Como adicionar quadros na decoração da casa? Dicas infalíveis

Diferentes cômodos podem ganhar uma cara nova usando esse tipo de elemento decorativo.

A decoração de um ambiente envolve diversos elementos que vão desde as cores pintadas nas paredes até o tipo de lâmpada usada na iluminação. O mais importante é que o resultado final seja harmônico, independentemente do estilo do morador.

Essa regra também vale para um item muito usado na decoração. Estamos falando, é claro, dos quadros. Hoje em dia, essas peças não precisam ficar restritas a um único cômodo, podendo ser usadas em diferentes espaços da casa. E, para além dos furos com a parafusadeira, há também novos modos de usá-los.

Quadros decorativos em cima de mesa
Quadros podem ser de diferentes cores. Foto: Pixabay

Nesse sentido, vamos te ensinar como adicionar quadros na decoração do seu lar, considerando seu estilo pessoal, o tipo do ambiente em questão – sala de estar, corredor, banheiro, cozinha, quarto, etc. – e uma certa harmonia visual. Confira a seguir.

Como decorar com quadros?

Geralmente, quando se pensa em usar um quadro na decoração da casa, a primeira imagem que nos vem à mente é a de um modelo pendurado atrás do sofá, mais especificamente na sala de estar do imóvel em questão. Não há nada de errado nisso, só que o uso dos quadros não precisa ser tão limitado.

Os quadros podem decorar um corredor que dá acesso aos quartos, por exemplo, ou ainda no próprio hall de entrada do apartamento. Um espaço aparentemente sem utilidade como uma parede vazia abaixo das escadas pode ganhar um aspecto inovador com o uso de quadros.

Quadro em sala de estar de casa
Quadros decorativos deixam o ambiente com a sua cara. Foto: Pixabay

No quarto das crianças, peças com temas infantis trazem aconchego e diversão para o ambiente onde elas vão dormir; enquanto no quarto do casal, a escolha pode ser por uma única tela com uma pintura abstrata colocada atrás da cabeceira da cama.

A cozinha vai ficar diferenciada com pequenos quadrinhos com figuras e pequenos textos fazendo referência ao próprio ambiente. Outra possibilidade é colocar um conjunto de quadros no lavabo, dando um toque extra de originalidade ao espaço reduzido.

O uso de furos e pregos é mais indicado para peças maiores e mais pesadas, como as de vidro. Modelos mais leves podem ser fixados na parede com fita dupla face de espuma, ganchos adesivos e até mesmo velcro especial. Também dá para usar quadros encostados na parede ou mesmo em móveis.

Tudo isso para dizer que não existem limites quando se trata de decoração com quadros dentro de casa. A única regra que deve ser respeitada é a da harmonia. A escolha das peças e a sua aplicação precisa levar em consideração o equilíbrio visual de todo e qualquer espaço usado.

Encontrando o equilíbrio visual

Agora você pode estar se perguntando: “mas como achar esse equilíbrio visual?”. A resposta engloba múltiplos aspectos que incluem os modelos dos quadros – o que inclui cores, texturas, formatos e as molduras das peças –, o ambiente e a forma como esses quadros serão devidamente dispostos.

Se a sua ideia é usar vários quadros, você pode achar um denominador comum entre eles, como o tipo de moldura, o formato e até mesmo o estilo das peças em questão. Pode também usar uma peça maior centralizada no meio de outras menores, formando um quadrado ou um retângulo.

A dica de ouro é fazer essa composição em papel antes de aplicá-la nas paredes. Você pode usar folhas de papel sulfite ou de papel pardo, cortá-las do tamanho e formato dos seus quadros e pregá-las com fita crepe. Assim, você poderá visualizar como os quadros ficarão quando afixados.

Projeto de decoração com 3 quadros em bar
Quadros são usados tanto em estabelecimentos comerciais quanto residenciais. Foto: Pixabay

Uma dúvida comum que pode surgir é em relação à altura. De modo geral, o recomendado é que o centro do quadro (ou do conjunto de quadros) esteja disposto a uma altura de 1,6 metro em relação ao piso, garantindo uma boa visualização para todos.

Gostou do texto de hoje? Deixe o seu comentário no KD e ajude os nossos leitores!

Perguntas Frequentes

Como escolher um quadro para a decoração da sua casa?

Existem vários fatores a serem considerados ao escolher um quadro para a decoração da sua casa, como o tamanho, cor e estilo do quadro, bem como o estilo da decoração da sua casa.

Qual o tamanho ideal de um quadro para a decoração da sua casa?

O tamanho do quadro deve ser proporcional ao tamanho da parede onde ele será pendurado. Se a parede for muito grande, um quadro grande será necessário para preenchê-la, enquanto uma parede pequena pode ser decorada com um quadro menor.

Qual o melhor material para um quadro na decoração da sua casa?

Isso depende do seu gosto pessoal e do estilo da decoração da sua casa. Por exemplo, um quadro de madeira combina bem com uma decoração rústica, enquanto um quadro de metal fica bom em um ambiente moderno.

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.