4 Plantas que Umidificam Ar para Plantar na Sua Casa

6 minutos de leitura

Muito se fala nos dias atuais sobre o cuidado com a poluição do ar e como podemos combatê-la dentro da nossa própria casa, e uma das principais formas de contribuir com a qualidade do nosso ar é desenvolvendo o plantio de algumas plantas que umidificam ar, específicas, que serão citadas aqui nesse artigo.

Portanto, nós te ajudaremos na difícil missão de escolher a mais bela e mais benéfica plantinha para sua casa.

Benefícios de desenvolver o plantio

Atualmente o desenvolvimento do plantio em casa foi facilitado com o aumento do número de produtos físicos e midiáticos que estimulam e contribuem para a plantação. Dessa forma, não são raros os relatos de pessoas que dizem ter ganhos espetaculares na sua qualidade de vida e saúde mental após assumirem o hábito de plantar.

Mas para ter um processo realmente eficiente é necessário conhecimento sobre a área e saber por qual planta começar. Esse artigo tem como principal objetivo contribuir com seu desejo de plantar da forma mais fácil e benéfica possível.

A seguir nós citaremos umas das plantas com maiores graus de eficiência quando o objetivo é umidificar o ar da sua casa, evitando ressecamentos e crises de tosse no seu lar. Citaremos as melhores formas de contribuir com o crescimento saudável dessas plantas e também quais são as melhores e mais fáceis de serem plantadas de acordo com esse objetivo.

Plantas que umidificam o ar

1 – Clorofito

Essa planta pode acrescentar muito em diversos fatores da casa, com aparência parecida com a planta Espada de São Jorge, é uma das preferidas nas indicações de designers em todo o Brasil. Além da beleza, o Clorofito é uma das mais eficientes quando se trata de umidificação do ar, devido às suas inúmeras especificidades benéficas, essa linda plantinha é indicada aqui em primeiro lugar.

Essa planta também pela facilidade que ela tem de ser cuidada, afinal, o clorofito pode ser criado em lugares com menor iluminação do que o habitual e precisa ser regado apenas uma vez durante a semana, dessa forma, é necessário cuidado na criação dessa plantinha, pois ela se encharca com facilidade, devido a sua necessidade de pouca água para sobrevivência.

2 – Dinheiro-em-penca

Não é o que você pensou, mas também é muito bom. O dinheiro-em-penca é conhecido dessa forma devido ao lindo formato de suas folhas que precisam de baixo nível de iluminação solar e de água, portanto, também é necessária muita atenção quando for regar a plantinha que morre facilmente com o acúmulo de água.

Para o crescimento saudável dessa planta é necessário certa atenção no tempo em que ela fica no Sol e na quantidade de água que ela recebe semanalmente. Ademais, é importante também ressaltar que essa planta é de fácil cultivo e demanda pouquíssimo espaço, visto que ela cresce apenas 15 cm e tem ótimas propriedades umidificadoras do ar.

3 – Abacaxi Roxo

Essa planta é ideal para o cultivo de pessoas que não tem uma memória tão boa e sofrem com a perda de inúmeras plantinhas devido ao esquecimento de fatores básicos como água e Sol. O abacaxi roxo é de muito fácil cultivo e cuidado e não precisa de grandes atenções nem tempo gasto durante a semana, já que essa planta suporta muito calor e precisa ser regada apenas duas vezes por semana.

O abacaxi roxo tem muitas propriedades excelentes para a saúde de quem faz o cultivo em sua casa, entre essas excelentes bênçãos da natureza estão obviamente a umidificação do ar e aumento da qualidade da atmosfera do seu local de residência. Por isso, não deixe de cultivar essa plantinha tão fácil de ser cuidada na sua hortinha.

4 – Zamioculca

Plantas que umidificam Zamioculca
Zamioculca é uma planta muito apreciada nos lares. Foto: Wikimedia

Segundo o Meu Verde Jardim, essa planta é uma das mais resistentes que podem ser cultivadas em espaço doméstico, a Zamioculca necessita de pouca luz solar e precisa de poucas quantidades de água também, além de ter excelentes características que umidificam o ar, essa plantinha também resiste até em ambientes com ar condicionado por tempo prolongado.

Ademais, a Zamio também é uma das queridinhas dos arquitetos e designers, sua cor verde com tom brilhoso pode agregar muito a decoração, com a soma desses fatores você terá uma casa linda e muito confortável, em um ambiente com ótima qualidade do ar.

Como eliminar pragas das suas plantas

A grande maioria das pessoas que já tiveram suas tentativas de manter suas plantações intactas frustradas conhecem as principais consequências que as pragas podem trazer a sua horta a curto e longo prazo. Por isso listei aqui uma forma simples de você acabar com esse problema de uma vez por todas.

1 – Insira alimentos nutritivos em cima de sua planta

Mesmo que já estejam podres ou estragados para nosso consumo, todo material orgânico se decompõe, e esses materiais podem dar vida a sua plantinha que está sofrendo tanto com o acúmulo de pragas.

Normalmente as pragas como os Pulgões e as cochonilhas se aproveitam da falta de cálcio na parte exterior da planta que ocasiona o “amolecimento” que facilita que os parasitas das ervas se alimentem de seus nutrientes.

Dessa forma, adicione restos de comidas que têm grandes quantidades de cálcio, como o ovo, evitando com que as pragas aglomerem e prejudiquem o desenvolvimento do seu abacaxi roxo, por exemplo.

2- Evite adubar excessivamente

A adubação excessiva atrai essas pragas que acabam com nosso jardim, dessa forma desenvolva e adiciona a quantidade correta de adubo na sua plantinha umidificadora evitando a aglomeração de pulgões, por exemplo, que se alimentam dos nutrientes do adubo e se manterão nas proximidades da sua plantinha.

3 – Seja feliz com sua plantação

As plantas umidificadores de ar tem potencial de trazer diversos benefícios para a nossa respiração e saúde mental, por isso, não perca tempo e cultive já uma das plantas que foram mencionadas por nós, e seja feliz com sua hortinha!

Tem alguma sugestão que possa agregar ao conteúdo? Deixe aqui nos comentários do KD Decoração, com certeza temos muito a aprender com você!

Web Stories Recentes

Avalie este artigo

4.3/5 - (3 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como plantar e cuidar de Tomilho? Aprenda o jeito certo! Phalaenopsis: como cuidar dessa magnífica orquídea Planta jade: como cuidar, informações e dicas imperdíveis Dinheiro em penca: como cuidar da planta mística que atrai fortuna Planta jiboia: dicas de como cuidar, regar e decorar
Como plantar e cuidar de Tomilho? Aprenda o jeito certo! Phalaenopsis: como cuidar dessa magnífica orquídea Planta jade: como cuidar, informações e dicas imperdíveis Dinheiro em penca: como cuidar da planta mística que atrai fortuna Planta jiboia: dicas de como cuidar, regar e decorar