Planta jiboia como cuidar: 15 dicas de cultivo e de decoração com a planta!

A planta jiboia como cuidar, é uma ótima planta para cultivar, sendo uma trepadeira de fácil cuidado, ela requer atenções básicas, como regas frequentes, adubação, solo fértil, temperatura adequada e iluminação ideal, sendo assim, fique atento as necessidades da planta e saiba como cultivá-la.

Lembrando que a planta jiboia é tóxica, sendo muito prejudicial a crianças e pets, sendo assim, tome cuidado ao cultivá-la e mantenha longa do alcance dos pequenos. Aprenda agora como cultivar a planta!

Origem

A planta jiboia é originária da Amazônia, onde é encontrada nas florestas tropicais. É uma planta arbustiva e trepadeira que pode chegar a até 18 metros de altura. Suas folhas são grandes, com formato de coração, e sua flor é branca.

Planta jiboia como cuidar da trepadeira em uma grade de ferro
planta jiboia como cuidar, em uma grade de ferro. Foto: Pexels

Como plantar

Para plantar a jiboia, você precisará de uma muda ou de uma semente. Se você optar por uma semente, lembre-se de que elas são muito pequenas e podem ser difíceis de plantar. O ideal é que você compre uma muda já formada.

Substrato ideal

O substrato ideal para a planta jiboia é bem drenado e rico em matéria orgânica. Você pode usar uma mistura de areia e terra ou comprar um substrato específico para plantas trepadeiras.

Confira também: Fitônia como cuidar!

Planta jiboia como cuidar: Iluminação

A planta jiboia precisa de muita luz, mas sem exposição direta ao sol. O ideal é que ela fique em um local com muita luz natural, mas sem sol direto. Se você cultivar a planta em vasos, é importante que eles fiquem próximos à janela.

Ramos da planta jiboia com fundo preto
Planta jiboia como cuidar. Foto: Pexels

Temperatura

A planta jiboia gosta de temperaturas mais amenas, entre 18°C e 24°C. Se a temperatura do ambiente for muito alta, a planta pode ficar estressada e perder as suas folhas.

Como regar

A planta jiboia precisa de regas frequentes, pois ela é uma planta tropical que gosta de ambientes úmidos. O ideal é regar a planta todos os dias ou a cada dois dias, para que o solo fique úmido, mas não encharcado.

Espada de São Jorge como cuidar, veja já!

Como adubar

A planta jiboia precisa de um adubo rico em nutrientes, como um adubo orgânico ou composto. Você pode aplicar o adubo a cada 15 dias ou a cada mês, dependendo da necessidade da planta.

Planta jiboia em volta de uma porta verde
planta jiboia como cuidar, em volta de uma porta. Foto: Pexels

É preciso podar? Como fazer?

A planta jiboia precisa de podas regulares para fazer a manutenção da planta e para controlar o tamanho. As podas devem ser feitas após a sua floração, que acontece na primavera. Para podar a planta, use tesouras afiadas e corte as pontas dos ramos.

Planta jiboia como cuidar: As mudas

Para fazer mudas da planta jiboia, você pode usar estaquia, que é o processo de cortar um pedaço da planta e replantá-lo. Para fazer estaquias com a planta, use uma tesoura afiada e corte um pedaço do ramo com cerca de 10 cm. Retire as folhas do ramo e envolva-o em uma toalha úmida. Coloque o ramo em um recipiente com água e deixe-o em um local com luz natural, mas sem sol direto. Aguarde cerca de 2 semanas até que novas raízes apareçam. Depois disso, você pode replantar o ramo em um vaso com substrato.

Tuia Holandesa como cuidar, saiba mais!

Por que as folhas ficam amareladas?

As folhas da planta jiboia, ficam amareladas por diversos motivos, como excesso de luz, falta de água, temperaturas extremas ou falta de nutrientes. Se as folhas da sua planta estão amareladas, observe o ambiente em que ela está cultivada e veja se há algum fator que esteja afetando a planta.

Folhas de uma espécie da planta jiboia como cuidar
Folha de uma espécie da planta jiboia como cuidar. Foto: Pexels

Planta jiboia como cuidar: Em vasos

A planta jiboia pode ser cultivada em vasos, desde que eles sejam bem grandes e possuam furos para drenagem. O ideal é que os vasos sejam colocados em um local com muita luz natural, mas sem sol direto. É importante que você regue a planta todos os dias ou a cada dois dias, para que o solo fique úmido, mas não encharcado. A planta também precisa de um adubo rico em nutrientes, como um adubo orgânico ou composto. Você pode aplicar o adubo a cada 15 dias ou a cada mês, dependendo da necessidade da planta.

Como cuidar de Antúrios, aprenda!

Perigos ao cultivar

A planta jiboia é venenosa e muito prejudicial à saúde das pessoas e dos animais. Se ingerida, a planta pode causar náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, tonturas e até mesmo convulsões. Se você tem crianças ou animais de estimação em casa, tome cuidado para que eles não tenham acesso à planta.

Por que é venenosa?

A planta jiboia é venenosa porque possui uma toxina chamada convicina, que é muito prejudicial à saúde das pessoas e dos animais. Se você ingerir a planta, procure imediatamente um médico.

Planta Jiboia como cuidar
Planta Jiboia como cuidar, em uma parede. Foto: Pexels

Planta jiboia como cuidar: Pragas e doenças

A planta jiboia é susceptível às mesmas pragas e doenças que outras plantas trepadeiras. As principais pragas da planta são os ácaros, as pulgões e as lagartas. As principais doenças da planta são o mofo branco, a podridão das raízes e o mildiou. Para evitar esses problemas, mantenha o ambiente limpo e arejado.

Como tratar?

Se as suas plantas estiverem infestadas por pragas ou doentes, é importante que você tome algumas medidas para tratá-las imediatamente. Uma das formas mais simples de tratar as plantas é remover manualmente as pragas e as doenças. Você também pode usar inseticidas e fungicidas específicos para tratar as pragas e as doenças. Só utilize esses produtos quando realmente necessário e siga as instruções do fabricante para evitar danificar as plantas.

Árvore da Felicidade como cuidar, conheça e saiba mais!

Onde mantê-las?

As plantas jiboias devem ser mantidas em ambientes arejados e iluminados. O ideal é que elas fiquem em um local com muita luz natural, mas sem sol direto. Se você cultivar a planta em vasos, é importante que eles fiquem próximos à janela. A planta também precisa de regas frequentes, para que o solo fique úmido, mas não encharcado.

Planta jiboia no chão ao lado de uma calçada
Planta jiboia como cuidar, em um canteiro. Foto: Pexels

Dicas extras sobre a planta jiboia como cuidar

Confira a seguir, mais dicas sobre os cuidados com a planta jiboia e conheça ainda mais sobre essa belíssima folhagem! Veja já:

  • Use um substrato bem drenado e rico em matéria orgânica;
  • A planta precisa de muita luz, mas sem exposição direta ao sol;
  • A planta gosta de temperaturas mais amenas, entre 18 e 24 graus Celsius;
  • Regue a planta todos os dias ou a cada dois dias;
  • Aplique um adubo rico em nutrientes a cada 15 dias ou a cada mês;
  • Pode a planta após a primavera;
  • Faça mudas da planta usando estaquia;
  • Mantenha as plantas em ambientes arejados e iluminados;
  • Regue as plantas todos os dias ou a cada dois dias;
  • Aplique um adubo rico em nutrientes a cada 15 dias ou a cada mês.

Como cuidar de Alecrim, veja agora mesmo!

Saiba mais, conheça-nos!

Para conhecer ainda mais conteúdos como esse, acesse nossa homepage KD e conheça mais dicas sobre cultivo de diversas plantas, assim como esse sobre a planta jiboia como cuidar! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco, sua opinião é fundamental, para que possamos sempre trazer novos temas para você, leitor!

Ou conheça ainda mais sobre a planta jiboia como cuidar e diversas outras informações, no Wikipédia!

Planta Jiboia como cuidar?

Perguntas Frequentes

Como plantar uma jiboia?

Para plantar uma jiboia, você precisará de uma planta já madura e um vaso apropriado. Comece escavando um buraco no vaso que seja pelo menos duas vezes o tamanho da raiz da planta. Coloque a planta no buraco e cubra-a com terra, deixando cerca de 2 cm de espaço entre a terra e o bordo do vaso. Regue a planta para que a terra esteja úmida, mas não encharcada.

Como cuidar de uma jiboia?

Para cuidar de uma jiboia, você precisará regar a planta regularmente e fertilizá-la uma vez por mês. A planta também precisará de bastante luz solar, então coloque o vaso em um local ensolarado. Quando a planta estiver crescendo, você poderá podá-la para mantê-la no tamanho desejado.

Qual o tamanho ideal para uma jiboia?

O tamanho ideal para uma jiboia depende do tamanho do vaso em que ela está sendo cultivada. Uma jiboia pode crescer até 2 m de comprimento, mas se estiver sendo cultivada em um vaso pequeno, ela não deve crescer além de 1 m.

Por que as folhas ficam amareladas?

As jiboias são plantas viníferas que crescem em climas tropicais. Suas folhas são compostas de uma camada externa grossa e coriácea e uma camada interna macia e carnosa. As folhas da jiboia ficam amarelas quando a planta está faltando água. A falta de água causa a desidratação das folhas, o que leva à perda de clorofila. A clorofila é responsável pelo tom verde das plantas e ajuda a planta a converter a luz do sol em energia. Sem clorofila, as plantas não podem realizar a fotossíntese e morrem.

Por que a planta jiboia é venenosa?

A planta jiboia é venenosa devido à presença de certos compostos tóxicos nas suas folhas e caules. Esses compostos que são tóxicos para os seres humanos e animais quando ingeridos. A planta também contém outros compostos que podem causar irritação na pele ou no trato gastrointestinal se forem ingeridos.

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.