O que é NIS? Para que serve o Número de Inscrição Social?

O Número de Identificação Social (NIS) é um tipo de cadastro do governo para ajudar a identificar cada cidadão que recebe ou não algum benefício social. Esse número também pode ser usado para garantir que o trabalhador receba os direitos trabalhistas e previdenciários.

E por isso resolvemos trazer esse artigo no Portal KD, para você entender o que é NIS, para que serve, quais serviços pode ser consultado, como saber o número NIS pelo CPF e muito mais. Acompanhe!

O que é NIS?

O Número de Identificação Social (NIS) é um número atribuído a cidadãos elegíveis para receber benefícios sociais do governo federal do Brasil. Este número é único e serve como uma forma de identificação do indivíduo ou família em relação aos benefícios sociais que recebem.

O NIS é utilizado para controlar o recebimento de benefícios, como o Bolsa Família, e para acessar informações sobre o histórico de pagamentos e outros dados relacionados aos benefícios. Além disso, ele também pode ser utilizado para identificar o trabalhador em outros programas sociais, como o Seguro Desemprego e o Abono Salarial.

O NIS é emitido pelo Ministério da Cidadania e é registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Para solicitar o NIS, é necessário preencher um formulário com informações pessoais e comprovantes de residência e renda.

Em resumo, o NIS é uma forma de garantir que os benefícios sociais sejam distribuídos de forma correta e eficiente, e é importante que as pessoas saibam e mantenham registrado seu NIS para garantir o recebimento de benefícios sem problemas.

O que é NIS?
O que é NIS? Foto: Gov

Para que serve o NIS?

O Número de Identificação Social (NIS), também conhecido como PIS/PASEP, é um número único atribuído a cada trabalhador registrado no Brasil. Ele é usado para identificar os trabalhadores que têm direito a benefícios previdenciários, como seguro-desemprego e abono salarial. Além disso, o NIS é necessário para o processamento de pagamentos de aposentadoria, pensões e outros benefícios previdenciários. É importante notar que o NIS é diferente do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e serve um propósito específico relacionado à Previdência Social no Brasil.

Quem tem o direto do NIS?

Segundo a Caixa, tem direito ao NIS as pessoas:

  • Trabalhador vinculado a empresa privada, cooperativa ou empregador de pessoa física.
  • Beneficiário dos programas sociais do governo.
  • Diretor não-empregado quando optante pelo FGTS.
  • Beneficiário de Políticas públicas.

Para a pessoa que trabalha para uma empresa privada, cooperativa ou empregador de pessoas físicas, o NIS vai permitir identificar para receber ou recolher o FGTS, seguro desemprego, abono salarial, e na hora de solicitar a aposentadoria.

Para as demais pessoas que comentamos, esse número é usado para fazer o pagamento de benefícios, como a chave de identificação em políticas públicas ou para emissão de documentos como a carteira de trabalho.

Quais serviços posso consultar com o NIS?

Com o número NIS em mãos você consegue consultar vários dos serviços e benefícios do governo, são eles:

  • Abono salarial.
  • Aposentadoria.
  • Ver o calendário do Bolsa Família.
  • Parcelas do seguro-desemprego.
  • Saldo do FGTS.

Como saber número NIS pelo CPF?

Existem algumas formas de fazer isso. Veja a seguir como acessar:

Meu INSS

Pelo site ou app do Meu INSS, é possível ter acesso a vários serviços da previdência de forma grátis, além de fazer a consulta do NIS pelo CPF.

E para isso, é necessário ter a senha do Gov. que já foi cadastrada, e que pode ser feita de maneira muito simples através do seu CPF.

  1. Agora, acesso o site ou app do Meu INSS, e clique em Entrar com gov.br e faça o login.
  2. E na página inicial, no menu superior, clique em “Meu cadastro”.
  3. Desça a página até chegar na informação “Elos CNIS” e confira o número.
Consultar NIS pelo CPF no Meu INSS
O que é NIS – Meu INSS. Foto: Divulgação

Extrato FGTS

Com o extrato FGTS é possível consultar seu saldo e as movimentações feitas na conta. E pode ser acessado totalmente online, pelo site da Caixa ou ainda pelo app FGTS.

  1. Faça login acessando a página extrato do FGTS no site da Caixa.
  2. Depois de fazer o login com seu CPF e senha, o número NIS será uma das informações que irá aparecer no extrato.

Qual a diferença entre NIS, PIS e NIT?

NIS, PIS e NIT são siglas que se referem a três números diferentes no Brasil:

  • NIS (Número de Identificação Social) – É um número único atribuído a cada trabalhador registrado no Brasil para identificá-lo como elegível a benefícios previdenciários, como seguro-desemprego e abono salarial.
  • PIS (Programa de Integração Social) – É um programa do governo brasileiro que fornece benefícios financeiros a trabalhadores formais, como o abono salarial. O PIS é financiado com contribuições dos trabalhadores e das empresas.
  • NIT (Número de Identificação do Trabalhador) – É um número atribuído a cada trabalhador formal no Brasil pelo Ministério do Trabalho. O NIT é usado para identificar o trabalhador em questões relacionadas ao trabalho, como contratos de trabalho e processos trabalhistas.

Em resumo, o NIS é usado para identificar o trabalhador como elegível a benefícios previdenciários, o PIS é um programa de benefícios financeiros para trabalhadores formais e o NIT é usado para identificar o trabalhador em questões relacionadas ao trabalho.

PIS e PASEP
O que é NIS – PIS e PASEP. Foto: Divulgação

Como tirar o número do NIS pela primeira vez?

Para tirar o Número de Identificação Social (NIS) pela primeira vez, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Verifique se você é elegível: Para ter direito ao NIS, você precisa ser trabalhador formal registrado e contribuir para a Previdência Social.
  2. Vá a uma agência da Previdência Social: Você pode encontrar a agência mais próxima de você acessando o site da Previdência Social ou ligando para a Central de Atendimento 135.
  3. Leve documentos pessoais: Você precisará levar seus documentos pessoais, como RG e CPF, além de comprovante de endereço e carteira de trabalho.
  4. Preencha o formulário de solicitação do NIS: Na agência da Previdência Social, você receberá um formulário de solicitação do NIS, que deverá ser preenchido com suas informações pessoais.
  5. Aguarde a confirmação: Após enviar o formulário preenchido, você receberá o seu NIS por correspondência em alguns dias. Caso haja algum problema com sua solicitação, você será contatado pela Previdência Social.

Observe que esses passos podem variar de acordo com a sua região e a disponibilidade da Previdência Social na sua área. É importante verificar com a agência local para obter informações mais precisas sobre o processo de solicitação do NIS.

O que é NIS?

E aí, Gostou?

E então, entendeu melhor sobre o que é NIS? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

NIS e PIS são a mesma coisa?

Não, NIS e PIS são coisas diferentes. O NIS (Número de Identificação Social) é um número único atribuído a cada trabalhador registrado no Brasil para identificá-lo como elegível a benefícios previdenciários, como seguro-desemprego e abono salarial. Já o PIS (Programa de Integração Social) é um programa do governo brasileiro que fornece benefícios financeiros a trabalhadores formais, como o abono salarial. O PIS é financiado com contribuições dos trabalhadores e das empresas. Em outras palavras, o NIS é o número usado para identificar o trabalhador enquanto o PIS é o programa que oferece benefícios financeiros a ele.

Para que serve o NIS?

O NIS (Número de Identificação Social) é um número de identificação utilizado no Brasil para fins de previdência social e programas sociais do governo. É concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e serve como uma forma de identificar as pessoas que contribuem ou que têm direito a benefícios previdenciários. O NIS é um número único e permanente e pode ser utilizado para acessar diversos serviços e benefícios sociais.

O que é NIS?

NIS significa “Número de Identificação Social” no contexto do governo brasileiro. É um número único atribuído a cada cidadão brasileiro para identificação em diversos programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo. Este número permite ao governo acompanhar e gerenciar o recebimento de benefícios sociais por parte da população.

NIS e CadÚnico são a mesma coisa?

Não, o NIS (Número de Identificação Social) e o Cadastro Único (CadÚnico) são coisas diferentes. O NIS é um número que identifica o trabalhador e o segurado previdenciário para fins de recebimento de benefícios previdenciários e assistenciais. Já o Cadastro Único é um sistema do Governo Federal que reúne informações de pessoas e famílias com baixa renda para fins de identificação e seleção de programas sociais, tais como o Bolsa Família.

Avalie este artigo

Avalie post
Bruno Lucas Jung Martendal
Bruno Lucas Jung Martendal
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.