Para que serve uma mesa de centro?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Mesa de centro é um dos móveis mais tradicionais quando o assunto é sala de estar. Mesmo estando acostumados com suas presenças nos lares, podemos não saber exatamente para o que elas servem. Confira nesse post as várias funcionalidades da mesa de centro.

Ela ocupa um lugar de destaque e logo captura a nossa atenção. A mesa de centro é uma peça comum na sala de estar. Porém, não costumamos pensar em como ela pode servir para cumprir diferentes funções.

Versátil e funcional: saiba mais sobre a mesa de centro.

Esse item de mobília pode cumprir diferentes papéis. Pode ser utilizado para fins decorativos, assim como pode armazenar e ser um suporte para objetos, ser uma mesa para comer em ocasiões descontraídas e muito mais.

Assim como outros móveis, existem muitos tipos de mesas de centro. Cada modelo terá uma funcionalidade diferenciada. Os tipos de materiais também vão causar efeitos diferentes.

Mesa de centro
Sala com mesa de centro. Foto: Freepik.

Harmonizar o ambiente

Antes de tudo, independente do modelo, as mesas de centro têm como principal função combinar com os outros elementos da sala de estar deixando a composição harmônica.

Como elas são o item que irá capturar a atenção, a melhor forma de garantir que a mesa de centro poderá cumprir o seu papel é escolher uma que esteja em sintonia com as cores, texturas, estampas e materiais presentes na sala.

Por isso, é importante ter em mente desde a cor das paredes até o acabamento do sofá no momento da escolha. Isso não quer dizer que todos os móveis têm de ser da mesma cor, por exemplo, mas que devem “conversar entre si”.

Cada sala pede uma mesa de centro. Uma sala tradicional combina com uma peça clássica e elegante. Enquanto uma sala com visual contemporâneo, pede por um móvel moderno.

Quando há harmonia entre os componentes do cômodo, a mesinha de centro ajuda a deixar o ambiente com o seu estilo e dar aquele toque final que faz toda a diferença na composição da decoração da sala de estar.

Decoração

A mesa de centro pode ser basicamente decorativa. Por ocupar um espaço privilegiado na sala, ela pode expor os itens de decoração para os quais se deseja dar mais destaque.

Por isso, o móvel é um bom candidato para arranjos de flores que dão vida ao ambiente, esculturas, itens decorativos queridos como fotos de família, entre outras decorações que tornarão o local único.

Armazenamento

Mais do que decorativa, ela pode armazenar controles remotos, livros, revistas, cadernos e canetas, jogos de tabuleiro e outros objetos que você quiser ter por perto em sua sala. Dependendo do modelo, o móvel vai ter uma capacidade de armazenamento menor ou maior.

Mesas de centro com nichos, gavetas e baús estão disponíveis no mercado. Cabe escolher qual tem a funcionalidade que suprirá melhor suas necessidades.

Em salas pequenas, as mesinhas capazes de armazenar de objetos desempenham uma função estratégica para otimizar o espaço.

Lazer e diversão

Acompanhada de um tapete macio, almofadas ou puffs, a mesa de centro serve para apoiar copos, pratos e aperitivos nos momentos de confraternização, festas ou atividades descontraídas com a família.

Nesse caso, ela proporciona uma experiência mais caseira com os amigos e mais próxima com a família porque permite que os convidados ou moradores sentem-se no chão enquanto aproveitam um evento de lazer, como uma sessão de cinema em casa.

A mesa de centro pode servir de mesinha para as atividades de lazer de crianças pequenas. Devido à baixa altura, ela é ideal para sentar no chão com as crianças e vê-las desenhar, pintar ou até auxiliá-las na lição de casa.

Se essas opções lhe parecem interessantes, confira se a superfície ou material do móvel não é escorregadia e evite peças com cantos pontiagudos.

Dessa forma, você evita que as bebidas ou lanches caiam no piso e que possíveis acidentes envolvendo crianças aconteçam.

Modificar o ambiente

Elas também podem servir para causar efeitos diferentes na sala, modificando o ambiente em que estão.

As mesas de centro menores com detalhes de metal ou superfície de vidro, por exemplo, deixam o local mais delicado e combinam com ambientes com pouco espaço disponível.

Em salas muito amplas, com teto alto ou com muitas janelas, elas diminuem a sensação de espaço vazio, deixando a composição do cômodo mais harmoniosa. Nesse caso, você pode colocar uma mesa de centro maior para que ela combine com as proporções do cômodo.

As feitas de vidro servem para dar impressão do espaço ser maior e costumam trazer um toque moderno.

A sensação de modernidade fica ainda maior em mesas com tampo de vidro e estrutura de metal. Elas compõem o visual minimalista e simples.

As de madeira maciça garantem um aspecto rústico e natural para a sala de estar. Por causa de seu material, elas são muito resistentes e duráveis, por isso podem ser utilizadas como apoio de itens mais pesados.

Diferentes formatos igualmente mudam a aparência do cômodo. Mesas de centro quadradas ou redondas fazem salas quadradas tornarem-se mais elegantes e harmônicas. Já as salas retangulares, ficam mais atraentes com mesas ovais ou retangulares.

Porém, se a intenção for deixar a sala com um aspecto mais ousado e inovador, a mesa de centro com modelo geométrico é quem cumprirá esse papel.

Móveis assimétricos ou com formatos diferenciados chamam a atenção e deixam o ambiente com personalidade.

No centro das atenções

A mesa de centro, como indica seu nome, costuma ficar bem no centro da sala. Por isso, para que ela permaneça funcional e possa cumprir as tarefas que você espera, lembre-se: escolha uma mesinha que não atrapalhe a locomoção pelo ambiente.

Como você viu nesse post, essa conhecida peça de mobília tem uma diversidade de funções. Mas uma mesinha que impede a circulação não vai poder desempenhar bem suas várias funcionalidades e pode causar problemas e prejudicar o espaço da sala.

Agora quando você observar uma mesa de centro vai poder pensar nela não só como um móvel, mas como uma peça de mobília que serve para muita coisa, além de saber aproveitar melhor esse tradicional item da sala de estar.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.