Aprenda como receber bem seus convidados

6 minutos de leitura

Você é do tipo que adora receber seus amigos em casa, mas que sempre acaba ficando preocupada se realmente está os recebendo da maneira adequada e se eles estão gostando da reunião?

Hoje daremos algumas dicas de como receber bem seus convidados, tanto em um evento mais formal quanto em um evento informal!

O ato de receber

Receber amigos em casa é sempre uma alegria, mas normalmente exige algum tipo de preparação. Você precisa garantir que sua casa esteja em ordem e limpa, e que tenha comida e bebida suficientes para todos os que estão para chegar.

Claro que se forem pessoas muito próximas, talvez não seja necessário tanta organização assim, mas mostrar cuidado com que está te visitando e demonstrar que você se preocupou em recebê-los com o maior carinho possível, com certeza irá estreitar ainda mais os laços de vocês.

Amigos brindando em um jantar
Amigos brindando. Foto: Pexels

Recebendo de forma informal

Se você estiver recebendo amigos para um churrasquinho, por exemplo, ou então estiver pensando em fazer um happy hour, esse pode ser um evento bem informal, e que com certeza exigirá menos preparação do que um jantar formal!

Ainda assim, existem algumas dicas para te ajudar a demonstrar que você se preocupa com todos que foram convidados.

Recebendo formalmente

Se você é do tipo que gosta de jantares mais formais, que normalmente envolve todo mundo sentado em volta de uma bela mesa de jantar, com vários pratos e sobremesa, você precisa se preocupar com mais algumas coisas além do que normalmente pensamos quando fazemos uma recepção informal.

Normalmente um jantar formal envolve vários pratos. Você provavelmente terá que pensar no cardápio com muito carinho, já que você terá que ofertar pelo menos 3 pratos: a entrada, o prato principal e a sobremesa.

Além disso, é raro vermos jantares formais em que os convidados levam as suas próprias bebidas, então nesse caso você também terá o gasto com as bebidas e também deverá pensar em servir bebidas que harmonizam bem com os pratos que serão servidos.

Como receber bem em qualquer circunstância

Para te ajudar em qualquer uma das duas situações, vamos te dar algumas dicas para receber bem seus convidados, seja em um jantar formal ou em uma recepção informal.

Organize a casa e deixe-a limpa

Ninguém gosta de chegar na casa de outra pessoa e se deparar com uma bagunça gigante e nem com sujeira.

Por isso, garanta que pelo menos as áreas comuns estejam limpas e organizadas.

No processo de limpeza e organização, você pode se preocupar com alguns detalhes que farão toda a diferença, como por exemplo colocar um aromatizador no banheiro que será utilizado pelas visitas e uma caixinha com alguns absorventes, fio dental, listerine e também alguns remédios como por exemplo remédios para indigestão e dor de cabeça.

Mesa pronta para receber bem os convidados para um jantar
Mesa pronta para receber convidados. Foto: Pexels

Isso ajuda os convidados a se manterem bem durante todo o tempo que passarem em sua casa.

Também é importante garantir que o estoque de papel higiênico esteja em dia, afinal, ninguém merece ir ao banheiro e o papel ter acabado.

Pense no que será servido

Em organizações mais informais, pode ser que você faça algo no estilo de “cada um traz o que for comer ou beber”. Muitas pessoas, ao receber, preferem cuidar elas mesmas da comida e deixar os convidados trazerem apenas a bebida.

Se você for ficar responsável pela comida, lembre-se de que você precisa pensar se tem alguém que seja vegetariano, por exemplo.

Outro ponto que também deve ser pensado é a questão de possibilidades de alergias alimentares. Se você sabe que algum convidado seu é alérgico a algo, é melhor nem oferecer esse item, já que pode haver algum tipo de contaminação cruzada e a noite acabar no hospital.

Quando falamos de recepções mais informal, normalmente acabamos não prestando atenção nos detalhes, mas uma boa dica é sempre pensar na sobremesa também!

Com um churrasco, por exemplo, uma boa dica é servir um pudim de leite condensado, já que essa é uma sobremesa bem clássica.

Amigos sentados a mesa, comendo, bebendo e conversando
Amigos se divertindo e jantando. Foto: Pexels

Arrume a mesa

Mesmo que você vá fazer uma recepção mais informal, é interessante pensar em onde os convidados vão comer e tentar arrumar a mesa de acordo.

A mesa posta, é uma ótima forma de demonstrar carinho e cuidado. Você pode pensar em uma toalha bonita, pratos que sejam temáticos para a ocasião, taças para serem utilizadas no lugar de copos comuns, etc.

Um bom arranjo de mesa também pode deixar tudo muito interessante.

Claro que se você vai fazer um churrasco, a mesa posta também deve ser mais descontraída, com itens em xadrez, por exemplo, e com um arranjo mais rústico na mesa, como por exemplo um arranjo somente de folhagens no lugar de um arranjo com flores.

Perceba que um evento informal não deve ser utilizado como desculpa para não se preocupar com os seus convidados e em recebê-los da melhor maneira possível.

E aí, gostou?

Agora você sabe como receber bem os seus convidados, mas se ainda tem dúvidas, comente aqui para que possamos lhe ajudar ainda mais! Vote em nossas estrelinhas e interaja com a nossa equipe do KD!

Perguntas Frequentes

Como organizar a casa para receber bem seus convidados?

É importante organizar a casa para receber bem os convidados. É preciso ter um lugar para eles se sentarem e se sentirem à vontade. Também é importante oferecer comida e bebida.

Como organizar o jantar?

Você pode optar pelo estilo “cada um traz o que for comer e beber” ou ainda, pedir para que tragam suas bebidas e oferecer o jantar!

Avalie este artigo

5/5 - (1 voto)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.