Pés palito: móveis com um toque especial de nostalgia

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Criado durante o período de guerra, os pés palito fizeram parte da história e deixaram sua marca até os dias de hoje.

Para tentar escapar um pouco da tensão deixada pelo término da Segunda Guerra Mundial, na década de 50, as pessoas buscaram se distrair inventando produtos para uso pessoal.

E foi durante essa época, após um momento delicado, que surgiu um objeto conhecido como pés palito, ao qual sua utilização permanece até os dias atuais.

No entanto, esse item, que está presente em muitos objetos de decoração, teve sua primeira aparição no Brasil apenas 10 anos após sua criação.

Os pés palito são feitos a partir da madeira, de maneira que o torna bastante resistente. Por isso, são utilizados desde os móveis mais leves, até os mais pesados, pois conseguem sustentar melhor o peso de certos materiais nos quais alguns objetos são constituídos.

Apesar de serem construídos para suportar peso, visualmente eles parecem ser bastante frágeis. Possuem um formato semelhante a um cone, tendo seu comprimento alongado, que os deixam mais resistentes.

Pés Palito
Pés palito. Foto: Pixabay.

Pés palito: uma decoração vintage ou retrô?

Quando ocorre a decisão de decorar qualquer cômodo de uma casa ou apartamento, o estilo dos móveis é a primeira coisa a ser pensada.

Caso já tenho visto móveis e outros itens que possuem pés nesse modelo, saiba que ele pertence ao estilo de decoração vintage. Ou seja, se você ama artefatos de antigamente, vai querer uma peça com a presença dessa estrutura em qualquer cômodo de sua casa.

Dessa forma, é bem provável que você se depare com esses pés em móveis vendidos em antiquários ou brechós. São estruturas que marcaram uma época, mas agradaram tanto, que mesmo após mais de 50 anos, continuam fazendo sucesso no mercado.

Por esse motivo, esse estilo de pés serviu de inspiração para as peças retrô. Então, caso você não encontre uma peça original para compor a sua decoração vintage, poderá ser substituída por um lançamento novo. Que faz a mistura de duas épocas, de forma mais acessível de ser comprada.

Em qual cômodo devo colocar?

Os pés palito deixam os móveis mais elegantes e combinam com qualquer ambiente de sua casa.

Seja na sala de estar, na cozinha, na área de lazer ou no quarto, basta escolher um modelo que venha a ser apropriado para a decoração do cômodo, e pronto!

O que difere os pés produzidos hoje para os de antigamente está ligado diretamente ao móvel.

O estilo vintage é marcado por cores em tons fortes, mas suaves. Enquanto o retrô, faz uso de tonalidades vibrantes, fazendo com que o móvel seja destacado em meio aos outros. Porém, encontrar peças vintage não é uma tarefa simples, muito pelo contrário.

É necessário pesquisar bastante nas lojas, e por serem objetos originais, são muito disputados. Por isso, os preços geralmente são caros. Assim, as pessoas acabam optando pela releitura do móvel, em seu estilo retrô.

Sala

Um dos principais cômodos de uma casa, precisa ter uma decoração e móveis magníficos. E para este lugar, existem inúmeras opções com pés palito.

São tantas opções de móveis, que ficará até difícil escolher somente 2 ou 3! Caso você seja uma pessoa apaixonada por esse estilo, poderá escolher todos os objetos do cômodo apenas com esse tipo de pé.

Começando pelos sofás. Sua cor, formato do estofado, tecido e outras composições são encontrados no estilo vintage e retrô, então tudo dependerá de sua decoração.

No entanto, é nesse momento que os pés palito se sobressaem aos normais. Com a presença deles, os móveis ficam mais altos e elegantes, devido a sua composição em madeira, podendo facilmente ser diferenciado dos demais, feitos geralmente em alumínio, demonstrando certa, fragilidade.

Outros móveis que são vendidos com esses pés são: estantes, aparador, racks, poltronas, puff e mesinhas, sejam as de centro, ou para colocar nas laterais do sofá.

Apesar de terem sido inspirados no estilo original de todos esses móveis, as diferenças podem facilmente serem encontradas. A principal dela são as cores.

A mobília está sendo fabricada em tonalidades mais chamativas, de forma que deixa o ambiente mais alegre e até mesmo, com um charme duplo, ao proporcionar duas épocas, em apenas um ambiente.

Cozinha

Assim como na sala, você encontrará todos os móveis mais essenciais da cozinha com os pés nesse estilo.

Porém, estamos falando de uma área que dispõe de poucos objetos, então, para a cozinha a quantidade de móveis com pés deste formato são poucos.

Armário, mesa, cadeiras, fruteiras, bancos e balcões são móveis equipados com os pés de madeira. Além de possuírem as nuances diferentes das originais, a abertura das pernas das cadeiras e armários são desiguais.

O motivo é bem simples: quando mais pesado for o móvel, mas aberto deverá ficar os pés. Isso ajudará ao objeto a se manter fixo no chão.

Para quem gosta de decoração mais rústica, com os móveis sem pintura, também vão encontrar com os pés nesse estilo.

Entretanto, por apresentarem uma cor uniforme, acaba deixando passar os detalhes mais pertinentes, que são feitos nos móveis.

Apesar de ser um ambiente utilizado apenas pelas pessoas que habitam a residência, não significa que não mereça ser decorada de uma maneira elegante e com móveis que estão na moda, muito pelo contrário!

Quarto

Assim como na cozinha, o quarto é um local pouco provável de encontrar móveis com esse estilo, pois é um ambiente que contém poucos objetos.

Dessa maneira, caso queira decorar um quarto em sua casa, os móveis que estão disponíveis com esse estilo de pernas de madeira são: cama, criado mudo ou mesa de cabeceira, guarda-roupas e cômodas.

Se for um quarto infantil, existem inúmeras alternativas de berços contendo esse estilo. Mas, claro, qualquer móvel vai se diferenciar um do outro devido as tonalidades usadas.

Se você gosta de seguir o que está na moda, vai decorar seu quarto com cores frias ou neutras, pois a tendência geralmente acompanha as estações do ano.

Banheiro

Semelhante a cozinha, as opções de móveis para o banheiro são quase escassas. Mas não é impossível deixar o cômodo mais atraente para uso pessoal e para as visitas.

A mobília que você irá encontrar para esse ambiente são: balcão, banquinhos e armários de parede.

Além de deixarem o ambiente mais charmoso, móveis com pés palito podem ser muito úteis durante a limpeza, pois eles fazem a mobília ficar suspensa do chão, evitando o acúmulo de lixo debaixo do móvel.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − dois =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.