Tecidos adesivos para decorar5 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Você está pensando em mudar a decoração da sua casa, mas não sabe ao certo o que fazer? Se sim, vale a pena conhecer melhor as possibilidades que os tecidos adesivos para decorar oferecem neste artigo.

As pessoas estão passando mais tempo em casa e, com isso, a necessidade de mudar a decoração, ou investir em detalhes que a tornem mais aconchegante e personalizada vem sendo cada vez mais comum.

Se este é o seu caso e você está pensando em dar uma cara nova para um cômodo da sua casa, mas não deseja ter muito trabalho, saiba que os tecidos adesivos podem ser uma excelente alternativa na hora de decorar.

 Neste artigo, falaremos mais sobre como eles podem ser usados e como funciona a sua aplicação. Acompanhe.

Tecidos adesivos para decorar
Tecidos adesivos para decorar. Foto: Pinterest.

Conheça melhor o tecido adesivo

Os tecidos adesivos são exatamente o seu nome apresenta, um tecido com uma película autocolante no verso. Geralmente, eles possuem uma largura estreita em torno de 45 cm e podem ser comprados por metro, bobinas ou peças, dependendo da oferta do fornecedor.

Disponíveis em inúmeras cores e estampas, seu uso também pode ser muito versátil, indo de cobertura de paredes até móveis e pequenos objetos como bandejas, espelhos, molduras, potes de vidro, cúpulas de abajur, estantes de livros (apenas, na parte  interna, ou laterais) e muito mais.

Sua versatilidade de uso e facilidade de aplicação são os principais motivos que fazem dos tecidos adesivos para decorar tão populares. Além disso, sua manutenção depois de aplicado é muito simples também, o que tornará a limpeza diária fácil e rápida.

Aprenda a aplicar o tecido adesivo para decorar

Independentemente do local onde você for aplicar o tecido adesivo, seja na parede, em um móvel ou apenas em objetos de decoração, o primeiro passo para fazer um bom trabalho é ter em mãos os materiais necessários que são: o tecido, uma espátula de silicone, uma tesoura e um estilete.

O segundo passo, também muito importante, é limpar bem a superfície em que o tecido adesivo será aplicado. Para isso, você precisará de um pano úmido e álcool. Certifique-se de que todo o pó, gordura e qualquer outro resíduo existente na área a ser coberta pelo tecido, sejam retirados. Isso garantirá um acabamento mais liso e uniforme.

Feito isso, o passo seguinte será cortar os pedaços a serem usados em uma medida um pouco maior que a superfície a ser coberta. Por exemplo, você vai cobrir uma parede que tem 3 metros de altura, tente cortar o tecido em faixas de 3,40 cm, pois isso lhe dará uma boa margem para alinhar a estampa e fazer um acabamento perfeito.

Com o tecido cortado, posicione a primeira parte a ser colada e vá, aos poucos, retirando a película protetora do verso do tecido e fixando ele no local desejado, sempre alisando a parte recém-colada com a espátula para que o tecido não enrugue, ou não fique bolhas de ar entre ele e a superfície.

Ao finalizar a aplicação, use o estilete para cortar as sobras, fazendo cortes rentes ao final da superfície. Para garantir que o tecido não desfiará durante esse corte, procure sempre usar lâminas novas e bem afiadas no estilete.

Quais são os principais tipos de tecidos adesivos

Além das opções de tecidos lisos e estampados, existem outros tipos de tecidos adesivos disponíveis no mercado. Entre eles os principais são:

  • Jacquard;
  • Impermeável;
  • Veludo;
  • Algodão;
  • Linho;
  • Tricoline.

O Jacquard e o impermeável são mais indicados para superfícies mais extensas, como paredes, ou para a cobertura de móveis. Já os demais podem ser usados tanto na cobertura de móveis como na decoração de objetos.

Os tecidos adesivos no artesanato

Os tecidos adesivos podem ser extremamente funcionais, tanto para a decoração como para a confecção de peças de artesanato, para quem trabalha com isso. Por isso, se você está pensando em começar a usá-lo, saiba que todo o seu processo de produção poderá ser otimizado.

Além de agilizar muito a produção das peças artesanais, independentemente do que elas sejam, o uso dos tecidos adesivos no artesanato deixará o processo de criação mais limpo fazendo com que você perca menos tempo utilizando colas e esperando o tempo de secagem, ou até mesmo limpando sua área de trabalho.

Agora que você sabe um pouco mais sobre os tecidos adesivos, suas variações, suas possibilidades de uso e como realizar a sua aplicação, será muito mais fácil mudar a decoração da sua casa, sem ter muito trabalho, de maneira rápida e limpa.

Perguntas Frequentes

Como aplicar tecido adesivo em objetos de decoração?

Para aplicar tecido adesivo em objetos de decoração o primeiro passo será definir como acontecerá essa aplicação, e cortar os pedaços necessários. Depois disso, basta retirar a película protetora no verso do tecido e aplicá-lo no objeto.

Posso usar tecido adesivo para decorar móveis?

Sim, é completamente possível usar tecido adesivo para decorar móveis, independentemente do tamanho deles. Eles podem ser usados tanto para revestir um móvel inteiro, como apenas partes específicas, como as gavetas de uma cômoda, por exemplo.

Tem como fazer tecido adesivo?

Apesar do mais indicado ser comprar um tecido adesivo já pronto de qualidade, sim, tem como fazer tecido adesivo. Entre maneiras disponíveis de fazê-lo, a mais simples consiste em colar uma fita dupla face no verso de um tecido comum, preenchendo todo o verso do tecido.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.