Ah, o Natal! Que época linda para dar aquela repaginada na casa e deixar cada cantinho dentro desta temática. Se você é como a gente, já está pesquisando por ideias e, inclusive, que transformar o lar com criatividade, sem que tudo pese no orçamento, a gente separou dicas incríveis e que vão fazer toda a diferença. Mas, corra, afinal, falta apenas uma semana para o Natal e você precisa separar todas as inspirações para impressionar seus convidados. Vale a pena espiar tudo!

Reaproveite materiais de natais anteriores

Se você gosta de decorar a casa para o Natal, provavelmente possui muitos acessórios usados em anos anteriores – e isso significa muita economia. Afinal, quem disse que você não pode reaproveitar materiais já usados em outras decorações, não é mesmo? E com criatividade, é possível criar harmonizações bem bacanas e totalmente diferentes do que você já fez antes. Vale também trocar alguns itens decorativos com outras pessoas que costumam decorar a casa também, como vizinhos e amigos.

Use a criatividade para inovar

A criatividade será a sua principal aliada na hora de montar a decoração de Natal. Isto porque existem muitos tutoriais interessantes para utilização de materiais alternativos e baratos que se transformam em itens lindos, como se tivessem saído de uma loja. Plataformas como o Pinterest, por exemplo, acabam sendo bem úteis – e estas ideias aqui embaixo foram encontradas por lá: potinhos de vidro decorados, mobiles de papel e arranjos com pinhas são alguns exemplos.

 

Leia também:

Faça você mesmo: Como montar uma Árvore de Natal com nichos!

Sala de Jantar decorada para a Ceia de Natal!  

Capriche nos acessórios

O dinheiro tá curto e você não tem nenhuma habilidade para reaproveitar materiais? Então, nossa dica é investir nos acessórios. Normalmente eles custam pouco, são curingas em qualquer decoração de Natal e vão deixar a sua casa linda de qualquer jeito. Mas, na verdade, o que são estes acessórios? Basicamente, tudo o que custa pouco e que deixará o seu cantinho temático: pequenas pelúcias de Papai Noel, flores naturais e artificiais, laços, bolinhas, velas, piscas-piscas e mais.

Não se esqueça da árvore

A árvore é um símbolo de Natal e ela não deve ser deixada de lado na hora de montar toda a decoração deste período. E engana-se quem pensa que a árvore de Natal para ser imponente precisa ser muito cara. Que nada! E o que não faltam são inspirações para fazer algo super personalizado. Há árvores de livros, nichos, de garrafa pet, de flores, enfim, o que não falta é criatividade!

Iluminação como diferencial

Natal sem luz não é Natal, né? E mesmo com o orçamento limitado, é possível usar pisca-pisca e luminárias lindas e valorizar ainda mais a decoração temática. Use na árvore, estrategicamente na mesa de jantar ou numa mesa de lateral ou de centro. Para não deixar a conta de luz salgada, use as luzinhas de Natal por um tempo pré-determinado e observe na embalagem o consumo de energia elétrica destas lâmpadas – a gente sabe que os modelos LED, por exemplo, são bem mais econômicas. Ou então, use castiçais e velas, que também dão um charme a mais!

Charme à mesa

Além da casa ter um toque natalino, a gente não pode se esquecer da mesa, que é protagonista e o elemento principal durante a ceia, pois é em volta dela que a família e amigos se reúnem e compartilham de momentos muito saborosos. Louças brancas sempre são curingas nesta ocasião, mas se você conseguir mesclar com outros itens verdes e vermelhos, será incrível. Muitas lojas também vendem louças temáticas, mas aí vai de você pesar no orçamento este gasto, porque, vamos combinar, é algo que você não vai usar em outras ocasiões.  

Agora que você já tem vários segredinhos na manga para montar a sua decoração de Natal, conte nos comentários qual é a sua dica para trazer a magia da data para sua casa. Vamos adorar saber!

Conteúdo feito em parceria com o Montacasa, marketplace de decoração e gourmet.

Imagens: Pinterest.