Palmeiras para Jardins: Tipos, Decoração e Cuidados6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Sua casa projeta todos os espaços com o máximo de cuidado e detalhes, mas tem muitos que acabam se esquecendo de planejar como será a decoração dos ambientes.

Afinal de contas, a parte de paisagismo deve estar incluso nas plantas feitas de como será a casa dos seus sonhos, para que tudo combine e fique o mais agradável possível.

Assim sendo, neste artigo vamos trazer algumas ideias de jardins para você montar e decorar utilizando palmeiras, pois essa planta combina com diferentes tipos de espaços. E há muitas opções de plantas desse grupo, para você escolher e cuidar todos os dias.

Tipos de palmeiras para jardins

Palmeiras na praia
Plantar palmeiras é útil tanto em jardins quando em áreas maiores. Foto: Pixnio

Conheça os principais tipos de palmeiras que podem combinar com a decoração da sua casa. Afinal de contas, é necessário encontrar a planta adequada, que trará um ar de novidade e mais alegre aos ambientes.

Lembrando que existem muitas outras opções de palmeiras. Contudo, as que iremos apresentar são as mais buscadas na hora de construir o paisagismo da casa.

·         Mini palmeiras

O primeiro tipo de palmeiras é o modelo conhecido como mini. Seu nome científico é chamaedorea elegans. É uma planta de origem tropical, e costuma ser utilizada dentro das casas.

Pois o seu desenvolvimento se dá bem melhor em ambiente com pouco sol. Ou seja, nas sombras.

Além disso, o seu cultivo é muito fácil de ser feito. No entanto, é preciso ter certo cuidado, pois ela tem esse nome de mini palmeira.

Mas, se não for bem cultivada, ela pode atingir até 3 metros. Por isso o ideal é manter essa planta em um vaso pequeno, ou de dimensões médias, para não incentivar seu crescimento.

·         Palmeira real

Apesar da sua origem ser na Austrália, é interessante destacar que a palmeira real é uma planta muito famosa aqui no Brasil.

Pois seu estilo é capaz de ornar com todos os ambientes. Ou seja, desde arquiteturas mais residenciais, até locais de empresas.

Seu porte grande chama bastante atenção. Esse tipo de palmeira atinge a altura de 12 metros ou mais.

A palmeira real é muito usada em paisagismos, e podemos fazer diversos projetos com ela. Desde ideais onde ela fica isolada em um jardim, ou utiliza junto a outras plantas da mesma e de outras espécies.

·         Palmeira rabo de raposa

Outra espécie australiana é a palmeira rabo de raposa. Ela possui 25 centímetros de diâmetro, e, segundo o Meu Verde Jardim, pode chegar a uma altura de 9 metros.

Logo, não é uma boa opção para se ter em apartamentos ou dentro de casa. O topo da árvore conta com cerca de 10 folhas, todas bem cheias, que chegam a lembrar o rabo de uma raposa felpuda.

O seu cultivo deve ser junto à sombra e, assim que ela se torna adulta, a palmeira consegue resistir muito bem aos períodos de estiagem, e até mesmo às geadas. No entanto, caso faça um frio intenso e contínuo, possivelmente ela não sobrevive.

·         Palmeira leque

A última sugestão de palmeira é a que recebe o nome de palmeira leque. Essa é uma opção para trazer um charme e elegância aos ambientes, seu verde intenso dá um destaque maior aos espaços.

Vale dizer que ela não cresce muito. Pode atingir 3 metros de altura.

Contudo, não é o seu tamanho que costuma atrair os olhares. Na verdade, é a sua folhagem em forma de pequenos leques verdes que chama a atenção de paisagistas, e daqueles que procuram nas plantas formas de enfeitar a casa ou escritório.

Palmeiras para jardins
Palmeiras menores são ideiais para jardim. Foto: Pixnio

Leia também: Como um jardim vertical pode fazer parte da decoração?

Ideias de decoração com palmeiras

A primeira ideia de decoração fazendo uso de palmeiras, é criar um belo jardim na casa. Esse jardim pode ser tanto na frente da residência, onde você pode plantar duas palmeiras, uma em cada extremidade da casa. Ou montar um pequeno jardim com várias plantas ao redor da palmeira.

Outra ideia muito interessante é colocar palmeiras em torno da piscina. Pois, além de fazer uma deliciosa sombrinha na hora de nadar, ela vai deixar o local com um aspecto mais sofisticado, e valoriza muito esse espaço da sua casa.

Outra ideia é montar um jardim de inverno com as minis palmeiras, ficará lindo.

Como plantar palmeiras no jardim?

O primeiro passo para realizar o plantio de uma palmeira, é identificar qual o tipo que você deseja plantar. Pois essa decisão irá influenciar tanto nos gastos, como também no local onde ficará a planta.

Caso você opte pelas palmeiras menores ou minis, o ideal é encontrar um vaso grande, que permita a planta a desenvolver suas raízes.

Entretanto, se desejar plantar direto no quintal, a recomendação é fazer um buraco fundo, para plantar a sua palmeira. Encontre um local na casa, ou no espaço onde pretende plantar onde não haja muita incidência de luz.

Saiba como cuidar de palmeiras no jardim

Tipos de palmeiras com coco
Frutos da Palmeira. Foto: Pixnio.

Antes de mais nada, é importante lembrar que as palmeiras são plantas tropicais. Logo, não precisam que o solo esteja encharcado de água, é necessário apenas que ele esteja umedecido. Assim sendo, regue as palmeiras da sua casa a cada quinze dias, no mínimo.

Para ajudar no crescimento saudável de suas palmeiras, é preciso estar atento às suas folhas. Caso encontre algumas folhas mortas, retire o quanto antes, para que elas não prejudiquem o desenvolvimento da sua palmeira.

Mantenha suas palmeiras em um espaço bem protegido, pois elas sofrem muito com a mudança do clima. Dessa forma, deixe-as longe de locais onde a chuva cai com mais intensidade, ou onde os ventos a façam balançar com mais frequência.

Qual o preço médio de uma palmeira?

As palmeiras possuem um preço muito variável, pois o seu valor pode mudar conforme o tipo, e os cuidados necessários para o seu desenvolvimento. Mas, em média, algumas mudas de palmeiras podem custar a partir de R$ 60,00.Porém, existem aquelas que são mais caras como, por exemplo, as palmeiras imperiais que chegam a custar cerca de R$ 200,00 reais as suas mudas. Logo, lembre-se, será necessário desembolsar um bom valor para ter essas plantas enfeitando sua casa.

Avalie este artigo

4.7/5 - (3 votos)
Jeniffer Elaina

Jeniffer Elaina

Autora Lojas KD

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.