo PVE, PVP, sistema de guilda e muito mais opções, mantendo até hoje uma comunidade muito grande ativa.

Ni No Kuni: Cross Worlds

Banner do jogo mostrando um mundo mágico com dois personagens principais.
Ni No Kuni: Cross Worlds. Imagem: WallpaperCave.
  • Lançamento: 2022
  • Plataformas:  PC, Android e iOS
  • Grátis: Ni No Kuni!

Se você gosta do Studio Ghibli, irá gostar desse game. No início o jogo foi lançado somente para dispositivos móveis, Android e iOS, mas recentemente teve uma versão beta para PC. O Ni No Kuni traz gráficos incríveis com um mundo de alta fantasia. O objetivo do jogo é ser uma garota misteriosa que precisa salvar o seu reino, mas descobre com o passar do tempo que não será uma tarefa fácil. Além dos belos gráficos que o jogo oferece, Ni No Kuni traz uma trilha sonora envolvente e combates diferenciados, vale apena conferir!

Albion Online

Imagem de uma partida do jogo mostrando jogadores em batalha.
Albion Online. Imagem: Steam.

O jogo traz uma versão um pouco diferente aos demais citados acima, aqui não existe classe para escolher e sim as característica do personagem giram em torno de equipamentos. Em vez de ganhar experiencia, o jogo oferece pontos de Fama para poder ser usado para obter equipamentos. O jogo é bem fácil de entender comparando a maioria dos MMORPG, mas não deixa de ser viciante!

Runescape/Old School Runescape

Imagem do jogo mostrando um monte de pessoa em uma praça.
Runescape/Old School Runescape. Imagem: Steam.

O jogo oferece uma estrutura diferenciada ao jogadores, não força ninguém a seguir uma história e nem seguir uma linha dominada para o seu personagem, ele permite que você explore as regiões sozinho para poder completar missões que surgem em determinados locais, com o objetivo de poder melhorar cada vez mais o seu personagem.

O jogo disponibiliza ótimos gráficos até para PC fraco, mantendo o jogo rico em mecânica e em conteúdo. Além de poder derrotar monstros, aumentar nível e upar talentos, você poderá aprimorar as habilidades de mineração, pesca, corte de lenha, ataques, defesa e muito mais.

Neverwinter

Imagem do jogo mostrando um jogador andando com seu animais de estimação sombrios.
Neverwinter. Imagem: Steam.

O jogo se baseia em Dungeons & Dragons, sendo um dos melhores MMORPG gratuito da atualidade. Ele também tem característica do Diablo e traz uma jogabilidade bem fluida com narrativas empolgantes. A vantagem do Neverwinter, que em seus combates, existem muita ação em comparação aos demais jogos do gênero, com um grande foco nas masmorras.

Black Desert Online

Imagem do jogo mostrando um personagem com uma espada atacando um lobo gigante.
Black Desert Online. Imagem: Steam.

Esse jogo merecia mais atenção do que tem no atual, Black Desert Online traz um gráfico de primeira linha e um sistema de combates muito emocionante para o gênero. O jogo faz com que a utilização da habilidades sejam manual, igual os jogos de tiro. Com essa mecânica de jogo, adiciona uma dimensão pouco vista em jogos RPG.

O game também traz uma mecânica de pesca, de comércio, cuidados com a casa e muito mais opções, que faz o seu tempo passar bem rápido. O diferencial do jogo é que os combates na grande maioria são em cima de montanhas, muito difícil de encontrar em jogo MMORPG.

+Confira também: Os melhores jogos do Roblox!

Start Wars: The Old Republic

Imagem do jogo mostrando 4 personagem com sua espécie de espada.
Start Wars: The Old Republic. Imagem: Steam.

Uma grande parte das pessoas já viram o filme ou já viu algum vídeo falando sobre o famoso Star Wars. Esse jogo se inspirou nesse filme, onde conta com um vasto mundo aberto com elementos que os fãs já conhecem da franquia. Aqui é necessário escolher sem membro o Império Sith ou da República Galáctica, cada caminho tomado terá formas para se desenvolver, tudo de acordo com suas ações.

As características do jogo não são totalmente iguais a da franquia, você pode personalizar o seu personagem com várias formas, sem precisar limitá-lo a atacar de longe, de perto, defender e muito mais.

Phantasy Star Online 2

Imagem do jogo mostrando um jogador lutando contra um chefão.
Phantasy Star Online 2. Imagem: Steam.

O jogo se concentra na história do game cooperativo, com uma variedade de raça, habilidades e classe, o tornando bastante divertido. O Phantasy Star Online traz inúmera missões para você completar, lhe levando a cenários incríveis, ambientados em planetas diferentes.

Chame seus amigos para derrotar chefes fortes, desvendar masmorras e muito mais opções. O jogo oferece um gráfico incrível, uma história que envolve qualquer um e uma boa jogabilidade, tornando assim, um dos melhores games para jogar com amigos.

Dauntless

Imagem do jogo mostrando dois personagens armados com espada e machado.
Dauntless. Imagem: Xbox.
  • Lançamento: 2019
  • Plataformas: PC, Android, Nintendo Switch, Xbox One e PS4
  • Grátis: Dauntless!

O jogo anunciou as suas característica e cumpriu todas elas. No game os players são colocados a lutar contra uma criatura gigantesca chamada de Behemoths, tendo como missão derrotar essa criatura e roubar seus itens para poder melhorar as suas armas para prosseguir ao próximo oponente.

Dauntless oferece gráficos incríveis, contendo também um modo cooperativo tornando um pouco mais fácil e divertido de fazer as tarefas. O jogo realmente é excelente para jogar com amigos, não deixe de conferir!

Bless Unleashed

Imagem de uma praça medieval do jogo.
Bless Unleashed. Imagem: Steam.

O jogo foca muito em combates dinâmicos que se parece mais com o estilo Hack’slash. O jogo oferece compatibilidade com controle, tornando assim mais viável para os jogadores. O Bless Unleashed conta com um belo gráfico, com ambientes diferenciados, várias classes e raças, e cheio de combates divertidos com monstros e criaturas fantásticas.

+Confira também: Os melhores jogos de zumbis!

ARK: Survival Evolved

Imagem do jogo mostrando um ambiente da natureza com dois personagens montado em dinossauros.
ARK: Survival Evoler. Imagem: Steam.

No jogo há de se perceber que voltamos ao passado, acordando em uma ilha literalmente sem roupa habitada por diversos dinossauros, mas com um pingo de tecnologia de ponta. O game consegue misturar bem esses dois elementos, fazendo com que você precise coletar recursos para obter ferramentas e abrigo, podendo passe de nível pata melhorar os itens do seu personagem.

EVE Online

Imagem do jogo mostrando o espaço e naves.
EVE Online. Imagem: Steam.

Igual a outros jogos do gênero de naves, aqui você não comanda um personagem e sim uma nave espacial, onde tem uma temática de ficções cientifica, precisando evoluir para poder melhorar seus atributos e obter mais equipamentos.

No mundo de EVE, poderá explorar uma galáxia imensa, podendo atravessar buracos de minhocas, visitar várias estações espaciais e muito mais opções. O jogo também oferece uma mecânica de PVE, PVP e outras formas para poder funções como a mineração, comércio e pirataria.

Adventure Quest 3D

Imagem de personagens principais ao lado de um navio.
Adventure Quest 3D. Imagem: Steam.

O jogo semelhante com o WoW, com diversas classes, um mundo aberto, vários eventos, podendo ter pets, tem o modo PVP e muito mais opções. O Adventure Quest se destaca do outros jogos com o seu suporte de cross-play que permite que jogadores de PC e de celular joguem juntos.

Trove

Imagem do jogo mostrando um personagem animado em uma caverna.
Trove. Imagem: Steam.
  • Lançamento: 2015
  • Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Android
  • Grátis: Trove na Steam!

O Trove é um jogo que se parece muito com o Minecraft, principalmente falando em gráficos. O jogo conta com um mundo quase infinito, contendo uma quantidade absurda de customização de personagem. Faz com que encoraja inúmeros jogadores a enfrentar missões diversas e masmorras, mas diferente do Minecraft, a maioria das masmorras e exploração do mundo poderá ser concluída com a ajuda de outros jogadores.

+Confira também: Os melhores jogos de tiro para PC!

Rift

Imagem do jogo mostrando um jogador lutando contra um oponente muito grande de assustador.
Rift. Imagem: Steam.
  • Lançamento: 2020
  • Plataformas: PC
  • Grátis: Rift na Steam!

O Rift é um grande concorrente do WoW, contendo um excelente gráfico e oferecendo uma customização de personagem altíssimo. O jogo só possui 6 raças, mas oferece inúmeras classes para escolher, cada uma com habilidades únicas e seus talentos poderão ser personalizados de inúmeras formas. O jogo também funciona no modo cooperativo, contendo muitos chefes a serem derrotados somente com a ajuda de amigos.

WAKFU

os melhores jogos MMORPG.
WAKFU. Imagem: Steam.

O jogo funciona na forma tática, que acaba combinando humor e ação em um universo original. Seu mundo é rico e aberto para poder explorar, contendo várias classes, raças para selecionar e diversos animais. Sendo assim o jogo fica diferenciado comparando com os outros games do mesmo gênero.

The Lord of the Rings Online

Imagem do jogo mostrando um personagem montado em um animal e ao fundo um castelo.
The Lord of the Rings Online. Imagem: Steam.

Esse jogo é o original RPG do Senhor dos Anéis, mostrando você na Terra-Média, contendo as raças que encontramos nos filmes e livros de Tolkien, além de profissão e classes diferentes. Aqui você tem a liberdade de visitar os principais locais da franquia, como a Minas de Moria, o Condade, Lothlórien e muito mais locais. O game oferece um modo PVP em que pode ser jogado como um servo de Sauron, além de vários chefes que precisam de muito esforço para serem derrotados.

DC Universe Online

Imagem do jogo mostrando personagens semelhantes o da Marvel lutando entre si.
DC Universe Online. Imagem: Steam.

No game poderá se transformar membro da nova geração de heróis ou vilões. Poderá utilizar poderes incríveis quando entrar em uma batalha com um personagem lendário do universo da DC, poderá também personalizar os heróis ou os vilões da forma que quiser, escolha o seu mentor e depois disso receberá habilidades parecida com a dele.

O DC Universe Online é similar a histórias voltadas aos quadrinhos e desenhos com várias missões secundárias. O game traz uma diversidade de missões e ações, então é legal chamar seus amigos para entrar nesse mundo vasto de heróis e vilões.

Tree of Savior

Imagem do jogo mostrando um personagem em um ambiente de neve.
Tree of Savior. Imagem: Steam.

O jogo é bem parecido com Ragnarok, mas é muito mais trabalhado e contendo muito mais conteúdo. O cenário em 2D, o gráfico seguem o mesmo estilo, até os personagens que são voltados ao anime. A jogabilidade também é muito parecida, podendo mover o personagem com o mouse enquanto as habilidades são usadas pelo teclado. O jogo conta também com inúmeras masmorras, loots e infinitas opções de customizações para os personagens, sendo assim quase impossível você achar alguém igual a você.

+Confira também: Os melhores jogos para iPhone!

Aion: The Tower of Eternity

Imagem do jogo mostrando uma de suas personagens com a temática de fada.
Aion: The Tower of Eternity. Imagem: Steam.

Em questão de visual o Aion é extremamente parecido com o World of Warcraft, com personagens e cenários bem desenhados, trazendo para o jogador um mundo cheio de efeitos vibrantes e detalhados.

O diferencial dele é que poderá explorar o mundo de forma totalmente diferente dos demais jogos do mesmo gênero, poderá voar. Podendo voar sozinho com o seu personagem ou até mesmo com montarias aladas.

Aura Kingdom

Imagem do jogo mostrando 4 personagens armados de anime.
Aura Kingdom. Imagem: Steam.
  • Lançamento: 2013
  • Plataformas: PC, Android e iOS
  • Grátis: Aura Kingdom!

O jogo Aura Kigdom é o mais parecido com anime, contendo 16 classes no qual você poderá escolher, desde ninjas até magos, contendo uma história escrita perfeitamente. Sobre os combates, o jogo é um pouco mais fácil comparando os demais, não precisará de grandes habilidades para vencer.

E aí, qual jogo você escolheu?

Hoje falamos sobre os melhores jogos cooperativos considerado em 2023, mas não perca em nossa site Portal KD, vários outros conteúdos de jogos e assuntos diversos! Não se esqueça de nos avaliar, é muito importante para o crescimento do nosso time!

Perguntas frequentes

O que significa MMORPG?

A sigla significa “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game” e em português fica “Jogo de representação de papeis online, multijogador em massa” (em tradução livre).

Qual é o maior RPG do Brasil?

O maior é o Tormenta 20, com mais de 20 anos de seu lançamento, o jogo é o maior e mais celebrado jogo RPG de mesa brasileira.

Avalie este artigo

Avalie post
Jullyandre Prim Vicente
Jullyandre Prim Vicente
Amante de diversos tipos de games, joga e entende perfeitamente todos os lançamentos e os mais hypados do momento (mas Free Fire é o preferido). Ao longo dos últimos anos construiu muita experiência na área dos games, e posta novidades todos os dias aqui no portal KD e no perfil ff_braba77 no TikTok. Fique ligado!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.