Mesinhas de Pneu: Faça você mesmo

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Está a procura de um projeto no estilo Faça Você Mesmo com sustentabilidade e criatividade? Se sim, esse post é perfeito para você! Leia até o final e aprenda como decorar com mesinhas de pneu.

Os pneus desempenham um papel importante na nossa locomoção, visto que, sem eles, os carros não poderiam circular. Porém, quando essas rodas são abandonadas por não servirem mais para uso, elas apresentam uma ameaça ao meio ambiente.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o tempo de decomposição do pneu é indeterminado, ou seja, tão longo que é difícil estimar. 

Se você tem um pneu e não sabe o que fazer com ele, acompanhe nosso post. Vamos te ensinar a fazer mesinhas de pneu e mostrar que sustentabilidade e decoração podem (e devem) andar juntas.

Mesinhas de Pneu
Mesinhas de Pneu. Foto: Elo7

Pneus na decoração: renovando o lar com mesinhas de pneu

A decoração sustentável tem como característica o uso de móveis feitos de recursos renováveis e com responsabilidade ecológica. Utilizar mobílias feitas com materiais reciclados e com peças usadas também são formas de decorar com sustentabilidade.

Os móveis feitos de pneu se encaixam nesse segundo caso. Além desse aspecto amigável ao meio ambiente, reaproveitar os pneus para decorar seu lar é vantajoso financeiramente. 

Uma mesinha construída por você com materiais que já possui é muito mais barata do que uma nova, não é? O fato dela ser feita artesanalmente garante que a mesinha reflita seus gostos e fique do jeitinho que você quer.

Vamos te ensinar o passo a passo detalhado e cheio de dicas para criar mesinhas de pneu no estilo Faça Você Mesmo!

Passo a Passo: mesinhas de pneu

Reserve um cantinho da casa para realizar seu projeto. Separe os seguintes itens:

Materiais

  • pneu de carro;
  • duas placas circulares de MDF, MDP ou madeira (uma com o diâmetro do pneu e outra com o diâmetro da parte interna do pneu);
  • pistola e tubos de cola quente;
  • cola universal;
  • parafusos;
  • pés de apoio ou rodas giratórias;
  • tinta acrílica da cor que desejar;
  • tesoura;
  • corda de sisal natural;
  • furadeira com broca;
  • pincel;

Limpe o pneu

O primeiro passo é higienizar o pneu para remover toda a poeira e sujidade. Álcool e um pano devem dar conta da limpeza. Aguarde até a superfície secar completamente para dar sequência ao projeto.

Pinte os pés

Aplique camadas de tinta acrílica da cor escolhida na estrutura de MDF que servirá de pé para a mesa. Deixe o produto secar antes de aplicar outra demão. Se não quiser colorir essa parte, você pode utilizar um verniz incolor.

Caso tenha optado por rodas giratórias, é possível pintá-las com tinta spray para obter o visual desejado.

Fixe os pés na placa de MDF

Cole os pés na placa de MDF que servirá de base (a com maior circunferência) utilizando cola universal. Aguarde a secagem completa do produto.

Ou instale os rodízios nessa mesma base de MDF com auxílio da furadeira e de parafusos.

Dica: É possível substituir os pés por um pneu adicional. Dessa forma, você aumenta a altura final das mesinhas de pneu sem precisar instalar os apoios.

Dica: Você pode deixar os dois pneus apoiados no chão ou instalar rodas giratórias para móveis e garantir mobilidade ao seu projeto.

Una a base ao pneu

Realize a fixação da base no pneu. Faça furos que atravessem tanto a placa de MDF quanto o pneu. Certifique-se de deixá-los bem presos por meio de parafusos.

Una o tampo ao pneu

Repita o mesmo processo com o círculo que será o tampo da mesinha de pneu.

Cole a corda no pneu

Inicie essa etapa colando a ponta da corda na parte inferior do pneu (aquela mais próxima aos pés). Utilize cola quente primeiro e depois aplique a cola universal na corda à medida em que for envolvendo o pneu. 

Use a cola quente e a cola universal dessa maneira até completar duas voltas ao redor do pneu. 

Feito isso, apenas continue enrolando com firmeza  para que a corda não revele a superfície do pneu. Se espaços começarem a aparecer, desenrole e coloque cola na corda para corrigir.

Ao chegar a vez de cobrir a área curva e próxima à abertura do pneu, volte a utilizar as duas colas para garantir uma boa aderência. Corte a corda e fixe bem a ponta.

Dica: Se quiser deixar o projeto mais simples e também mais colorido, abra mão da corda e pinte as mesinhas de pneu com tinta acrílica de sua preferência.

Dica: O revestimento de corda pode ser substituído por colagem de tecido de sua preferência.

Dica: Você pode parar aqui e colocar um tampo feito de vidro em vez do de MDF ou MDP. Recicle uma peça de vidro circular ou encomende uma com um vidraceiro.

Cole a corda no tampo

Posicione a extremidade da corda no centro do tampo, cole com cola quente e siga cobrindo o MDF fazendo movimentos em espiral. Aplique a cola universal também, assim como foi feito no pneu. Quando terminar, corte a ponta e cole bem.

Agora é só tentar fazer esse projeto em casa e criar quantas mesinhas de pneu você quiser. Boa decoração!

Perguntas Frequentes

Como fazer mesa de pneu para jardim?

Escolha materiais resistentes à água, à exposição ao sol e às mudanças climáticas para fazer sua mesa de pneus destinada ao jardim. Reserve um pneu usado e limpe sua superfície. Se desejar, cubra o pneu com corda trançada. Utilize cola universal para garantir uma boa fixação e aguarde a secagem completa. Para o tampo, vidro é a melhor opção.

Como fazer mesa de pneu com corda?

Fixe uma peça circular de MDF ao pneu para criar o tampo da mesa. Faça quatro furos através do pneu e da placa de MDF e use parafusos para uni-los. Cole uma extremidade da corda no centro do tampo e siga colando a corda com cola universal seguindo um padrão espiral. Ao finalizar, corte a corda e cole a ponta, depois basta cobrir o pneu com a corda.

Como fazer mesa de pneu com vidro?

Comece encontrando um vidro compatível com o diâmetro do pneu. É possível aproveitar um tampo de mesa ou encomendar a peça em uma vidraçaria. Para adicionar cor, pinte o pneu com tinta acrílica e para proporcionar mobilidade fixe dois pares de rodinhas giratórias à peça. O vidro pode ser simplesmente posicionado sobre o pneu, sem precisar de cola.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + treze =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.