Pular para o conteúdo

+25 jogos RPG para PC: Lista atualizada em 2023!

Para você que procura um jogo de RPG para PC, achou o lugar ideal, nesse artigo você verá os melhores jogos em consideração a qualidade, jogabilidade, evolução, itens e muito mais. Não deixe de conferir!

Jogos RPG para PC

Todos que são já verdadeiros fãs de jogos RPG sabem como é bom explorar um vasto mundo no qual os gráficos são incríveis, até mesmo realistas. Fica muito difícil de escolher qual RPG escolher para se divertir, mas separamos uma lista do qual são considerados pelo público, os melhore jogos RPG em 2023. Confira abaixo e aproveite!

Lost Ark

Banner do jogo mostrando vários personagens  com super poderes diversos.
Lost Ark. Imagem: Wallpaper.

O jogo foi lançado no ano de 2019 na Ásia, mas estava sendo loucamente esperado para lançar em outros países em 2022. Quando o jogo foi anunciado, acabou quebrando o recorde da Steam, sendo o jogo mais jogado simultaneamente. O Lost Ark pode ser comparado com algumas mecânicas com os jogos Diablo e Final Fantasy, que provavelmente irá ver ao longo desse artigo.

O jogo oferece inúmeras classes e subclasses para escolher, não esquecendo dos desafios PvP e PvE que precisam serem completados. O jogador tem a tarefa de explorar os setes continentes de Arkésia para achar a arca perdida.

Genshin Impact

Banner do jogo mostrando personagens em anime voando com um dragão.
Genshin Impact. Imagem: Wallpaper.

O jogo tem um efeito visual e mecânica idêntica ao The Legend of Zelda. O game parece muito com um MMORPG, mas não é, pois você terá oportunidade de jogar com jogadores por um tempo limitado ao se juntarem ao seu mundo. Mas mesmo assim o jogo traz uma qualidade enorme de gráficos e conteúdos diversos.

World of Warcraft

Banner do jogo mostrando dois personagens fortíssimos entrando em batalha.
World of Warcraft. Imagem: Wallpaper.

Ao passar dos anos o jogo foi caindo com a quantidade de pessoas ativas, mas mesmo com o seu gráfico 3D ultrapassado em comparação os títulos mais recentes, ele foi um jogo no qual prendeu muitos jogadores, era um game viciante na época.

O game está sendo considerado excelente por receber uma nova versão chamada de Classic, pois em vez de eles lançarem novidades, o game retornou a sua versão original com menos conteúdo. Muito jogos não recebem esse tipo de luxo, então World of Warcraft se torna sim um dos melhores jogos RPG da história!

+Confira também: Os melhores jogos de tiro para PC

The Witcher 3

Imagem do jogo mostrando um homem montado em um cavalo branco indo em direção de um animal voador estranho na cor marrom.
The Witcher 3. Imagem: Steam.

Um destaque no jogo é que seu vasto mapa é maior que o do GTA V ou do Skyrin, chamando muito mais atenção dos jogadores. Uma média calculada de 200 horas se caso você quiser fazer todas as missões principais e secundárias. Outra coisa que chama muito a atenção do público é o seu grande diferencial de inteligência artificial dos personagens e o sistema de tempo dinâmico em que o tempo passa de forma mais realista, existindo dia e noite.

A história do game gira em torno do bruxo chamado Geralt, que foi modificado e treinado para lidar com monstros. O jogo se inspira em uma sequência de livros da franquia, até recebeu a sua própria série da Netflix.

The Elder Scrolls V: Skyrim

Imagem do jogo mostrando dois personagem lutando, um totalmente preto e sombrio e o outro com tema da natureza em verde.
The Elder Scrolls V: Skyrim. Imagem: Steam.

The Elder Scrolls com certeza é um dos melhores RPGs Offline que existe! Na época de seu lançamento recebeu muitas atualizações igual ao The Witcher 3. Ele tem um mundo enorme para poder explorar, estima-se que se for fazer as missões que o jogo disponibiliza, demoraria em média de 300 horas.

Skyrim disponibiliza características únicas como economia, idioma, tradições e muito mais. Também o jogo oferece para você a oportunidade de aprender a cozinhar, forjar, abrir fechaduras e muito mais variedades úteis.

Divinity: Original Sin II

Imagem capturada de dentro do jogo mostrando um templo em uma rocha na beira do mal.
Divinity: Original Sin II. Imagem: Steam.

O game é considerado um dos melhores RPGs de todos os tempos, mas não é o mais popular. O jogo oferece um conteúdo variado e nível de interatividade altíssimo. Bem parecido com o Diablo e semelhante ao World of Warcraft. É possível juntar até 3 amigos pata jogarem de forma cooperativa ou um contra o outro.

Undertale

Imagem do jogo mostrando um personagem em uma biblioteca.
Undertale. Imagem: Steam.

O Undertale é muito curioso, tendo um gráfico digno de Atari e trazendo uma história bem interativa, sendo ideal para quem tem PC fraco. No game, você irá assumir um humano que está em uma prisão de monstros, localizada em um submundo. Seu objetivo é trilhar o caminho de volta enquanto alinha o seu futuro com as suas decisões tomadas no presente.

Uma coisa interessante do game é que ele literalmente não esquece de suas escolhas, faz com que você pague as suas consequências. Ou seja, mesmo que você sai do jogo, ele memoriza tudo o que você fez, nunca esquece as suas decisões.

+Confira também: Os melhores jogos do Roblox

Monster Hunter: Rise

Imagem do jogo mostrando um personagem correndo de uma criatura muito estranha preste a atacar.
Monster Hunter: Rise. Imagem: Steam.

O Monster Hunter vem ganhando com o tempo cada vez mais a atenção dos jogadores, principalmente após lançarem o novo jogo Rise. Os gráficos são magníficos com combates cheios de ação, tendo como foco os monstros e as missões que são relacionadas a derrotar ou lotear as criaturas já eliminadas.

O game supera o seu antecessor, World. Está disponivel no game novos monstros, habilidades e caçadores prontos para serem experimentados. O seu modo multiplayer faz com que pessoas aleatórias entrem junto ao combate com você para derrotar uma criatura. Outra coisa que chama a atenção dos jogadores é que o game tem um suporte para utilizar mods, o que sempre acaba deixando a comunidade mais curiosa.

Horizon Zero Dawn

Imagem do jogo mostrando uma espécie de águia em robô.
Horizon Zero Dawn. Imagem: Steam.

Horizon foi lançado no ano de 2017, mas se destacou no ano de 2020 que foi quando fizeram o lançamento para PC. O game é um RPG de mundo aberto em terceira pessoa, com um gráfico muito avançado, contendo a temática diferente, se passando por uma história em um mundo pós-apocalíptico que é dominado por dinossauro tecnológicos. Ou seja, faz com que o game tenha elementos medievais e futuristas ao mesmo tempo, oferecendo uma experiência ainda mais incrível.

Disco Elysium

Imagem capturada do jogo mostrando pessoas unidas em um local escuro.
Disco Elysium. Imagem: Steam.

O Disco Elysium é totalmente diferente comparando os demais jogos de RPG, foi vencedor no ano de 2019 do The game Awards, ganhando nas categorias de melhor jogo independente, melhor narrativa, melhore jogo RPG e melhor estreia independente. O game foi feito com uma mistura de drama e comédia em um mundo aberto, e certeza de que o jogo faz você se viciar, por se parecer um livro interativo do qual você não quer parar de ler.

O jogo não gira em volta de combates, e se tiver é na forma de diálogo no qual o jogador apenas precisa escolher as ações que o personagem irá tomar. No real, as coisas sempre giram nas nossas escolhas, você pode até ignorar um pensamento do game que ainda sim poderá ter consequências.

Dark Souls III

Imagem do jogo mostrando dois personagens extremamente fortes lutando em uma batalha tenebrosa.
Dark Souls III. Imagem: Steam.

Dark Souls é um game considerado difícil, mas acaba provocando muito jogadores a derrotar seus incríveis chefes poderosos. O game tem um gráfico que realmente impressiona qualquer um, com verdadeiros combates emocionantes.

O game se passa em um universo mitológico medieval e o seu objetivo é impedir que a Era das Trevas chegue. O jogo oferece missões no qual você irá enfrentar todos os tipos de mortos-vivos, dos mais simples ao mais elaborados, dos menores ao verdadeiros gigantes. Para facilitar, você tem acesso a um arsenal de itens, feitiços e equipamentos.

Assassin’s Creed Odyssey

Imagem do jogo mostrando um homem com araduras sobre um cavalo em uma paisagem linda, com campos verde e flores coloridas.
Assassin’s Creed Odyssey. Imagem: Steam.

Odyssey é o melhor jogo da franquia Assassin’s Creed que apresenta um mundo enorme muito bem elaborado com gráficos muito acima da média. O final de cada acontecimento será determinado por você, podendo as vezes eliminar NPCs importante com as suas decisões. Lembrando que o jogo se baseia no cenário da Grécia Antiga.

O jogo oferece a oportunidade de você participar de guerras de grande escala entre Atenas e Esparta, estando bem no meio do campo de batalha. Também precisará sobreviver as batalhas navais, utilizando navios de guerra com vários equipamentos e manobras disponíveis.

+Confira também: Os melhores jogos para Android em 2023!

Stardew Valley

Imagem do jogo mostrando duas casas em gráfico 3D.
Stardew Valley. Imagem: Steam.

O jogo merece estar na lista dos melhores RPGs do momento, pois mesmo que o jogo apareça bem simples, ele oferece um conteúdo muito grande e viciante, tendo como tema simulador de agricultura em gráficos minimalistas. A história do jogo fala sobre um personagem que herdou do seu avô uma fazendo onde você precisa cuidar, iniciando a sua jornada com apenas algumas ferramentas e poucas moedas. Ao logo do jogo você irá ver que a muita semelhança com a agricultura, fazendo com que o game fica ainda mais interessante.

No jogo você terá que farmar materiais, administrar construções e recursos, e o mais importante é presta muito a atenção nos NPCs, no qual saberá lidar com cada um deles. Outra vantagem que o game tem é a variedade de mods disponíveis para serem baixados.

Diablo III

Imagem capturada do jogo mostrando uma batalha com vários personagens poderosos.
Diablo III. Imagem: Xbox.

O jogo oferece uma campanha solo muito diferente dos demais, uma dublagem excelente, um ambiente incrível e uma trilha sonora de qualidade. Diablo III tem uma campanha solo e o modo cooperativo, no qual oferece uma experiência ainda mais divertida, podendo enfrentar criaturas com os amigos coordenando ataques e estratégias.

Path of Exile

Imagem do jogo mostrando um personagem com uma armadura em dourado acompanhado de fogo em sua espadas.
Path of Exile. Imagem: Steam.

O Path of Exile segue o mesmo estilo do Diablo, são tão parecidos que ao solhos do público, o game é um “Diablo 3 melhorado”. A temática e a jogabilidade do jogo possui a mesma perspectiva de câmera do Diablo 3, mas o Path of Exile é bem mais desafiador, contando com uma árvore de habilidade gigantesca que permite você ter melhoria em seus personagens.

Fallout 4

Imagem de um personagem com o seu cachorro em um mundo pós-apocalíptico.
Fallout 4. Imagem: Steam.

O Fallout 4 é um dos poucos da lista que não se passa em um tempo antigo, medieval, ele ocorre em um mundo pós-apocalíptico enorme devastado por uma guerra nuclear. O jogo já foi altamente elogiado, tendo os pontos de destaques em qualidade de conteúdos, uma trilha sonora, os níveis de liberdade que o jogador possui e a exploração em um vasto mundo.

Mass Effect 3

Banner do jogo mostrando dois personagens com armaduras de metal, parecendo dois robôs.
Mass Effect 3. Imagem: Steam.

O Mass Effect 3 atendeu as expectativas dos players mantendo a mecânica tradicional e intocada, trazendo também diversidades em conteúdos, mas não fugindo do game de títulos anteriores. Após as missões, você irá perceber que o game é repleto de ação e aventura que combina com uma história envolvente, tendo como temática a ficção cientifica. Como muitos jogos do estilo RPG, Mass Effect 3 oferece escolhas no qual você mesmo decidirá o rumo da história e a dos outros personagens.

Final Fantasy XIV Online

Imagem do jogo mostrando um monstro gigante sobre o céu, caindo em direção de várias pessoas.
Final Fantasy XIV Online. Imagem: Steam.

O game realmente merece estar entre um dos melhores RPGs do mundo, sua variedade de itens e missões é incrível. Você encontra praticamente tudo nesse jogo, como inúmeras opções de customização de personagens, um gráfico de qualidade, PvE, PvP, várias missões, sistema de Craft de itens e muito mais.

FFXIV não tem só essas mecânicas conhecidas, ela conta com inúmeras outras que não são tão comuns em se ver em jogos como por exemplo, pode comprar um terreno só seu para ter em casa, ou até mesmo tingir as suas roupas e modificar a aparência dos equipamentos. Um diferencial no jogo, que precisará completar algumas missões para poder liberar outras.

Rift

Imagem do jogo mostrando vários personagens obscuros em um ambiente galáctico.
Rift. Imagem: Steam.

O Rift é um oponente forte de World of Warcraft, contendo um gráfico avançado para a época de seu lançamento e acaba oferecendo uma customização de personagem ainda maior, com centenas de talentos e habilidades para serem adquiridas ao seu personagem.

+Veja também: Os melhores jogos para iPhone

Star Wars: The Old Republic

Melhores jogos RPG para PC.
Star Wars: The Old Republic. Imagem: Wallpaper.

O jogo foi inspirado no famoso filme Star Wars, sendo bem conhecido pelo público, o game acabou chamando muito a atenção dos fãs. Nesse jogo você participa do universo criado por George Lucas que permite com que você escolha entre diversas classes e raças. O jogo Star Wars, oferece a liberdade de você explorar o vasto espaço com naves incríveis.

Mount & Blade II: Bannerlord

Imagem do jogo mostrando uma pessoa andando em uma vila do interior.
Mount Blade II: Bannerlord. Imagem: Steam.

Nesse game você é o líder, onde precisa comandar um exército tendo como foco a estratégia. O jogo oferece a você missões particulares e do seu batalhão que precisará completar. O legal que antes das batalhas começarem, você pode ordenar seus soldados, colocando todos eles nos melhores posicionamentos, e quando a luta começar, poderá controlar o seu personagem no meio de tudo.

Borderlands 3

Imagem do jogo mostrando uma mistura de personagens com temática de robô e pessoas normais atirando em seus inimigos.
Borderlands 3. Imagem: Steam.

O jogo oferece um gráfico incrível e diferente de todos os outros games já citados, seu efeito visual chamativo é de uma vibe cartunesca, deixando os jogadores ainda mais curiosos. Borderlands 3 combina dois elementos de humor e divertimento, fazendo com que muitos jogadores se viciam cada vez mais.

O game também oferece uma variedade de classe para você escolher, cada uma com características e habilidades específicas. Além dos combates que são muito divertidos, o jogo oferece a possibilidade de exploração do seu mundo gigantesco, contendo itens colecionáveis a todos os cantos.

Trials of Mana

Imagem do jogo mostrando 3 personagens em anime, com roupas na cor pastel.
Trials of Mana. Imagem: Steam.

O jogo é ideal para aqueles que são fãs de animes, pois o jogo oferece uma trilha sonora retirada de um anime. Trials of Mana é um game de uma versão 3D da sua versão mais antiga. O diferencial do jogo é que você pode controlar vários personagens do game ao mesmo tempo, podendo escolher em combates qual mover para executar um combo, cura ou outras manobras necessárias para eliminar a criatura e diversos outros chefões.

Albion Online

Imagem do jogo mostrando várias pessoas em uma praça.
Albion Online. Imagem: Steam.

De início o jogo aparenta ser bem simples, mas ao passar de poucos minutos, se encantará com a diversidade de coisas que pode ser feito dentro do game. O diferencial do jogo é que não tem classes para escolher, fazendo que suas habilidades e características de seu personagem dependa dos seus equipamentos.

Yakuza: Like a Dragon

Imagem do jogo mostrando um personagem com roupas em vermelho apontando para o céu, com uma luz brilhando tem sua mão.
Yakuza: Like a Dragon. Imagem: Steam.

O jogo já é o oitavo título da franquia Yakusa, tendo a temática girando em torno da máfia japonesa. Nesse game é apresentado um personagem diferente e um novo sistema de combate por turnos, poucas vezes sendo visto em jogos com a mesma temática. O jogo tem uma diversidade de armas de fogo, veículos e profissão que em outros RPGs funciona como classe.

+Veja também: Os melhores jogos grátis para PC

Cyberpunk

Imagem de uma das personagens realista do jogo com cabelos em verde e várias tatuagens sobre o seu corpo.
Cyberpunk. Imagem: Steam.

O Cyberpunk é um jogo no qual teve muitas falhas de otimizações e vários bugs, mas torcemos que através do tempo o jogo melhore e traga para os jogadores um verdadeiro game RPG. Mesmo com todos os seus erros, não podemos deixar ele de lado da lista dos melhore jogos RPG, pois o seus gráficos são incríveis e muito realista, com uma mecânica futurista bem interessante e difícil de ser ver em outros game.

The Outer Worlds

Imagem do jogo mostrando dois personagens lutando em um ambiente com várias plantas parecendo algodões.
The Outer Worlds. Imagem: Steam.

O game é bem parecido com o Fallout com uma temática espacial e futurista. O jogo se passa em primeira pessoa e tem inúmeros elementos do tema. A história na grande parte, gira em torno do seus companheiros NPCs que se juntam com você para ajudar em missões e combates. Assim como o personagem, os NPCs possuem suas próprias habilidades e talentos que podem serem evoluídos.

Black Desert Online

Imagem do jogo mostrando um soldado andando em uma rua de feira em um tempo medieval.
Black Desert Online. Imagem: Steam.

O Black Desert Online foi um verdadeiro destaque em 2020, fez muitos jogadores ficarem viciados no game com alguns ajustes simples no sistema de níveis e atividades pequenas. O game oferece atividades de pesca, de cozinhar, farmar, caçar e muitas outras coisas que podem ser feitas. Black Desert Online não lhe apressa em nada, dando a liberdade de você explorar o mundo com mais tranquilidade, fazendo missões com mais cautela e ainda mantendo um clima bem agradável.

E aí, qual jogo você escolheu?

Hoje falamos dos melhores jogos RPG atualmente considerado pelo público, mas lembrando que em nosso site Portal KD você encontrará lista de vários outros gêneros, não deixe de conferir!

Perguntas frequentes

Qual é o RPG mais jogado?

Atualmente é apontado o jogo mais jogado de RPG o Final Fantasy XIV, sendo uma opção quase obrigatória para quem é um verdadeiro fã do gênero.

Qual o RPG mais vendido?

Conforme os novos dados, o The Elder Scrolls V: Skyrim é o game RPG mais vendido nos últimos tempos com mais de 58 milhões de vendas.

Avalie este artigo

Avalie post
Jullyandre Prim Vicente
Jullyandre Prim Vicente
Amante de diversos tipos de games, joga e entende perfeitamente todos os lançamentos e os mais hypados do momento (mas Free Fire é o preferido). Ao longo dos últimos anos construiu muita experiência na área dos games, e posta novidades todos os dias aqui no portal KD e no perfil ff_braba77 no TikTok. Fique ligado!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Botão Afiliado