Peperômia como cuidar e 15 dicas fundamentais para cultivar corretamente

7 minutos de leitura

Quer saber mais sobre a Peperômia como cuidar, plantar, regar, adubar e todas as principais dicas das formas corretas de cultivar a planta? Então veja já, em nosso conteúdo exclusivo da KD e saiba como ter uma planta mais saudável, forte e desenvolvida. Saiba mais a seguir!

Peperômia como cuidar

A peperômia é uma das plantas mais populares para cultivo em casa. Ela é fácil de cultivar, tolera a maioria das condições climáticas e não requer muito cuidado. No entanto, para que a planta cresça saudável e forte, é importante seguir algumas dicas de cultivo. Veja a seguir!

Como plantar

A melhor época para plantar a peperômia é a primavera, quando as temperaturas começam a subir. No entanto, ela também pode ser plantada no outono, desde que as temperaturas diurnas permaneçam acima de 20°C.

Peperômia com folhas em tons de verde escuto e mais claro em um vaso com fundo verde
Peperômia como cuidar em vaso. Foto: Pexels

Qual o substrato ideal?

Para saber mais sobre a Peperômia como cuidar, é necessário saber que o substrato ideal é rico em matéria orgânica e bem drenado. Uma boa opção é uma mistura de areia grossa, terra vegetal e composto orgânico.

Como regar?

A peperômia precisa de regas regulares para manter o solo úmido, mas não encharcado. A planta não tolera o excesso de água, portanto, é importante não deixar o solo encharcado por muito tempo. As regas devem ser feitas sempre que o solo estiver seco ao toque.

Begônia como cuidar, veja já!

Cuidado com as regas!

Para saber mais sobre como cuidar de peperômia, é preciso ressaltar que, assim como as demais plantas, as regas são importantes e necessárias, porém, devem ser feitas com cuidado, para que o solo não esteja encharcado, causando apodrecimento das raízes e até mesmo a morte da sua peperômia!

Peperômia com folhagem verde
peperômia com folhas verdes em um vaso. Foto: Pixabay

Como adubar?

A peperômia deve ser adubada uma vez por mês, durante a primavera e o verão. Uma boa opção de adubo é o composto orgânico, que pode ser aplicado diretamente no solo ou na água de rega.

Qual clima favorável para cultivo

A peperômia é uma planta tropical, portanto, prefere climas quentes e úmidos. No entanto, ela também tolera climas mais amenos, desde que as temperaturas diurnas permaneçam acima de 20°C, sendo essas, as mesmas condições de plantio.

Onde deixá-la

A peperômia deve ser cultivada em um local com boa incidência de luz solar. Ela tolera a sombra, mas cresce melhor em locais ensolarados.

Como cuidar de babosa, confira!

É preciso podar?

A peperômia não precisa ser podada, no entanto, é importante remover as folhas murchas e secas para evitar que a planta fique enfezada.

Pessoa cortando folhas de uma peperômia
Ramos de peperômia sendo cortados. Foto: Pexels

Dicas de cultivo

Para cultivar uma peperômia saudável e forte, é importante seguir algumas dicas:

  • Regar sempre que o solo estiver seco ao toque;
  • Adubar uma vez por mês, durante a primavera e o verão;
  • Cultivar em um local com boa incidência de luz solar;
  • Remover as folhas murchas e secas para evitar que a planta fique enfezada.

Como plantar e cultivar em vasos

Peperômia como cuidar: para plantar em vasos, é necessário escolher um local da casa com bastante luz natural e arejado. O ideal é que o vaso seja bem drenado para evitar que a planta fique encharcada de água, opte por vasos que tenham furos em baixo.

Para cultivar a peperômia, é necessário regar a planta de 2 a 3 vezes por semana, sempre deixando o solo secar entre uma rega e outra. Quando a planta estiver em crescimento, é necessário adubar a planta a cada 15 dias.

Onde comprar?

Você pode comprar diversas opções de vasos comuns e suspensos no Mercado Livre!

Como decorar a casa com a planta pendente

A peperômia pendente é uma ótima opção para decorar a casa, pois é uma planta que cresce rápido e pode ficar bem bonita se bem cuidada. Para decorar a casa com a peperômia pendente, é necessário escolher um local da casa com bastante luz natural e arejado.

Peperômia como cuidar. Folhagem
Folhas de Peperômia. Foto: pexels

Quais as pragas que podem atacar a peperômia?

As principais pragas que podem atacar a peperômia são: ácaros, pulgões e tripes.

Como acabar com as pragas?

Para acabar com as pragas, é necessário fazer a aplicação de um inseticida específico para cada uma das pragas.

Zamioculca como cuidar, saiba mais!

Sinais de que a planta está doente

Conhecer mais sobre a peperômia como cuidar, adubar e regar, é necessário para garantir uma planta linda e desenvolvida, mas para que ela possa crescer saudável, é necessário conhecer os sinais que aparecem quando ela está doente e alguns dos principais são: mudança de cor nas folhas, murchamento das folhas e presença de manchas nas folhas.

Sinais de doença na peperômia e o que pode ser cada um deles

  • Mudança de cor nas folhas: pode ser um sinal de que a planta está recebendo pouca luz.
  • Murchamento das folhas: pode ser um sinal de que a planta está recebendo muita água ou pouca luz.
  • Presença de manchas nas folhas: pode ser um sinal de que a planta está sendo atacada por pragas ou doenças.

Conheça dicas e saiba como cuidar de lírios!

E aí, gostou?

Se você buscava saber mais sobre a peperômia como cuidar e todas as principais dicas de cultivo, nossos especialistas da KD puderam lhe ajudar, mas se ainda tem dúvidas ou sugestões, comente aqui e ajude outros leitores a saber mais sobre como cultivar suas plantinhas!

Perguntas Frequentes

O que pode estar acontecendo com uma peperômia, se as suas folhas estão manchadas?

Possivelmente, a planta está sendo atacada por algum tipo de praga ou doença, examine as condições do substrato e ambiente em que a planta está e caso sejam pragas, vá a uma loja de jardinagem e busque o melhor inseticida, para a praga. Caso sejam doenças, confira as condições e corrija-as.

Peperômia como cuidar?

Regue a planta todas as vezes que o solo estiver seco e garanta que o substrato é bem drenado e rico em matéria orgânica, além de ser preciso adubar a peperômia todos os meses.

Qual o clima ideal para saber como cuidar de peperômia?

Embora seja resistente e se adapte a diversos climas, o ideal para cultivar a planta é em clima tropical, com temperaturas acima dos 20°C.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.