Como fazer de sua sala um ambiente mais acolhedor

6 minutos de leitura

A sala é um dos cômodos principais da casa, isso porque é um ambiente mais acolhedor, que proporciona muito conforto em qualquer momento do dia, porém para esse espaço ter maior comodidade e se tornar acolhedor é preciso investir em alguns móveis e além disso é necessário saber dispô-los corretamente e claro que a decoração do local também influencia bastante.

Se você está pretendo uma mudança no visual da sua sala sem modificar ou gastar muito, esse é o artigo certo para você, pode ser que isso parece uma ideia um pouco complicada, mas, estamos aqui para descomplicar essa tarefa. O que podemos adiantar é que os detalhes serão seu melhor aliado para concluir essa missão com sucesso e claro, conseguir um resultado maravilhoso sem ter feito muito esforço ou estourar seu orçamento.

Então, vamos te ensinar alguns truques que vão fazer com que esse local tão amado pela família, se torne um ambiente mais acolhedor e charmoso, veja a seguir algumas dessas dicas e coloque tudo em prática aí na sua casa ou apartamento, deixando do jeitinho que você sempre sonhou em ver seu cantinho arrumando.

Aposte em almofadas

Essa pode ser uma dica bem óbvia, mas muitas pessoas não gostam de ter almofadas em sofá ou poltrona, porém, muitos deveriam começar a adotar essa ideia de ter almofadas distribuídas pela sala, isso porque elas trazem a sensação de acolhimento.

Uma boa ideia é sempre escolher algumas estampadas e outras lisas, de preferência no mesmo tom da almofada estampa e depois as distribua pelo sofá ou poltrona alternadamente, isso vai trazer muito mais harmonia para sua sala.

Sala com pequeno sofá, almofadas, mesa de centro e ao fundo, um gato na janela.
Sala com pequeno sofá. Foto: Pixabay

Outro ponto muito importante é que as almofadas devem ser o suficiente para proporcionar conforto, mas nunca demais para ocupar o espaço do móvel.

Tapete macio

Hoje em dia é possível encontrar tapetes super fofinhos e macios, esse tipo de tapete consegue fazer um ambiente mais acolhedor e totalmente aconchegante. Para as cores, opte por aquelas que converse com a decoração do restante da sala, dessa forma o ambiente vai ficar bem mais harmonizado.

Quanto ao modelo é interessante apostar nos de pelinho ou os mais minimalistas, esses modelos trazem mais sensação de conforto e aconchego.

Invista em plantas

Levar o verde para a sua sala pode ser um gesto bem simples, mas isso dá um toque de vida, no qual proporciona uma sensação mais acolhedora. Na hora de escolher as plantas prefira aquelas que possam ficar em ambientes fechados e peguem pouco sol, o tamanho vai depender do espaço da sua sala, elas podem ser pequenas, médias ou grandes, desde que o local comporte o seu tamanho e por fim tome cuidado para que o vaso não atrapalhe a passagem.

Aposte nos pequenos detalhes

Ao apostar corretamente nos detalhes é possível entregar um visual totalmente diferente para o ambiente, ou seja, os detalhes conseguem deixar o local mais elegante e isso tudo é feito de uma maneira bem simples.

Por exemplo, colocar quadros na parede, incluir um vaso de flores com cores vivas já fazem a total diferença no cômodo e é algo bem simples de fazer sem gastar muito dinheiro também. Outra coisa que pode ser bem legal, é colocar porta-retrato da família, é bem interessante que além de decorar também vai trazer boas memórias de viagens feitas, por exemplo.

Sala de TV com tons em branco e azul escuro, sendo um ambiente mais acolhedor
Sala de TV com tons de azul. Foto: Pexels

Disponha livros

Essa pode ser uma coisa bem simples, mas uma prateleira ou estante de livros pode fazer a total diferença no ambiente e ainda é mais uma maneira de trazer a sensação de aconchego. E além de preencher locais que estão vazios também pode ser um incentivo à leitura.

Iluminação

Muito se engana quem pensa que a iluminação não tem nada a ver com o aconchego da casa, especialmente da sala, a iluminação consegue transformar qualquer ambiente. Por outro lado, é interessante aproveitar o máximo possível da luz natural que puder, a iluminação é um dos principais elementos para trazer mais aconchego para a sua sala.

Tente manter os pontos mais escuros, isso pode ser feito por peças com iluminação direta ou indireta, outra coisa bem interessante é associar os abajures com a iluminação da sala, além disso, também podem ser usadas como item decorativo.

Móveis de qualidade

Claro que para ter um ambiente aconchegante é preciso apostar em móveis de qualidade e que tragam conforto para você e sua família. Pode ser que nesta etapa você gaste um pouco mais, porém não é necessário caso já tenha móveis de qualidade e proporcionam aconchego para sua sala.

Mas esse também pode ser o empurrãozinho que faltava para trocar o sofá ou as poltronas, hoje em dia existem muitos modelos de sofás que entregam o maior conforto e durabilidade, além disso são perfeitos para agregar ainda mais na decoração da sala, opte por cores neutras que possam combinar com a restante da decoração.

E aí, gostou?

Conte-nos o que você achou, de mais esse conteúdo sobre um ambiente mais acolhedor, para o seu lar, da KD! Ainda tem dúvida? Pergunte! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco, sua opinião é fundamental para nós!

Como faço para tornar a minha sala um ambiente mais relaxante?

Um ambiente relaxante é importante para a saúde e bem-estar geral. Felizmente, existem algumas maneiras de tornar sua sala um local mais tranquilo. Escolha uma paleta de cores suaves e neutras, adicione plantas e elementos da natureza, mantenha a sala bem iluminada e arejada e forneça opções de entretenimento calmantes, como livros, música ou filmes.

Como posso fazer de minha sala um ambiente mais acolhedor?

Uma das maneiras de deixar sua sala mais acolhedora é escolher uma paleta de cores que inspire aconchego e relaxamento. Tons neutros, como o bege, o marrom e o creme, são ótimos para criar uma atmosfera tranquila. Outra dica é adicionar texturas suaves e convidativas, como peles, almofadas de veludo e tecidos macios. Finalmente, certifique-se de que sua sala está bem iluminada – uma luz suave e aconchegante fará toda a diferença.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.