Pia de Cozinha: Dicas e Cuidados Que Você Precisa Saber

5 minutos de leitura

No nosso dia a dia, a pia de cozinha é uma peça bastante presente, afinal, nós a utilizamos para preparar refeições, para lavar e colocar a louça, etc.

E justamente por ser algo tão importante em nossa rotina, é necessário ter alguns cuidados e seguir algumas dicas para não ter problemas e dores de cabeça depois…

Por isso, nós separamos para você no artigo de hoje algumas dicas e cuidados essenciais que você deve ter com a pia de cozinha.

Curioso para saber quais são? Então prossiga a leitura com atenção!

Dicas e cuidados essenciais com pia de cozinha

Pia de cozinha Dicas e cuidados
Descubra os cuidados necessários com a pia de cozinha. Foto: Pexels

Limpeza

Para começar, é fundamental que você mantenha a sua pia de cozinha com a limpeza em dia.

Isso porque, como já foi dito, a pia é utilizada para preparar refeições, para fazer algo que você e as pessoas da sua família vão comer depois.

E é claro que preparar algo que você e outras pessoas irão ingerir em um local sujo, não é o mais indicado.

Portanto, evite deixar a sua pia suja. Caiu algum ingrediente na hora de preparar uma comida? Limpe. Tem louça para lavar? Lave. 

A bancada e a pia possuem diversas bactérias e germes, e se não passarem por uma boa limpeza regularmente, a sua saúde e a de quem mora com você pode ser afetada. 

Então, tenha cuidado para deixar tudo limpo e em ordem – e isso nos leva ao próximo item.

Organização

Além de manter a sua pia de cozinha limpa, é essencial que você cuide da organização dela.

Então, não deixe as coisas jogadas e/ou amontoadas na pia e nem na bancada. Procure manter tudo no lugar. 

E para isso, você pode usar um escorredor, organizadores, uma barra com ganchos, cestas, bandejas, entre outros itens e acessórios, além, claro, dos armários e gavetas disponíveis.

O importante é não deixar tudo bagunçado e empilhado.

Inclusive, ao manter tudo organizado, você também diminui as chances de acidentes e outros problemas acontecerem.

Afinal, não é difícil esbarrar, derrubar, se cortar ou até mesmo quebrar algo, porque havia muita bagunça na pia e/ou na bancada.

Portanto, nada de desordem, ok? 

Chegar na cozinha e ver aquele monte de coisa na pia dá até um desânimo, não é verdade?

Entupimentos

Um problema que atinge inúmeras pessoas, são os entupimentos de pia.

Por isso, outro cuidado que você deve ter na pia da sua cozinha, refere-se ao que é jogado no ralo. 

Evite despejar óleo de cozinha nele, evite jogar restos de comida, evite jogar borra de café, evite jogar lacres e plásticos, entre outros detritos e resíduos.

Se você fizer isso, as chances da sua pia de cozinha entupir são grandes. E dependendo do tamanho do problema, você pode não conseguir resolvê-lo sozinho, necessitando então do auxílio de uma desentupidora 24 horas.

Além disso, para evitar que itens grandes e sólidos caiam e fiquem presos nos encanamentos e nas tubulações da sua pia, procure utilizar uma peneira de ralo (é baratinho, normalmente você a encontra na faixa dos R$15,00).

Leia mais: Como desentupir boca de fogão?

Água acumulada

Como já dissemos, a pia de cozinha e a bancada possuem diversas bactérias, fungos e germes. E um fator que acaba contribuindo para isso é a água acumulada.

Sendo assim, para evitar que esses micro-organismos apareçam e proliferem, procure deixar tanto a pia quanto a bancada sempre secas. E para isso, você pode utilizar um rodinho para retirar o excesso de água.

Além do mais, não esqueça dos panos e da esponja, pois eles também podem ser uma fonte de contaminação. Evite deixá-los molhados. Torça-os sempre depois de usar.

E especificamente em relação à esponja, procure, a cada 10-15 dias, troque-a por uma nova.

Veja também: a pia perfeita para a sua cozinha

Utensílios de silicone

Assim como a água acumulada/parada, os utensílios de madeira e de bambu também costumam acumular microorganismos – que como já dissemos, podem ser prejudiciais à saúde.

Portanto, ao preparar alimentos e refeições na sua pia, dê preferência para os utensílios de silicone. Você não vai querer contaminar o que está preparando, certo?

Agora, se você tem utensílios de madeira, como uma colher de pau, e gosta de utilizá-la, não deixe de sempre limpá-la bem com água quente e sabão, além, claro, de secá-la.

Luva térmica

Quando você prepara algo no forno e precisa retirar uma assadeira ou uma travessa, por exemplo, é fundamental que você faça isso com uma luva térmica.

Isso porque, você estará exposto a uma alta temperatura – e claro, você não vai querer se queimar ou derrubar o que preparou, certo?

Portanto, não deixe de ter uma boa luva para poder lidar com estes itens mais quentes. 

Um erro que muitas pessoas cometem é utilizar um pano de prato que está próximo, por exemplo, na pia, para pegar o que está no forno. 

E isso é um problema, pois o pano de prato é mais escorregadio e não tão eficiente para bloquear o calor.

Lixeira

Como você leu mais acima, a pia e bancada são repletas de fungos e bactérias. E ao deixar aquela lixeirinha menor em cima, você acaba facilitando a proliferação desses micro-organismos.

Portanto, evite usar esse tipo de lixeira em sua bancada. 

Dê preferência somente para aquela lixeira maior, de chão. E opte por um modelo que seja de metal e que tenha um pedal para você pisar. Assim, você poderá abri-la sem precisar tocar as mãos nela.

E então, o que achou das nossas dicas e informações sobre a pia de cozinha? Comente abaixo!

Avalie este artigo

3/5 - (2 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.