Como os sintomas da menopausa impactam a vida da mulher

A menopausa é um momento fundamental na vida plena da mulher, já que marca um período fundamental no seu crescimento enquanto ser humano. Isso faz com que surjam diferentes sintomas da menopausa que, dependendo da mulher, podem ter maior ou menor regularidade, maior ou menor força.

Estamos a falar do processo fisiológico. Afinal de contas, o final da menstruação significa que o organismo deixou de produzir estrogênio, levando a um desequilíbrio hormonal no metabolismo. Biológico, 100 por cento natural, que marca a última menstruação da mulher, assinalando assim o final daquela que é a sua fase reprodutiva. 

Acontece, em média, entre os 45 e os 55 anos de idade, se bem que causas pontuais podem fazer com que surja mais cedo ou mais tardiamente.

Além de toda a questão simbólica, a menstruação marca também uma fase conturbada na vida da mulher em termos físicos e psicológicos.  Seja como for, estes sintomas impactam significativamente a vida da mulher.

Sintomas da menopausa impactam a vida da mulher
Sintomas da menopausa impactam a vida da mulher. Foto: Canva

Por isso, a mulher deve ter atenção ao seu corpo e consultar o seu médico em caso de sintomas prolongados e mais fortes. Infelizmente, a menopausa continua ainda a ser um tabu na sociedade moderna ocidental e é necessário uma maior sensibilização para essa temática. Afinal de contas, o bem-estar físico e psicológico da mulher está dependente de uma vida plena. É possível combater os sintomas da menopausa e minimizar os seus efeitos de forma eficaz e eficiente. Mas, para isso, necessita da ajuda de profissionais especializados, evitando sempre a auto-medicação e tratamentos duvidosos.

Quais os sintomas da menopausa?

Como já tivemos oportunidade de referir acima, a menopausa refere-se ao momento em que o organismo feminino deixa de produzir a hormona responsável pela menstruação, o estrogênio, assinalando a fase reprodutora da mulher. Com esse desequilíbrio hormonal, o organismo ressente-se e vários sintomas, tanto físicos como psicológicos, surgem no dia-a-dia da mulher. Estes, dependendo de cada mulher, surgem com diferentes intensidade e regularidade.

No entanto, existem sintomas mais comuns do que outros. Entre os regulares encontram-se as dores de cabeça, a diminuição da líbido e do apetite sexual, flashes e ondas de calor súbitas, mudanças de humor, insónias e aumento de peso. Depois existem outros sintomas que já não são tão comuns. Falamos do caso de melancolia e perdas de memória, aumentos dos níveis de estresse e ansiedade, queda de cabelo ou problemas nas unhas e até o aumento do risco de acidente cardiovascular.

Por tudo isso, é extremamente recomendado a consulta do médico de família, caso estes sintomas estejam a interferir com a sua qualidade de vida. É que, além de ser possível diminuir e amenizar esses sintomas, é também possível alivia-los através de adopção de alguns comportamentos mais saudáveis e de medicação apropriada. Mas, para isso, necessita de um diagnóstico correto e deve evitar a todo o custo a auto-medicação ou o recurso a pseudo-medicinas e outros tratamentos de eficácia duvidosa.

Como aliviar sintomas de menopausa?

Existem diversas estratégias para aliviar os sintomas provocados pela menopausa e melhorar a qualidade de vida da mulher durante esse período de transição. A primeira recomendação dos especialistas passa por adotar uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, como frutas, vegetais, leguminosas e proteínas magras, uma vez que isso pode ajudar a regular os níveis hormonais e a reduzir as oscilações de humor. 

Além disso, a prática regular de exercício físico, como caminhadas, ioga ou natação, pode promover o bem-estar emocional e físico. Além disso, é uma ótima forma de melhorar também a qualidade do sono. Outra abordagem eficaz para aliviar os sintomas da menopausa passa por considerar as terapias alternativas, como a fitoterapia e a acupuntura. Apesar da falta de evidência científica sobre estes tratamentos, existem muitos relatos de mulheres que passaram a sentir-se melhor depois de os experimentar. Pode ser apenas o efeito placebo, mas se for eficaz, vale a pena experimentar.

Assim, concluindo, ao enfrentar a menopausa é importante colocar o foco em práticas fundamentadas em evidências científicas, buscando soluções que visem a melhoria da qualidade de vida e ao bem-estar geral. Cada mulher é única e os sintomas podem variar, o que significa que é fundamental um cuidadoso acompanhamento médico individualizado. Esta é a chave para encontrar as melhores abordagens para aliviar os desconfortos dessa fase da vida da mulher.

E aí, gostou?

Se você gostou desse conteúdo que o Portal KD preparou para você, deixe um comentário abaixo nos contando! Para mais dicas e conteúdos continue acompanhando nosso site e deixe as suas estrelinhas! Até a próxima!

Perguntas Frequentes

O que é a menopausa?

A menopausa é um processo fisiológico natural que ocorre no organismo feminino quando cessa a produção hormonal responsável pela menstruação. Acontece, em média, entre os 45 e os 55 anos de idade.

Quais são os sintomas da menopausa?

Os sintomas da menopausa podem variar de mulher para mulher, mas os mais comuns incluem dores de cabeça, diminuição da líbido e do apetite sexual, flashes e ondas de calor súbitas, mudanças de humor, insónias e aumento de peso. Também podem ocorrer sintomas menos comuns, como melancolia e perda de memória, aumento dos níveis de estresse e ansiedade, queda de cabelo ou problemas nas unhas e até o aumento do risco de acidente cardiovascular.

Como aliviar os sintomas da menopausa?

Existem diversas estratégias para aliviar os sintomas provocados pela menopausa e melhorar a qualidade de vida da mulher durante esse período de transição. Algumas recomendações incluem adotar uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, praticar exercício físico regularmente, considerar terapias alternativas, como a fitoterapia e a acupuntura, e buscar acompanhamento médico individualizado.

Avalie este artigo

Avalie post
Thiago Klaumann
Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Atualmente é responsável pela empresa de mídia tech TMX Marketing, gerenciando vários portais de renome na internet. Escreve e revisa todos os conteúdos para garantir a qualidade dos textos, e trazer as últimas novidades e informações para os leitores.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.