Objetos afetivos na decoração de casa

Quer deixar o seu cantinho mais convidativo e acolhedor? Neste conteúdo, ensinamos como incluir objetos afetivos na decoração de casa. Inspire-se!

A nossa casa é o nosso porto seguro. Ou seja, aquele espaço onde nos sentimos à vontade e, de quebra, também criamos as melhores memórias com quem mais amamos — os nossos familiares e amigos. Assim, nada mais justo do que aproveitar ao máximo esses ambientes, seja utilizando elementos decorativos sofisticados, que estejam na moda, como também, aqueles que carregam muita afetividade.

Nos últimos anos, a fim de conquistar um lar aconchegante, vários moradores estão recorrendo à chamada decoração afetiva. Isso significa que os cômodos devem estar pautados pelo uso de elementos cheios de histórias e recordações que promovam uma identificação. Desse modo, será possível fazer com que todo o espaço ganhe um clima mais convidativo e agradável, possibilitando o descanso e o bem-estar.

Mas, afinal, como conquistar esse efeito? Para te ajudar, trouxemos algumas dicas exclusivas e que farão toda a diferença em suas composições. É só acompanhar este artigo para saber mais!

Quadro na parede e objetos decorativos sobre o móvel em uma parede azul no fundo
Quadro na parede e objetos decorativos sobre o móvel. Foto: Pexels

Conheça os elementos essenciais em uma decoração afetiva

A boa notícia? Existem vários itens incríveis que podem compor uma decoração afetiva. Entre os mais utilizados, destacamos as mobílias antigas, as fotografias de família, as louças que passam de geração para geração e por aí em diante.

Ainda nessa categoria, não podemos esquecer das lembranças de viagens — os famosos souvenirs, que também ajudam os moradores a se lembrarem de momentos especiais vividos ao longo dos tempos.

Dica de amiga

Contudo, caso o item que você queira incluir na combinação não esteja em bom estado, a sugestão é recorrer aos consertos necessários. Muitas vezes, uma simples pintura ou, quem sabe, até uma troca de estofados (no caso das poltronas e sofás), já será suficiente para fazer com que a peça ganhe “uma cara nova”.

Invista no Do It Yourself (DIY)

Outra maneira, muito interessante, de garantir uma decoração afetiva é, simplesmente, “colocar a mão na massa”.

Sim! Aqui, a ideia é que você e os demais moradores, aproveitem o momento para criar objetos decorativos com as suas próprias mãos. Hoje em dia, não faltam opções de tutoriais disponíveis na internet para quem deseja inovar. Há, por exemplo, ótimos conteúdos no Pinterest e no YouTube.

Nessas plataformas, você pode aprender como produzir porta-retratos, colchas, almofadas e qualquer outro elemento que converse com a atmosfera do seu lar. Dessa maneira, será possível não apenas conquistar um cantinho mais aconchegante, como também, transbordar originalidade na combinação.

Objetos afetivos na decoração de casa. Quadro e demais objetos na parede ao lado de plantas
Quadro na parede ao lado de plantas. Foto: Pexels

Não se esqueça das plantas

Por último, um décor aconchegante também pode — e deve! — ser composto por plantas. Excelentes para adicionar mais vida em um espaço, as diferentes folhagens são ótimas para deixá-lo supercolorido, fresquinho e, claro, com aquela sensação de acolhimento que tanto amamos.

Aliás, o uso intenso das plantas nos cômodos internos é uma tendência fortíssima no mundo do design — conhecida como urban jungle. A proposta consiste em incluir, nos lares, plantas de espécies variadas, garantindo que os moradores aproveitem todos os seus benefícios.

Tudo isso, é claro, sem esquecer de cuidar adequadamente das folhagens. Até porque, para continuarem bonitas e saudáveis, as plantas necessitam de regas, adubação e banhos de sol frequentes. Além disso, é importante reservar um recipiente adequado para que as mudas se desenvolvam.

Caso tenha dúvidas, considere pesquisar a respeito das características de cada planta e entenda como cultivá-la da melhor forma. É um hábito simples, mas pra lá de eficiente!

E aí, gostou de aprender como elaborar um espaço completo e repleto de objetos afetivos? Esperamos que sim! Após mergulhar de cabeça no assunto, aproveite para colocar essas dicas em prática e conquistar o cantinho dos seus sonhos.

E aí, gostou?

Espero que nossa equipe do KD tenha ajudado a entender mais sobre os objetos afetivos na decoração de casa! Caso ainda tenha dúvidas, comente em nossas publicações e interaja conosco, votando em nossas estrelinhas! Até a próxima!

Dúvidas Frequentes

Por que é importante usar objetos afetivos na decoração de casa?

Os objetos afetivos são importantes na decoração de casa porque eles dão um toque pessoal e podem representar memórias especiais.

Quais são os principais objetos afetivos que podem ser usados na decoração de casa?

Alguns dos principais objetos afetivos que podem ser usados na decoração de casa são: fotos, objetos de coleção, itens de souvenir, lembranças de viagens e peças de arte.

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.