5 dicas de tecnologia virtual que estão influenciando o design de interiores

Você quer entender melhor sobre a tecnologia virtual e o que ela está influenciando no design de interiores? Continue a ler esse artigo e entenda tudo!

A tecnologia exerce forte impacto na maneira como nos portamos e levamos nossas vidas. Nesse sentido, o design de interiores tem sido bombardeado por novas tendências e inovações disruptivas, sendo que, atualmente, ambientes equipados com assistente de voz e aplicativos de decoração não causam nenhuma estranheza.

Profissionais desse setor estão aderindo a diferentes recursos tecnológicos durante a realização dos seus projetos, e nesse artigo você vai conhecer quais tendências exercem maior impacto no mercado de design de interiores. Confira.

Design de interiores: como a tecnologia vem mudando esse mercado

Devido aos avanços tecnológicos recentes, designers de interiores estão precisando se reinventar e adotar diferentes formas de trabalho. E isso não apenas durante a realização dos seus projetos, mas, também na prospecção de novos clientes. Por exemplo, se antigamente as reuniões com clientes eram marcas presencialmente, hoje, tudo pode ser resolvido através de uma call.

De um modo geral, a tecnologia trouxe muitos benefícios e desafios para o designer, facilitando a resolução de questões burocráticas e comerciais, ao mesmo tempo que exige a fomentação de ideias novas capazes de melhorar a experiência dos residentes.

Para os designer de interiores, o futuro está muito próximo

Embora o Brasil esteja atrasado em relação às últimas novidades do setor, ferramentas como CAD e mapeamento de áreas em 3D já se encontram devidamente consolidadas.

Agora, o objetivo é fazer com que os clientes se sintam cada vez mais imersos ao iniciarem seus empreendimentos, com os designer de interiores oferecendo atualizações em tempo real de tudo que está acontecendo.

O óculos VR será um dos responsáveis por proporcionar esse ambiente imersivo, possibilitando que os clientes consigam visualizar o interior das suas casas como se fosse real, opinando sobre cada detalhe e solicitando alteração se assim acharem necessário.

Veja quais são as 5 tecnologias virtuais mais usadas pelos designers 

Salas de realidade virtual

Com essa tecnologia, o profissional consegue analisar como ficará seu trabalho antes mesmo de tê-lo iniciado. Isso porque as salas RV criam um ambiente imersivo, com imagens projetadas em 360º e um sistema de som extraordinariamente potente.

Outro ponto interessante é que as salas de realidade virtual permitem que os clientes consigam projetar a disposição dos móveis na casa antecipadamente, avaliando as melhores opções para cada cômodo.

Tecnologia virtual que vai revolucionar design de interiores
Mulher usando óculos de tecnologia virtual. Foto: Pexels

Aplicativos para decoração e inspiração

Os aplicativos tomaram conta do dia a dia das pessoas, e com o design de interiores não poderia ser diferente. Desse modo, apps como Houzz, Pinterest e IKEA, possuem um banco de dados com diversas imagens e vídeos de decoração, possibilitando que os clientes consigam navegar e descobrir novas tendências diretamente do seu celular.

Seguindo essa mesma linha, o aplicativo House Beautiful oferece conselhos de decoração e traz artigos com dicas valiosas sobre como ornamentar sua sala, quarto, cozinha e etc. Em suma, esses recursos são bastante úteis para as pessoas que moram em locais distantes e não possuem acesso às lojas de móveis e artigos de decoração.

Dispositivos de assistente de voz

Quando a Siri foi lançada há mais de uma década, boa parte da população não acreditava que essa tecnologia renderia frutos. Entretanto, com o passar dos anos, outras empresas começaram a criar dispositivos semelhantes e que hoje são um sucesso, como é o caso da Alexa.

Os dispositivos com assistente de voz permitem que os moradores controlem diversos aspectos da residência por meio de comandos pré-configurados. Nesse sentido, basta ordenar que as luzes se apaguem, que assim será feito. Ou então, pedir para ligar a tv ou algum tipo de aparelho sonoro.

Fato é que, desde que os equipamentos da casa estejam munidos com os atributos necessários, você não vai precisar se locomover para realizar tarefas simples. Para as pessoas com limitação de movimento, essa tecnologia tem se mostrado uma excelente opção.

Dispositivos de assistente de voz Siri
Dispositivos de assistente de voz. Foto: Pexels

Sites imersivos 

Os designers resolveram investir na criação de sites profissionais e que fornecem uma experiência única aos usuários, mostrando seus trabalhos e projetos mais recentes através de um passeio virtual e bastante interativo.

Alguns decoradores, inclusive, realizam parte do seu trabalho de forma remota, barateando os custos dos seus serviços e economizando tempo para o seu cliente. Além disso, a incidência de descontos nesses sites costuma ser maior do que nas lojas físicas, que se veem impossibilitadas de fazê-lo devido seus custos indiretos.

Inteligencia artificial

A Inteligência Artificial pode te oferecer sugestões de móveis, cores de pintura e decoração, de acordo com os seus gostos e preferências. Fora isso, a IA consegue traçar um panorama completo do investimento necessário para que o seu projeto possa sair do papel.

Por fim, essa tecnologia também é utilizada nos dispositivos com comando de voz, o que significa que você vai poder controlar sua casa mesmo que a distância. Assim como acontece nos dispositivos com comando de voz, essa tecnologia também permite que você controle sua casa mesmo que a distância.

Gostou do artigo? Então não se esqueça de visitar o nosso site para mais conteúdos como esse.

Perguntas Frequentes

O que são apps para decoração e inspiração?

 Aplicativos para decoração e inspiração são ferramentas e serviços criados para ajudar os usuários a visualizar, planejar e coordenar projetos de decoração. Estes aplicativos podem fornecer recursos para escolher cores, estilos, móveis e objetos de decoração, bem como dicas e ideias. Eles também podem auxiliar na compra de materiais e na contratação de serviços.

Como funciona a tecnologia virtual?

A tecnologia virtual é uma forma de computação que permite que os usuários acessem recursos e serviços virtuais, como programas, aplicativos, bancos de dados e servidores. Estes recursos são geralmente hospedados em servidores remotos e podem ser acessados por meio de conexões de rede de dados ou ainda pela internet. Esta tecnologia é cada vez mais utilizada pelas empresas para gerenciar seus recursos e serviços de forma eficiente e segura.

Avalie este artigo

Avalie post
Gustavo Herdt
Gustavo Herdt
Tenho 20 anos, sou estudante de Sistemas de Informação na UNIDAVI e sou apaixonado por tudo o que está relacionado a tecnologia e inovação! Atualmente sou um dos responsáveis pela produção dos artigos do KD, todos os dias trazendo novos conteúdos repletos de informações e dicas exclusivas para nossos leitores!

Posts Relacionados

Uma resposta
  1. Olha, enquanto amante de design e decoração de interiores, posso garantir que essas inovações vieram pra ficar. Não sigo em redes sociais nenhum arquiteto ou designer que não use, mesmo que terceirizado, o serviço de plants em 3D. Eu mesmo me aventuro em projetar pequenas ideias no planner 5d. Bom artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.