Organize debaixo da cama6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Se tem um espaço que parece ter sido criado para guardar bagunça, esse espaço é embaixo da cama. Entretanto, não precisa ser assim. Você pode aproveitar a área de modo funcional, acomodando diferentes elementos, sem que tudo se torne uma verdadeira confusão. Quer saber como? Organize debaixo da cama com as 7 dicas que preparamos!

Organize debaixo da cama
Organize debaixo da cama. Foto: Casa e Festa.

1. Cama box como solução prática

Se você ainda não comprou sua cama, pode optar por um modelo box, uma vez que esse tipo de cama costuma contar com uma espécie de baú em sua estrutura. Na maioria dos casos, existe um sistema que permite erguer o colchão com facilidade, para que você pegue o que tiver guardado.

A área inferior da cama box é ideal para quem precisa guardar malas de viagens, travesseiros ou roupas de cama. Assim, você evita carregar o guarda-roupa ou o closet com esses produtos. De tempos em tempos, coloque no sol o que você guarda na parte do box, para não deixar que os produtos fiquem mofados.

2. Organize debaixo da cama com cestos ou caixas

Se a sua cama não for box, a dica é utilizar cestos ou caixas para manter todo o espaço bem organizado. Nesse caso, você pode optar por cestos de vimes, caixas plásticas ou modelos de feltro para acomodar diferentes elementos.

É claro que até as caixas podem se transformar em bagunça quando você não define funções para cada uma. Por isso, procure pensar em que elemento vai ficar em cada caixa. Dessa forma, quando você precisar buscar por um item específico, encontrá-lo não vai ser um desafio.

Lembre-se ainda de conferir a medida de abertura na área inferior da cama, para comprar caixas e cestos que passem por baixo dela tranquilamente. Afinal, de nada adianta contar com caixas grandes se elas não passam pela abertura disponível.

3. Gavetas com rodinhas

Muitos móveis contam com rodinhas para facilitar a utilização, inclusive “gavetas” falsas, que não são presas à cama, mas que podem ser estrategicamente posicionadas para que você organize debaixo da cama.

Muita gente acaba aproveitando as gavetas de algum móvel antigo para instalar rodinhas e utilizar embaixo da cama. Essa é uma forma prática e econômica de contar com mais espaço embaixo da cama.

Vale usar essas gavetas para guardar roupas e calçados que você não usa com frequência. Para evitar o contato com o pó, cubra as gavetas com plásticos ou com uma manta. E assim como a ideia das caixas e cestas, organize debaixo da cama estabelecendo funções claras para cada gaveta que você tiver disponível.

4. Caixas de brinquedos

Quem tem filhos sabe o quanto os pequenos acumulam brinquedos com o passar dos anos. Uma dica é aproveitar a parte inferior da cama para guardar os brinquedos em caixas. Nesse caso, vale pensar em caixas com cores complementares ao quarto dos pequenos, uma vez que cama arrumada cobrindo as caixas nem sempre é algo possível com as crianças.

É importante que, desde a fase inicial da educação, você incentive a criança para que ela organize debaixo da cama. Brincadeiras de “quem é mais rápido” costuma funcionar para deixar a organização mais divertida.

Em uma das caixas, você pode separar os brinquedos que seus filhos deixaram de lado. Depois, de tempos em tempos, você resgata alguns dos itens “esquecidos”, o que vai despertar o interesse dos pequenos novamente – e ainda ajudar a manter as finanças em dia com menos compras de brinquedos.

5. Uma sapateira embaixo da cama

Outra possibilidade para que você organize debaixo da cama é utilizando o espaço como sapateira. Nesse caso, já existem sapateiras de TNT ou de tecido mais firme para aproveitamento da área inferior da cama, com um formato similar à uma gaveta. Assim, basta puxar a sapateira para visualizar todos os calçados que você tem para usar.

O ideal é que você deixe nessa sapateira os calçados que não utiliza no dia a dia, uma vez que o processo de puxar e guardar a “gaveta” pode causar bagunça ou estresse. Além disso, leve à sério a técnica de guardar no lugar tudo o que você pegar, evitando acomodar os calçados de qualquer forma dentro da sapateira.

Para dar mais conservação aos calçados, você pode guardar cada par em saquinhos de organza ou mesmo em plásticos que tenham alguma abertura para “respiração” (como aqueles utilizados em algumas panificadoras, para os pães). Assim, você faz com que os sapatos não peguem poeira e não tenham contato com mofo.

6. Biblioteca diferente

Se você tem muitos livros, a ideia é que se organize debaixo da cama uma verdadeira biblioteca. Gavetas ou uma chapa de madeira com rodinhas são boas opções para que você acomode seus livros.

Para evitar o mofo, coloque alguns potinhos com bicarbonato de sódio, cal ou gesso próximo aos livros, ou ainda um saquinho com sílica, aquele mesmo que vem dentro de bolsas. Em ambos os casos, é interessante trocar de 6 em 6 meses.

E que tal decorar com os livros? Demos várias dicas neste post!

7. Um bom lugar para as roupas de cama

Quando compramos cobertores e edredons, é comum que os produtos venham em uma embalagem própria, normalmente uma bolsa plástica com zíper. Ao invés de jogar fora essas bolsas, mantenha-as por perto para colocar roupas de cama de forma protegida embaixo da cama.

Nesse caso, organize debaixo da cama guardando roupas de cama que não são utilizadas diariamente nos pacotes. Essa dica é especialmente interessante para quem mora em cidades onde há mudanças de estações bem claras, fazendo a troca de roupas de cama de verão e inverno.

Viu só quanto espaço você pode ganhar ao utilizar o espaço embaixo da cama? Com algumas estratégias para que você organize debaixo da cama você ganha tanto no aspecto visual do quarto, trazendo mais conforto e clareza, quanto no aproveitamento de áreas que não costumamos usar normalmente.

E essas são apenas algumas sugestões de formas para organizar embaixo da cama da sua casa, mas você pode pensar em vários outros produtos para acomodar nesse espaço. Nada como ganhar uma área útil que você nem lembrava que existia, não é mesmo?

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.