O que colocar na decoração da mesa de jantar6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você está se preparando para um jantar importante e quer montar uma mesa inesquecível? Então acompanhe este artigo, descubra o que colocar na decoração da mesa de jantar e impressione seus convidados.

A prática da ‘mesa posta’, como as pessoas popularmente chamam, está virando uma tendência em recepções, tanto naquelas mais informais onde os convidados são amigos ou parentes, como nas mais formais.

Atualmente as pessoas andam mais preocupadas com a decoração da mesa de jantar, detalhes como louça e talheres, quantidade de pratos, copos, ou taças, uso de guardanapos e muito mais.

Se você é uma dessas pessoas e está em busca de dicas funcionais e bonitas para montar uma recepção na sua casa, ou para um evento mais especial, mas não sabe por onde começar, acompanhe este artigo e descubra o que colocar na decoração da mesa de jantar para criar uma atmosfera elegante e bonita, de um jeito simples.

O que colocar na decoração da mesa de jantar
O que colocar na decoração da mesa de jantar. Foto: Pxhere.

Veja o que colocar na decoração de uma mesa de jantar

Antes de pensar na decoração, é importante considerar o cardápio que será servido. Faça uma lista simples de todos os pratos e bebidas que oferecerá nessa recepção, pois isso lhe ajudará a definir quais serão os copos, ou taças a serem usados, talheres e a quantidade necessária de pratos.

Por exemplo, se você for servir uma entrada, prato principal e sobremesa, tudo isso acompanhado de um vinho tinto, precisará de:

  • Três pratos, sendo um pequeno para entrada, um maior para o prato principal, e um pequeno para a sobremesa;
  • Dois pares de talheres para a entrada e prato principal e um talher único para a sobremesa;
  • Duas taças, sendo uma para o vinho e uma para água.

Agora que você já definiu o cardápio e todos os utensílios que serão usados, vamos às dicas do que colocar na decoração da mesa de jantar. Para que a montagem da sua mesa seja simples e eficiente, mostraremos em uma ordem lógica. Veja a seguir:

1.    Toalha e caminho de mesa

Se você tiver uma mesa redonda, o mais indicado é usar uma toalha apropriada, ou apenas os sousplat. Mas se sua mesa for quadrada, retangular, ou mesmo oval, além dessas opções você pode usar um caminho de mesa.

Tenha cuidado apenas com a largura dele, pois o ideal é que ele seja apenas um pouco mais estreito que a sua mesa.

2.    Sousplat ou lugar americano

O segundo passo é colocar os sousplats, ou lugares americanos. Vale dizer que o lugar americano pode ser usado apenas nos casos em que a toalha não seja uma opção, já os sousplats podem ser usados tanto em mesas com toalha, ou caminho de mesa, como sem nada.

Os sousplats podem ser redondos, retangulares, ou quadrados e, além de fazerem parte da decoração, servem para proteger a mesa, e evitar que a louça escorregue.

3.    Posicionamento da louça e talheres

O passo seguinte é posicionar as louças e talheres a serem usados. A dica aqui é colocá-los na ordem em que serão usados.

No caso dos pratos, os primeiros a serem usados sempre ficam acima. Em um jantar com entrada, prato principal e sobremesa, o correto é colocar o prato maior, da refeição principal primeiro e acima dele o prato da entrada.

A louça da sobremesa deverá ser posicionada dos pratos, na parte superior, centralizado, ou ao lado esquerdo.

Outra opção é que essa louça seja trazida juntamente com o alimento, apenas das outras serem retiradas da mesa.

Já no caso dos talheres, os primeiros a serem usados devem ser colocados na parte externa, deixando os últimos a serem usados mais próximo aos pratos. No caso do talher de sobremesa, caso a louça dela esteja na mesa, o indicado é que seu talher fique posicionado na parte superior dos pratos.

Vale dizer que os garfos sempre ficam do lado esquerdo (de quem vê) do prato e as facas do lado direito, sempre com o lado do corte virado para dentro.

4.    Taças ou copos

As taças ou copos devem ser posicionadas na parte superior dos pratos, do lado direito, começando sempre pela taça de água, e seguindo com as taças respectivas as bebidas que servirão de acompanhamento para os pratos de entrada e principal. Aqui serve a mesma regra dos talheres: a primeira a ser usada deve ficar na extremidade direita.

5.    Guardanapos

Por fim, mas não menos importante, os guardanapos. Eles podem ser posicionados acima dos pratos com uma presilha ou argola decorativa, ou ao lado esquerdo da aparelhagem de jantar.

6.    Decoração da mesa de jantar

Toda essa montagem, seguindo as regras de etiqueta, já deixará sua mesa muito bonita e elegante. Mas se você ainda quiser investir na decoração da mesa de jantar, a primeira dica é escolher no máximo três cores para combinar todos os objetos utilizados: toalha, sousplats, ou lugar americano, guardanapo e louça.

Outra dica importante é investir em centros e arranjos de mesa, com flores ou velas, que, além de combinarem com os demais itens, sejam pequenos e não muito altos.

Esse detalhe é importante, pois, a ideia é que eles decorem a mesa, e não atrapalhem o jantar, ou mesmo a conversa e o contato visual durante a recepção.

Agora que você já sabe o que colocar na decoração da mesa de jantar e como montá-la seguindo as regras de etiqueta, certamente conseguirá promover um jantar simples, com uma bela decoração e muito elegante.

Perguntas Frequentes

Como fazer uma decoração de mesa de jantar bonita e simples?

Para criar uma decoração de mesa de jantar bonita e simples, a dica mais importante é pensar nas cores a serem usadas. Procure sempre usar no máximo três cores diferentes, mas que combinem entre si, sem muito contraste. Outra dica é usar arranjos simples com flores mais discretas e com cores que combinem com o restante da sua mesa.

Quais são os melhores enfeites para uma mesa de jantar?

Os sousplats, os caminhos de mesa e os arranjos com flores são os melhores enfeites para uma mesa de jantar. Procure sempre investir em cores que combinem nestes três elementos e tenha em mente que quanto menos detalhes houver, mais bonita sua mesa ficará.

Qual o melhor modelo de centro de mesa de jantar?

Se você gosta de plantas, certamente os centros de mesa de jantar com arranjos florais ou até mesmo plantas como suculentas e mini folhagens podem ser uma boa escolha. Tenha apenas cuidado para não criar um centro de mesa muito alto, que impeça o campo de visão dos seus convidados durante o jantar.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.