Modulados: 4 dicas incríveis para usar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Ao escolher os móveis para casa, algumas dúvidas podem surgir. Comprar móveis modulados ou não e como decorar com eles são questionamentos comuns.

Conhecer mais sobre os modulados é a melhor forma de saber se eles são a opção adequada para a decoração do seu lar e como decorar com eles.

Acompanhe nosso post para saber o que são os modulados, seus pontos positivos, negativos e quais são as diferenças entre os móveis modulados e planejados. Depois vamos te dar dicas de como decorar com modulados.

Modulados
Modulados. Imagem: CasasBahia

Móveis modulados: o que são, prós e contras, decoração

Os modulados são a forma mais prática, rápida e econômica de decorar a casa. Para saber porque eles são vantajosos e quais são seus pontos fracos, entenda primeiro o que são os móveis modulados.

O que são móveis modulados?

Os modulados são mobílias feitas com dimensões padronizadas. Os designs e tamanhos são preestabelecidos. Os modulados estão ligados, na maioria das vezes, à produção de móveis em larga escala.

Esse tipo de mobília tem esse nome porque as peças são comercializadas em módulos, ou seja, em unidades que combinam entre si para formar um conjunto funcional.

Qual a diferença entre planejados e modulados?

Os planejados são o oposto dos modulados. Enquanto os modulados têm medidas que são preestabelecidas e utilizadas para produzir numerosas peças iguais, os planejados são peças únicas e feitas sob medida.

Eles são planejados para se adequar às demandas do cliente. Quem contrata esse tipo de serviço pode escolher a matéria-prima, a cor, as dimensões e o formato do móvel.

Seguindo essas diretrizes, um profissional especializado desenvolverá um móvel que corresponda aos gostos decorativos do cliente e ao espaço disponível no cômodo onde a mobília ficará. Isso garante um móvel funcional e com o estilo ideal para harmonizar com o ambiente.

Quais são os prós e os contras dos modulados?

Assim como os planejados, os modulados têm seus pontos positivos e negativos. A escolha de qual modalidade é melhor para o seu lar vai depender de quais atributos você quer privilegiar.

Prós

Preço: Os modulados possuem preços mais acessíveis do que os móveis planejados. Isso acontece porque eles são produzidos em massa, fato que diminui os custos envolvidos na produção. Não precisar contratar um serviço especializados para criá-los também faz o preço cair muito.

Tempo: A aquisição do móvel é mais rápida, pois os produtos já estão disponíveis nas lojas, sejam físicas ou virtuais. Basta apenas aguardar o período de entrega estabelecido relativo ao frete.

O mesmo não ocorre em planejados, porque mais etapas estão envolvidas no processo de aquisição. Procurar a empresa que presta o serviço, encomendar o móvel e esperar que ele fique pronto são os passos que tornam os planejados uma opção mais demorada para decorar o lar.

Versatilidade: A quantidade e variedade de móveis modulados disponíveis no mercado é muito grande. E, por serem vendidos em módulos, é possível comprar o número de peças necessário e posicioná-las no cômodo da forma que se desejar.

Contras

Sem personalização: Por se tratar de um móvel já pronto, não há possibilidade de personalizá-lo da mesma forma que se faria com um planejado. Mas algumas alterações mais simples, como mudança da cor, podem ser feitas em casa.

Pode não se adequar ao local como planejado: Se você precisar de um móvel com medidas muito específicas para uma área pequena, é possível que não encontre um modulado com as mesmas dimensões que desejava.

Nesses casos, comprar um modulado e “torcer” para que ele fique bom no ambiente escolhido exemplifica o lado negativo dos móveis modulados.

Dicas de decoração com modulados

Agora que já sabe as características dos móveis modulados, veja essas dicas gerais para incorporá-los na decoração da sua casa.

Faça simulações

Na internet existem softwares e sites, assim como aplicativos para dispositivos móveis, que permitem a criação de uma simulação digital de decoração.

Baseie-se nas dimensões do ambiente a ser decorado e teste posições diferentes, crie composições e sirva-se da tecnologia a seu favor.

Aproveite a versatilidade dos modulados

O conjunto de módulos costuma ficar em exibição nas lojas em uma configuração específica, não é?

Mas você não precisa segui-la e nem comprar todo o conjunto para formar um visual harmonioso. Faça uso das possibilidades que os modulados oferecem e planeje seu cômodo. Compre apenas as peças que precisa e posicione-as da forma mais funcional.

Faça a medição do espaço

Anote as medidas e avalie o espaço disponível. Ao fazer isso, leve em conta a necessidade de deixar um espaço livre entre os móveis para garantir a abertura de portas e gavetas.

Essa ação previne que a abertura das portas fiquem reduzidas, permite abrir as gavetas e portas simultaneamente e preserva a área para circulação de pessoas.

Mapeie pontos importante

Para não se deparar com imprevistos e problemas durante a instalação e posicionamento dos móveis, alguns pontos específicos devem ser mapeados.

Tubulações de água e gás

Em relação aos móveis que requerem furos na parede e outras ações dessa natureza, não os coloque em paredes com encanamento de água ou gás. Assim, você previne danos aos canos e vazamentos que podem provocar acidentes.

Portas e janelas

Ao escolher a posição e dimensões dos módulos, dê privilégio à funcionalidade de portas e janelas. Prejudicar a abertura da porta será um problema para a circulação dos moradores. Cobrir as janelas com os móveis pode afetar a circulação de ar e iluminação do ambiente.

Pias, torneiras e ponto de gás

Atentar-se a esses pontos é essencial ao decorar banheiros e cozinhas. Planeje a disposição dos módulos e certifique-se que as pias e torneiras não terão seu uso prejudicado.

A respeito do gás a ser fornecido ao fogão, lembre-se de reservar um espaço para ele ao planejar a composição.

Tomadas e interruptores

Tome nota das posições de todas as tomadas, interruptores e quais itens da casa precisam de acesso às tomadas.

Essa medida deve evitar que você posicione móveis que proporcionam suporte para eletroeletrônicos ou eletrodomésticos longe de tomadas. Ela também é importante para não inutilizar tomadas e interruptores com móveis mal posicionados.

Utilize nossas dicas para ter um ambiente funcional e bem decorado com móveis modulados. Boa decoração!

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 8 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.