O que é Trava Zap e como evitar mensagens maliciosas!

Se você é um usuário do aplicativo do WhatsApp, com certeza já deve ter ouvido falar ou já sofreu com algum tipo de Trava Zap, não é mesmo?

Para a sua sorte, o KD preparou um conteúdo mais do que especial para te ensinar o que é Trava Zap, como essas mensagens maliciosas funcionam, como evitar esses tipos de mensagens e muito mais! Caso tenha ficado interessado, então leia até o final e venha conosco descobrir tudo sobre as Travas de WhatsApp!

O que é Trava Zap?

Trava Zap é um tipo de mensagem que possui diversos caracteres aleatórios ou arquivos ocultos, quando uma mensagem desse tipo é recebida por um usuário através do WhatsApp, normalmente o aplicativo dessa pessoa não consegue processar os dados dessa mensagem, dessa forma o sistema do aplicativo trava e as únicas soluções conhecidas para resolver esse problema são ou reiniciar o aplicativo, ou então desinstalar e baixar o WhatsApp novamente.

Os Trava Zap são usados para fazer brincadeiras de mau gosto por pessoas que não possuem a intenção de ser amigáveis, afinal de contas, caso você receba uma mensagem como um Trava Zap em seu aparelho e você não tenha feito o backup de suas conversas recentemente, existe uma grande chance de você acabar perdendo todos os seus dados de mensagens que não foram salvos, o que é horrível pois existe um período periódico para salvar as mensagens no WhatsApp.

Assim com havíamos comentado anteriormente, os Trava Zaps não necessariamente precisam ser mensagens aleatórias, alguns códigos maliciosos podem ser enviados disfarçados como cartões de contados e arquivos para baixar, além disso, existem diferentes níveis de força entre essas mensagens, que vão desde mensagens mais fracas que apenas deixam o seu aplicativo mais lento até mensagens extremamente fortes que podem travar um aparelho celular completamente.

O que é Trava Zap
O que é Trava Zap. Foto: Reprodução.

Trava Zap é crime?

É bem comum que várias pessoas achem que o envio de Trava WhatsApp se enquadra como crime, pois existe a Lei nº 14.155/2021, que dispõe sobre a invasão de dispositivos de informática e instalação de vulnerabilidade, no entanto, não é bem assim que funciona.

Na prática os Trava Zaps não se enquadram como crime pois não existe uma invasão no sistema do aplicativo do WhatsApp, porém, caso o usuário que tenha recebido o código malicioso tenha sofrido algum dano relacionado a perca de informações importantes, o autor da Trava pode responder civilmente pelos danos causados e pode até mesmo tendo que pagar uma indenização pelos danos causados.

No entanto, em alguns casos, o envio constante de Trava Zap pode ser considerado como crime de cyberbullying, pois se enquadra com o objetivo de causar danos psicológicos e materiais a uma pessoa através da internet.

Como funciona um Trava Zap?

Agora que você já sabe o que é Trava Zap, é preciso entender como essas mensagens funcionam, pois bem, diversas pessoas enviam mensagens de Trava Zap para brincar com familiares ou colegas, no entanto, essa prática pode ocasionar em diversas consequências, inclusive judiciais, pois essas mensagens com caracteres aleatórios possuem o único objetivo de interromper o uso do WhatsApp.

Mas afinal de contas, como os Trava Zap funcionam?

Diferente do que muitas pessoas pensam, as travas na verdade são bem simples, basicamente eles são um conjunto de caracteres aleatórios que confundem o sistema de processamento do WhatsApp, além disso, não é preciso um conhecimento profundo em programação para obter esse tipo de código para envio, é por isso que existem diferentes tipos de códigos, que vão desde travas mais fracas que apenas deixam o WhatsApp mais lento, até mensagens extremamente pesadas que podem travar um celular.

Da mesma forma que havíamos citado anteriormente, as mensagens de trava não necessariamente precisam ser do tipo texto, algumas travas podem ser enviadas através de cartões de contato ou emojis, como é o exemplo da mensagem do esquilo, que foi um Trava WhatsApp muito famoso nos últimos anos.

O erro de leitura dessas mensagens pode acontecer tanto em aparelhos iOS quanto Android, além disso os Travas que funcionam em um sistema podem não ser efetivos em outro, dessa forma, vários internautas maliciosos criam travas específicos que atingem especificamente o aplicativo de um sistema operacional mobile.

WhatsApp Mods são imunes a Trava Zap?

Para evitar os problemas ocasionados pelas mensagens de travamento, muitos usuários do WhatsApp migram da versão do aplicativo para versões modificadas por terceiros, pois os desenvolvedores desses APK’s prometem que em seus aplicativos estão instaladas algumas configurações especiais que impedem o travamento por mensagens, porém, esses Mods não possuem nenhuma certificação de segurança oficial, dessa forma o uso dessas aplicações pode acarretar em diversos riscos como o banimento da conta do WhatsApp e até mesmo a perca de privacidade de seus dados.

Apesar dos WhatsApp Mods se apresentarem como uma alternativa para evitar os danos causados pelos Trava Zaps, nós da equipe do KD não recomendamos que nenhum de nossos leitores baixem ou utilizem aplicativos desse tipo, pois se trata de versões piratas do WhatsApp oficial, sendo assim essas aplicações vão contra os direitos a propriedade da Meta.

Se mesmo sabendo dos riscos dos WhatsApp Mods você ainda quiser saber um pouco mais sobre essas aplicações, aqui embaixo vamos deixar uma pequena listinha com alguns Mods que fornecem suporte contra mensagens de trava:

Mulher com o WhatsApp travado
Mulher com o WhatsApp travado. Foto: Unsplash.

Como evitar trava zap?

Agora que você já sabe o que é Trava Zap e como esse tipo de mensagem funciona, vamos te apresentar algumas dicas eu você pode usar e repassar parar os seus contatos para que vocês não caiam mais nessas brincadeiras de mau gosto.

A primeira dica que vamos lhe fornecer é não abrir diretamente o aplicativo do WhatsApp quando receber uma mensagem, apesar de as vezes ser incomodo, você pode habilitar as notificações do aplicativo para poder visualizar os trechos das mensagens recebidas, além disso, você também pode abrir a aplicativo através do WhatsApp Web, pois o processamento é melhor e a mensagem normalmente não trava o sistema, dessa forma, você pode excluir o contato que te enviou a trava pelo computador e assim o seu celular não iria travar.

Além de antecipar a visualização das mensagens, você também pode configurar o seu aplicativo para que você não seja adicionado a grupos por contatos desconhecidos, algo que é bem comum de acontecer pois os transmissores de travas normalmente enviam os arquivos para várias pessoas.

Para configurar o seu WhatsApp, acesse as configurações do aplicativo e clique em “Conta”, depois selecione a opção “Privacidade” e então “Grupos” em seguida, após fazer isso clique na opção “Meus contatos”, dessa forma somente os seus contatos estão permitidos para te adicionar em grupos.

Configurações de Grupos no WhatsApp
Configurações de Grupos no WhatsApp. Foto: Reprodução.

O WhatsApp pretende corrigir o erro das Travas?

Mesmo que a Meta, a empresa dona do WhatsApp, já saiba dos problemas ocasionados pelas mensagens de trava, atualmente ainda não existe nenhuma solução definitiva para resolver este problema, pois até mesmo em 2021, quando o WhatsApp para o sistema iOS recebeu uma grande atualização para evitar as travas, rapidamente os internautas maliciosos já descobriram como burlar o sistema e em poucos meses já estavam enviando arquivos corruptos.

Dessa forma, é bem difícil que o WhatsApp consiga entrar uma solução definitiva para resolver o problema, no entanto sempre recomendamos que você mantenha o seu aparelho e seu aplicativo sempre atualizados, pois dessa forma os sistemas de segurança podem ser mais eficientes, além disso, tentem filtrar quem realmente são os seus contatos amigáveis, pois não vale a pena manter relações com pessoas que querem nos prejudicar.

O que é trava zap?

E aí, gostou das nossas dicas?

Nesse artigo nós te ensinamos o que é Trava Zap, além disso também te passamos algumas dicas para que você possa se proteger dessas mensagens maliciosas. Se você chegou até aqui, então por favor não esqueça de dar uma olhada em nossos outros conteúdos, também deixe aqui abaixo a sua opinião sobre esse texto, isso ajuda nós da equipe do KD a entender se estamos produzindo um conteúdo de qualidade para você!

Dúvidas Frequentes sobre o que é Trava Zap

O que é Trava Zap?

O Trava Zap é uma técnica utilizada por algumas pessoas para enviar mensagens no WhatsApp que possuem caracteres aleatórios ou arquivos ocultos. Quando uma mensagem desse tipo é recebida, o aplicativo pode ter dificuldade em processar os dados e, como resultado, pode travar. Isso pode levar a perda de dados, como mensagens não salvas, a menos que o usuário tenha feito um backup recente. Alguns usuários podem utilizar o Trava Zap como uma brincadeira de mau gosto, mas essas mensagens podem causar problemas e dor de cabeça para os destinatários. Uma solução para resolver o problema é reiniciar o aplicativo ou desinstalar e instalar o WhatsApp novamente. É importante tomar cuidado ao receber mensagens desconhecidas e fazer backups regulares para evitar perda de dados.

Como um Trava Zap funciona?

Um Trava Zap é uma mensagem enviada através do aplicativo WhatsApp que contém caracteres aleatórios ou arquivos ocultos. Quando essa mensagem é recebida pelo destinatário, o aplicativo pode ter dificuldade em processar os dados e, como resultado, pode travar. Isso pode levar a perda de dados, como mensagens não salvas, a menos que o usuário tenha feito um backup recente.
Alguns usuários podem utilizar o Trava Zap como uma brincadeira de mau gosto, mas essas mensagens podem causar problemas e dor de cabeça para os destinatários. É importante tomar cuidado ao receber mensagens desconhecidas e fazer backups regulares para evitar perda de dados.

É crime travar o WhatsApp de alguém?

No Brasil não é crime enviar Trava Zap pois não existe uma invasão direta em um sistema, no entanto o autor dessas mensagens maliciosas pode acabar tendo que responder civilmente pelos danos causados a outros usuários do WhatsApp.

Como evitar Trava Zap?

O trava-zap é um problema muito comum em telefones celulares e pode ser extremamente frustrante. Aqui estão algumas dicas para evitar o trava-zap:
1. Verifique se o seu software está atualizado. As atualizações de software podem corrigir problemas de travamento do telefone.
2. Limpe o cache e os cookies do seu navegador. Isso pode ajudar a evitar o travamento do telefone ao carregar páginas da web.
3. Reinicie o seu telefone. Às vezes, um simples reboot pode resolver problemas de travamento do telefone.
4. Verifique se há aplicativos que estão consumindo muita memória ou processador. Se houver, desinstale-os ou desative-os temporariamente.
5. Verifique se há arquivos corrompidos no seu telefone. Arquivos corrompidos podem causar o travamento do telefone. Você pode usar um aplicativo de limpeza de telefone para remover os arquivos corrompidos.
6. Verifique as configurações do seu telefone. Às vezes, alterar as configurações do telefone pode evitar o travamento do telefone.
7. Faça um backup de seus dados e resete o seu telefone para as configurações de fábrica. Isso pode resolver problemas de travamento do telefone que não podem ser resolvidos de outra forma.

É crime travar WhatsApp das pessoas?

Bloquear o acesso a uma conta ou sistema de mensagem de outra pessoa sem permissão pode ser considerado uma violação de privacidade e, dependendo do caso, pode ser considerado crime. É importante respeitar os direitos dos usuários e agir de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis. Se tiver dúvidas sobre a legalidade de suas ações, consulte um advogado ou autoridade competente.

Como deixar o celular imune a Trava Zap?

Não há uma forma de deixar o celular completamente imune a Trava ZAP, pois essa ferramenta é usada para interromper o funcionamento do aplicativo de mensagens por motivos de segurança ou política. No entanto, você pode tomar algumas precauções para minimizar o risco de ser bloqueado pelo Trava ZAP, como evitar compartilhar informações sensíveis ou inapropriadas, manter o software do telefone sempre atualizado e instalar um software de segurança confiável.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

2 respostas
  1. 👺👺👹👹👾👺😈👹😈👺😈👿😈👹👺😈👿😈💀👺😈👾👹😈👾👹😈👾😈👹😈👾😈👹👾😈👹😈👾😈👺😈👾😈👹😈👾😈👺😈👾😈👹😈👾😈👹😈👾😈👺😈😈👹😈👿😈👹😈👾😈👺😈👾👹😈👾😈👹😈😈👾😈👹😈👾👺😈👾😈👹😈👾😈👹😈👾😈👹😈👾😈👹😈👾😈👹👾😈👾😈🤖😈👾😈🤖😈

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.