Quais são os principais defeitos de um fogão?5 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

O fogão é um dos eletrodomésticos mais utilizados na cozinha. Entre os poucos defeitos de um fogão, geralmente estão problemas simples e fáceis de resolver. Porém, sempre que aparecem podem causar desconforto e atrapalhar a rotina da casa ou do estabelecimento comercial. Por isso, é muito importante que você saiba diagnosticar o problema no seu equipamento, de forma rápida e segura. Certamente isso fará toda diferença no tempo que o seu fogão poderá ficar inativo.

Confira neste artigo do KD os principais defeitos que podem deixar atrapalhar a sua rotina com o seu fogão.

O meu fogão não funciona, e agora?

Não tem coisa pior que estar empolgada fazendo um delicioso bolo e ele não dar certo por culpa do forno. Você coloca a massa para assar, ao passar o tempo indicado na receita, a massa continua crua. Aumenta a temperatura e deixa mais um tempo no forno, e nada, ainda continua crua.

Não há nada mais frustrante que isso. Seu próprio equipamento boicota sua receita. Mas esse é apenas um dos defeitos que o seu fogão pode apresentar ao longo do tempo.

Principais defeitos de um fogão
O Fogão é um eletrodoméstico essencial para as familias. Foto: Pixabay

Para evitar esse tipo de decepção, veja além deste, quais outros defeitos podem estar ocorrendo com o seu equipamento.

O fogão faz faísca, porém ele não acende

Esse problema geralmente ocorre porque há um defeito na parte da usina, isto é, na central de ignição. Esse problema impede que seja feita a ignição e acenda o fogo.

Apenas uma chama não acende

Há casos em que apenas uma das bocas não acende. Mesmo com o botijão de gás cheio e não há nada que esteja impedindo a passagem do gás. Nesse caso, o defeito pode ser no registro e no injetor, eles estão com dificuldades para vazar e passar o gás.

O forno do fogão não funciona

Esse problema pode ser acarretado por vários defeitos. Primeiramente, pode ser um problema na válvula eletrônica de segurança do forno, é ela quem controla a saída do gás. Porém, pode ser que a usina do equipamento, o eletrodo ou o injetor estejam com algum dano.

Vazamento de gás

O vazamento de gás pode ser causado por problemas no próprio botijão, na mangueira ou no regulador da pressão.

Você pode verificar se há um anel vedando a válvula do seu botijão. Caso não haja, o botijão deverá ser trocado junto à distribuidora. Verifique também se na hora da troca o regulador não ficou frouxo. Em alguns casos, pode ser preciso comprar outro regulador ou outra mangueira, que pode estar danificada também.

As chamas estão muito baixas

Geralmente isso ocorre quando o gás no botijão está terminando. Se mesmo após troca o botijão ainda estiver desta maneira, o problema pode ser algum entupimento das bocas.

As chamas estão sujando as panelas de fuligem

Nesse caso, o regulador de ar pode estar fechado. Ele deve ser regulado até que atinja uma chama meio azulada.

As chamas estão apagando ou soprando

O regulador pode estar aberto ou a furação do queimador pode ter sido obstruída por resíduos de alimentos. Realize uma limpeza nos queimadores e enxugue bem antes de usar.

Os queimadores do fogão não acende

O botijão de gás pode estar vazio ou a conexão entupida, o registro pode estar fechado ou a mangueira dobrada.

Verifique o botijão e o registro. Retire a mangueira e faça uma limpeza. Deixe-a posicionada de forma que não atrapalhe a circulação.

Como evitar esses defeitos no meu fogão?

Muitas pessoas não sabem, mas existem atitudes simples na rotina de uso do fogão que ajudam a evitar esses problemas. Conheça agora:

·         Após realizar o preparo das refeições, limpe o fogão com uma esponja macia e detergente neutro;

·         Caso tenha um pouco de gordura grudada e com dificuldades de limpar só como detergente, utilize um pouco de vinagre de maçã e bicarbonato. Agora, se a situação da gordura estiver um pouco mais complicada, o melhor é utilizar um desengordurante;

·         Retire todos os botões e faça uma limpeza neles e na área onde eles ficam. Faça isso semanalmente;

·         Para realizar a limpeza do forno, uma ótima dica é utilizar um pouco de amônia. Basta colocar uma pequena quantidade em um pires e pôr no forno desligado por algum tempo. Depois proceda a limpeza;

·         Outra dica para a limpeza do forno é ligá-lo por um tempo antes da limpeza. Isso também ajudará na remoção das sujeiras;

·   Jamais utilize facas, esponjas de aço ou qualquer outro objeto que possa arranhar o seu fogão.Para manter o seu fogão o mais longe possível dos defeitos que impedem sua plena utilização, o ideal é mantê-lo sempre limpo e higienizado. Porém, caso não seja possível evitar e ele venha apresentar qualquer um desses defeitos, não deixem de procurar ajuda de um técnico especializado em conserto de fogões. Tentar consertar por conta própria pode danificar seu equipamento, até mesmo pode causar um dano irreversível.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.