Papel de parede para sala de jantar6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

O papel de parede é capaz de dar um up no visual do ambiente. A decoração da sala de jantar não se limita aos objetos, louças, luminárias e afins, com um belo papel de parede, você consegue transformar o local, já que as paredes chamam muito atenção, e tornar assim seu ambiente de refeições ainda mais agradável e aconchegante.

O papel de parede da sala de jantar pode ter diferentes estilos e na hora de escolher vai aquele que combina mais com sua personalidade, porém é preciso prestar atenção às características do ambiente. Uma sala de jantar pequena, não deve seguir as mesmas dicas para escolher um papel de parede para um local grande por exemplo, e assim por diante. São truques para valorizar o espaço que você tem em casa.

O papel de parede da sala de jantar pode ter diferentes estilos e na hora de escolher vai aquele que combina mais com sua personalidade, porém é preciso prestar atenção às características do ambiente
Você vai encontrar diferentes estilos. Foto: Pixabay

É interessante tanto para lugares que estão em construção, como para locais que estão a anos sem alterar nada, em razão da praticidade do papel de parede, dele não fazer sujeira, é super recomendado por ser muito prático para instalar e versátil, pois se após um tempo você enjoar, é simples trocar por outro, mas se por outro lado você desejar deixar o mesmo papel de parede por muito tempo, não há problema algum.

Veja também: Qual o melhor papel de parede para cozinha?

PAPEL DE PAREDE 3D: Esse revestimento de textura, que dá a impressão que a parede está mais próxima de você, é interessante para qualquer ambiente, mas em especial para lugares grandes, pois dá essa sensação de profundidade. Uma opção 3d, é a parede de tijolinhos, aquele clássico que nunca sai de moda. Os tijolinhos não precisam ser os tradicionais cor marrom ou caramelo, podem ser todos brancos. Para o papel de parede 3d, acaba ficando melhor visualmente quando ele é aplicado em uma parede apenas.

No quesito limpeza, os papéis de parede sem textura são mais fáceis de limpar, em comparação com aqueles de alto relevo, então é um ponto a se levar em consideração.

SALA DE JANTAR PEQUENA: Para aqueles que não dispõem de muito espaço em casa, o ideal é escolher modelos que ajudem a mudar isso. Busque por papéis de parede que trazem amplitude, de preferência para as cores claras que trazem luminosidade e nesse quesito temos o papel de parede listrado – listras combinam super com ambientes pequenos. Na linha vertical temos a impressão de pé direito maior, já as listras na horizontal, tendem a dar a ideia de espaço mais amplo, mais largo. 

O papel de parede que imita a madeira de tom claro, também é ótima ideia para ambientes pequenos. Quando falamos em cores claras, não quer dizer que papel de parede tem que ser sem graça, existem estampas de xadrez em tons pastéis, o clássico com arabescos em tons de bege, etc. 

Fica bem legal também fazer uma parede de espelhos e no meio aplicar um papel de parede, ficando uma metade de espelho em cada um dos lados e o papel de parede chamando a atenção no meio.

PAPEL DE PAREDE RÚSTICO: Em rústico que é essa temática mais do campo, sem muita tecnologia, temos a parede de tijolinhos, mas para sair dessa temática, que acaba sendo a primeira ao pensar em rústico, vamos ver outras possibilidades. 

Um papel de parede que imita tábuas de madeira fica lindo, ainda mais se o restante dos móveis da cozinha/sala de jantar for dessa linha. Outra hipótese é o papel que imita como se fosse uma pedra manchada, as paredes das cavernas dos homens das cavernas. A outra forma são os papéis de parede que imitam a calçada de pedras, e aí é interessante combinar um papel de parede rústico com o efeito 3d. Por rústico também temos os papéis de parede que imitam azulejos com aspecto mais antigo, desbotado.

SALA DE JANTAR MODERNA: Quando o assunto é modernidade, para aqueles que buscam inovar de verdade, vale a pena apostar nas estampas, as mais variadas possíveis, coloridas com cores bem vibrantes, estilo geométrico, étnicas, com glitter, etc.  A parede escolhida será o ponto forte do ambiente, então é melhor dar uma amenizada na decoração restante, apostando em itens mais calmos, de modo a evitar que o ambiente fique sobrecarregado. 

Ainda no conceito modernidade, existe o papel de parede de mica, esse revestimento lembra levemente o glitter, fica uma graça ele prateado ou dourado. Para quem deseja sair da caixinha, que tal um papel de parede animal print? Uma parede toda imitando a pele de uma oncinha, ou uma zebra, girafa, etc, o que sua criatividade mandar.

PAPEL DE PAREDE PARA APARTAMENTO: Para quem mora em apartamento e não pode realizar reformas no imóvel, o papel de parede vem para salvar sua vida. Você pode seguir as mesmas dicas já dadas, mas atente-se com a parte técnica do seu prédio. Se a sua sala de jantar dá muita infiltração de água que escorre do apartamento de cima, por exemplo, o que é muito comum, no momento de comprar o papel de parede deve ser um que aguente isso. Nesse caso, compre um papel de parede impermeável, como o papel de vinílico, isso permite que ele seja aplicado mesmo em paredes úmidas. 

Outro tipo que pode ser usado em ambientes úmidos é o papel de parede TNT, que tem a aparência de como se fosse um tecido. O papel tradicional, o qual é feito a partir de celulose, não se dá bem com a umidade.

SALA DE JANTAR GRANDE: Como seu espaço é grande, pode abusar das cores e estampas, pois não precisamos fazer com que ele pareça maior. Pode usar cores bem quentes, como uma parede toda vermelha. Nesse espaço você pode apostar em uma parede com papel que imita uma área verde, com muitas flores, galhos e árvores. Fica mais interessante ainda se houver alguns vasinhos de plantas na decoração e uma luminária com acabamento em material imitando a palha. Da mesma forma que é possível usar uma parede de floral, poá, imagens do céu, estampa de gatinhos, estampas mais urbanas, enfim, você pode ousar muito por ter um espaço grande, fique a vontade.

Depois de analisar todas essas opções, qual você imagina combinar melhor com a sua sala de jantar?

Rate this post

Avalie este artigo

Rate this post

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.