Como montar um quarto com escritório e biblioteca?

4 minutos de leitura

Ideal para quem quer aproveitar todos os espaços em seu quarto, essas 5 dicas vão te ajudar a montar um espaço perfeito para dormir, estudar e trabalhar.

Fazer todas as atividades diárias no conforto de casa é ótimo, mas para quem precisa dormir, estudar e trabalhar no mesmo cômodo pode parecer muito difícil. Afinal, para transformar o quarto em um espaço ideal e com diferentes funções é necessário se planejar.

Com o home office muitos de nós precisaram adaptar seus quartos para escritórios e bibliotecas, organizando o cômodo para se tornar o mais funcional possível. Ao mesmo tempo, para essa mudança, é preciso comprar móveis para quarto, pensar na iluminação e organizar o espaço de modo que o espaço esteja confortável para que você consiga realizar todas essas atividades.

Mulher em quarto com Quarto com escritório e biblioteca
Transforme o seu quarto com as dicas desse artigo. Foto: Pexels

Confira a seguir 5 dicas para tornar o seu quarto em um escritório e uma biblioteca perfeitos para você.

1 – Faça um planejamento

Seja para quem tem pouco ou bastante espaço no quarto, fazer um bom planejamento antes de comprar os móveis é fundamental para organizar o cômodo. Assim você consegue ter uma ideia de como ele deve ficar antes mesmo de fazer essa transformação.

É importante tirar as medidas e pensar onde ficará cada item. Dessa maneira, na hora de ir às compras, você conseguirá escolher tudo do tamanho ideal para seu quarto.

Ele precisa ser estruturado para funcionar uma biblioteca, um escritório e ser um bom lugar para dormir, onde você possa fazer tudo isso de maneira tranquila, confortável e sem interrupções. Em outras palavras, ele deve ser organizado de modo que você não tenha seu sono, trabalho ou estudo prejudicado por conta da iluminação ou disposição dos móveis.

Veja também: Como Decorar o Home Office para Melhorar sua Produtividade

2 – Escolha os móveis

Depois do planejamento, o ideal é escolher os móveis. Você precisa saber as medidas e onde colocará cada móvel, pois assim não terá surpresas na hora de montá-los.

Itens como estante, mesa e cama, se for possível, devem manter uma certa distância entre si. Por exemplo: Deixar a mesa de trabalho muito próxima da cama pode fazer com que você não tenha um desempenho tão bom no trabalho, como normalmente teria. Isso também se aplica à biblioteca, você pode colocar sua estante de livros próxima à mesa de trabalho, mas não ao lado da cama, pois pode provocar certa distração.

Se for escolher armários e prateleiras que fiquem por cima da cama, tire as medidas antes, para não ocorrer acidentes. Além disso, o ideal para quem tem pouco espaço é não montar uma grande biblioteca no quarto, pois livros acumulam bastante poeira e isso pode prejudicar sua respiração.

3 – Fique atento à iluminação

Uma dica importante durante o trabalho, a leitura e o sono é ficar atento à iluminação dos cômodos. A luz do quarto deve ser ajustada conforme a atividade que você está realizando, ou seja, durante o trabalho, aproveite a luz natural e adapte a do computador para não prejudicar seus olhos.

No período de leitura e estudo, ajuste conforme a hora do dia. Além da luz do cômodo, use um abajur para ajudar na iluminação e não cansar os olhos. Se estiver utilizando o computador durante a noite, use o modo luz noturna para que seu sono não seja prejudicado.

A cor das paredes também é fundamental. Escolha cores claras para as áreas de leitura e trabalho, pois isso ajudará no seu desempenho e dispensa o uso de energia elétrica por mais tempo. Na parede ao lado da cama, fique à vontade para optar por um tom mais escuro, já que, na hora de dormir, quanto mais escuro, melhor é a qualidade do sono.

4 – Quanto mais conforto, melhor

Além de mesa, guarda-roupa, estante e cama, outros itens são necessários para tornar o seu quarto confortável. Escolha uma boa cadeira para colocar no seu espaço de trabalho, assim você evita problemas, como dor na coluna.

Você pode utilizar essa mesma cadeira para estudo e leitura no computador. Porém, caso queira algo ainda mais confortável, escolha uma boa poltrona ou puff de leitura, isso tornará a sua biblioteca ainda mais bonita e aconchegante.

5 – Mantenha sempre organizado

Você pode montar o lugar perfeito para dormir, trabalhar e ler, mas ele não será eficiente se não estiver devidamente organizado. Deixe o seu quarto sempre limpo e bem arrumado, para que você não tenha nenhum trabalho quando for realizar qualquer atividade. Assim você evita perder tempo ou ficar desanimado.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário para ajudar os demais leitores do KD Decoração!

Web Stories Recentes

Avalie este artigo

5/5 - (1 voto)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Enviei um Pix errado: O que fazer para recuperar o seu dinheiro? Veja os principais problemas de acesso no Caixa Tem e como resolver 8 Melhores opções de empréstimo para quem tem nome sujo Para que serve o Cartão Cidadão? Saiba por que preciso de um Veja o que pode acontecer se não pagar o Empréstimo no Caixa Tem
Enviei um Pix errado: O que fazer para recuperar o seu dinheiro? Veja os principais problemas de acesso no Caixa Tem e como resolver 8 Melhores opções de empréstimo para quem tem nome sujo Para que serve o Cartão Cidadão? Saiba por que preciso de um Veja o que pode acontecer se não pagar o Empréstimo no Caixa Tem